Tenho 12 mil para comprar meu primeiro carro! Qual a melhor opção? – Resposta ao leitor

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O post de hoje será um pouco diferente, dentre tantos contatos que recebemos diariamente pedindo nossa opinião ou ajuda sobre algum carro, hoje resolvemos responder uma das questões enviadas para o Dicas Carros Usados como atualização do blog.

A leitora do blog chamada Eliana, nos enviou a seguinte mensagem:

“Olá, gostaria de algumas dicas, tenho 12000,00 para comprar meu primeiro carro! Será obviamente um carro usado, tenho um bebê de 5 meses, pensei em um Sedan, mas meu marido prefere esportivos populares, estamos em duvida se pegamos um Classic ou Siena, ou carros esportivos palio, celta e corsa! Gostaria q me ajudasse quanto a custo benefícios, manutenção e seguro…”

Grata desde logo Eliana.

Então Eliana,

Comprar um carro é sempre complicado, ainda mais o primeiro. O que eu digo sempre é: não compre por impulso. Antes de fechar negócio fazer um test drive é imprescindível também.

Além disso, é preciso ter calma, e uma boa dose de paciência. Precisamos de tempo para poder comparar vários modelos, até encontrarmos um carro bem conservado, com bom preço e que atenda totalmente as nossas necessidades.

Como você não especificou se o seu marido tem outro carro, vou levar em consideração que esse será o único carro da família, sendo assim, acho melhor desprezarmos os hatchs 1.0 (Palio, Celta e Corsa), por oferecerem um porta-malas pequeno. É importante ter um bom bagageiro ainda mais se levarmos em conta que em viagens ou mesmo em passeios com criança, é necessário ter um carro com bom volume de carga para transportar, por exemplo, um carrinho de bebê.

Quando penso nas duas opções de sedan que você quer, afirmo que tanto o Classic quanto o Siena são boas escolhas. Porém um e outro têm lá suas particularidades, já falamos sobre o Classic e sobre o Siena no blog, porém irei abordar resumidamente as qualidades, vantagens e desvantagens destes dois belos sedans compactos.

Embora eu não goste muito de sedans 1.0, considero que essa seja a melhor opção para você hoje, pois com o valor que pretende gastar acho mais interessante optar por um modelo mais novo e menos potente. Carros mais novos costumam quebrar menos, por isso quanto mais novo melhor.

carro familiar popular - chevrolet classic

Com R$ 12.000,00 é possível comprar um Corsa Classic ou um Siena bem completinho com ar condicionado e direção hidráulica, dois acessórios importantes que além de serem bons para usar, facilitam a revenda. Pesquisei em vários sites especializados em vendas de carros usados e encontrei os seguintes modelos que você poderá comprar:

  • Siena 1.0 16V ELX ano: 2001
  • Classic 1.0 Spirit ano: 2003

 A relação custo benefício de ambos é boa, embora os dois sejam completos com desempenho bem parecido a vantagem aqui é do Classic que tem um motor menos problemático quando precisa de manutenção.

Não estou dizendo que o motor 1.0 16V do Siena seja ruim, pelo contrário é um motor muito bom, desde que tenha passado por revisões. Mas infelizmente o brasileiro ainda tem um preconceito grande em relação a esses motores, o que é uma verdadeira bobagem, mas infelizmente carros equipados com motores multiválvulas muitas vezes são mais desvalorizados na hora de revender.

O Fiat tem 70 cavalos de potência e quando abastecido com gasolina consome na cidade 11 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

Já o Chevrolet também possui os mesmos 70 cavalos de potência e com gasolina no tanque ele gasta 13 km/l na cidade e chega os também 16 km/l quando roda na estrada.

Quando se pensa em conforto, a primeira coisa que vem a cabeça é espaço interno, e nesse aspecto o Fiat Siena é melhor que o do Chevrolet Classic. O porta-malas do Siena também é maior, são 500 litros contra os 390 litros do Chevrolet, ponto para o Siena.

Quando se trata de seguro, tudo irá depender do seu perfil, da cidade onde mora, e de quem além de você irá dirigir seu veículo, quase não há diferença em relação ao valor pedido pela seguradora entre o Classic e Siena, o que irá pesar no bolso e fechará o valor do prêmio, será unicamente o seu perfil.

Embora tenha resumido bastante, você poderá ler sobre ambos os sedans que pretende comprar aqui no blog. No seu caso eu escolheria comprar o Classic, visto que o Siena é um pouco mais desvalorizado por ser equipado com um motor 16v, mas se o valor de revenda não for algo que te preocupe muito, optar por um Siena bem conservado também é uma excelente escolha, visto que o Fiat tem um porta-malas maior e é mais confortável.

Boa sorte e boa compra.

  • Eliana

    Nossa que honra, além de ter respondido meu e-mail ainda fez uma matéria no seu blog á respeito! muito obrigada Abraço

    • ronaldopaulo

      Olá Eliana,

      Espero ter ajudado!

      Abraço.

  • Marcos

    Estou na mesma situação. Encontrei na minha cidade um Siena 1.0 Fire 8v, ano 2003, por R$12.000,00. Acho que vou ficar com ele, se o mecânico aprovar.

  • Estou procurando um usada para comprar e suas orientações muito me ajudaram. Obrigado.

  • Fábio Mizael

    Muito bom seu blog,bem objetivo,e ótimas explicações,simples e objetivo, me ajudou tbm muito, obrigado

  • Diogo Gomes

    Encontrei um Clio 2006 completo de tudo e com incriveis 32 mil rodados. muito conservado.
    Será uma boa compra?