Carro de único dono é igual a carro bem conservado?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ford Verona LX 1994 Te, alm, aq, dt, bem conservado, doc.ok, bx km original, carro de único dono.

Traduzindo: Travas elétricas, alarme, desembaçador traseiro, bem conservado, documentos em ordem, quilometragem baixa e original, carro de único dono.

Não, eu não estou vendendo esse carro, aliás, estou à procura de um carro para iniciar minha coleção e esse Ford Verona me chamou a atenção.

Verona-GLX-18-1990-unico-Dono

Não, eu não vou contar como está sendo difícil minha jornada diária na procura por um carro em condições mínimas de conservação, original e com bom preço. Você deve estar pensando que eu enlouqueci, mas não. Por mais que seja difícil achar um carro com os requisitos conforme descrevi, saiba que não é impossível encontrá-lo.

Desde que iniciei minha procura, até agora só tive decepções, inicialmente eu queria apenas modelos da marca Ford dos anos 80/90, mas como os inúmeros que vi não estavam tão conservados como eu gostaria, comecei a procurar qualquer carro de qualquer marca, tanto que tenham sido fabricados nas décadas de 80/90 , para assim eu começar minha coleção.

Iniciei o texto de hoje com um anúncio que me despertou interesse imediato. Quem não se interessaria?

Pois bem, vi algumas fotos e li o anúncio no domingo passado e na segunda-feira logo cedinho como tinha algumas questões para resolver, mesmo muito gripado com febre de quase 40º C, acabei passando no endereço do vendedor que era caminho para o retorno até minha residência.

Carro de único dono. Será mesmo?

Logo no portão, ao ver o tal Verona de primeiro dono estacionado sem nenhuma proteção no fundo do quintal, percebi que eu deveria dar meia volta imediatamente, de longe vi que o carro era ruim. Mas fiquei envergonhado, pois, o carro era de particular e eu havia praticamente tirado da cama o dono do veículo para que ele pudesse me mostrar o seu belo carro de primeira mão, como diria minha avó.

Carros de primeiro dono, normalmente são mais valorizados por estarem em melhor estado de conservação. Mas o pobre Ford Verona que fui conhecer apesar de ter o “pedigree” de carro de primeiro dono, nada mais tinha a oferecer.

Olhando-o de longe percebi que ele havia sido totalmente repintado, quando abri a porta do motorista senti que ela precisava ser ajustada, pois estava muito pesada. No interior a forração originalmente cinza estava com um tom amarelado horrível. Também originais e muito sujas, igualmente estavam as forrações do assoalho e dos painéis de porta.

Ao sair do carro observei que nenhuns dos vidros eram originais. Será que capotou? O fato de o carro inteiro ter sido repintado também seria mais um indício de capotagem?

Depois de uma rápida avaliação, agradeci ao dono e disse que assim que eu me decidisse, entraria em contato. Então o dono do Ford Verona me ofereceu um test drive, embora eu não quisesse o carro, depois de muita insistência por parte dele, resolvi andar com o carro. Nunca esqueça: Antes de comprar ande com o carro.

Enquanto eu dirigia percebi que as setas direcionais não funcionavam, enquanto isso em meio a barulhos vindos da suspensão e do escapamento estourado, o proprietário me contou que o carro hoje é usado pela sua esposa e que anteriormente foi do pai dela que já faleceu, mas como o carro está na família desde 0 km, poderia considerá-lo como carro de único dono.

Dei uma volta na quadra e logo retornei à casa do gentil dono do veículo e ao virar toda a direção para guardar o carro, um barulho (estalos) vindo das juntas homocinéticas sinalizaram que sua substituição precisa ser feita imediatamente.

O fato de o escapamento estar furado e do motor cansado fumando, me fizeram sair do interior do veículo fedendo gasolina e óleo queimado.

Muitos outros motivos como o alarme original que testei e constatei que não funcionava me fizeram desistir até mesmo de fazer uma proposta de compra, pois o carro não estava ruim, na verdade ele estava em péssimo estado de conservação.

O hodômetro total marcava 54 mil quilômetros, que o dono afirmou ser original, como não tenho o dom de saber se uma pessoa está ou não mentindo acreditei, ele me pareceu gente boa e às vezes até inocente. Mas ele poderia estar tentando me enganar, e é certo que se eu fosse ficar com o carro, não confiaria apenas nas palavras dele. Pena que nem o pai e nem a filha cuidaram desse modelo como deveriam, tudo que eu tenho a dizer é: lamento muito pelo Verona.

Apesar do dono do veículo ter sido muito gentil e dizer que o carro é muito bom, eu fiquei convencido de duas coisas:

  • Nem sempre carros de primeiro dono são carros bons.

  • Nunca acredite em fotos.

A aparência do carro das fotos era de um carro muito bem conservado, e confesso que me deixei enganar por elas, mesmo tendo várias decepções anteriores em relação à foto de anúncios de carros.

Como não sou rico, depois de comprar o primeiro da minha coleção, não sei quando conseguirei comprar outro. E também tenho outra preocupação: vaga de garagem. Uma vaga de estacionamento custa muito caro, pelo menos aqui no prédio onde moro. Então por enquanto é bom ficar com um ou no máximo dois carros, senão vou à falência.

Assim que eu comprar meu carro de coleção compartilharei fotos dele aqui para vocês o conhecerem.

O conselho do dia é o seguinte:

  • Não confie nas fotos de anúncios e aprendam que carro de único dono não é garantia de automóvel bem conservado. Fiquem espertos!

Boa sorte e boa compra.

  • Renan C.

    Conheço esse carro… ele não fica localizado em alto de pinheiros, mais especificamente próximo as ruas Heitor Penteado e Cerro Corá??

  • Bom dia, vi este blog, e tenho um carro Único dono,
    QUANTUM 1997, 4p, Dir. Hidr, Rodas Liga VW, KM 48 000 originais, cor vinho=ford
    Ando menos de 2,8 KM por ano, 17 anos e motor e funilaria em perfeito estado
    Ele e do meu sogro, esta cego pela diabetes e naun usa o carro a 7 anos
    A sobrinha dele só usa na 6 feira devido o outro carro dela ser rodizio de 6 feira
    Venda 12 mil, levarei no anhembi amanhã
    Caso interesse manda e-mail e te passo as fotos dela
    hypnose@ig.com.br