Será que seu carro realmente não é econômico?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Será que seu carro é um carro econômico? O meu é dependendo de como dirijo, e isso não é uma exclusividade do meu carro, pode acreditar por mais beberrão que o seu carro seja, é possível que você consiga diminuir significativamente o consumo dele apenas controlando o peso do seu pé direito.

Hoje em dia a maioria das pessoas vive atrasada e para compensar pisam fundo no pedal do acelerador, daí me pergunto como querem ter um carro econômico acelerando assim? Infelizmente quanto mais se pisa no primeiro pedal da direita para a esquerda, mais alta fica a rotação do motor e consequentemente maior é o consumo. Agindo assim até um carro 1.0 consome bastante combustível.

Carro Econômico! depende muito do motorista

Lembro-me do meu Fiestinha 1.0 que bebia exageradamente, fruto da pressa, já que eu sempre saía de casa atrasado para trabalhar, e para que os 25 km de distância entre minha casa e meu trabalho fossem percorridos mais rapidamente, eu pressionava o pedal do acelerador até o final do curso, para piorar ainda mais o consumo, eu sempre dirigia com o ar condicionado ligado, assim a viagem ficava mais confortável. Diante disso como o pobre carro poderia ser econômico? Como naquela época ainda era vantajoso, eu abastecia com álcool, assim meu carro ficava ainda mais beberão e marcava 5 a 6 km/l na cidade. Consumo muito alto para um motor 1.0, não acham?

Ouço muitas pessoas reclamando do consumo dos seus carros, porém o problema muitas vezes pode estar nelas, ou melhor, na maneira delas conduzirem. É muito comum lermos em fóruns diferenças nas médias de consumo do mesmo modelo de um carro, uns afirmam que o seu V8 faz 4 km/l enquanto outro diz que o seu alcança 18 km/l, essas variações se explicam pelo fato de que ninguém é igual a ninguém, ou seja cada um tem seu estilo de dirigir, e o consumo está ligado diretamente ao modo de dirigir. Minha irmã reclama do gasto de combustível do seu Honda City 2013 com quase 35.000 km rodados que segundo ela faz média 6 km/l, consumo alto, compreensível sabendo que ela não tem um pé leve, mas inaceitável para um carro com motorização 1.5, mesmo sendo automático.

Eu mesmo já reclamei do consumo do meu atual carro no post: Renault Sandero automático, na cidade com trânsito pesado e abastecido com gasolina já chegou a marcar média de 6,5 km/l, consumo que acho altíssimo, considerando que estamos falando de um carro equipado com um motorzinho 1.6, porém na estrada andando tranquilamente obtive boas marcas.

carro economico

No penúltimo final de semana fui visitar o litoral do Paraná com o meu Sandero e resolvi acelerar pouco, para verificar como seria o consumo do carro, e adivinhem? Consegui uma excelente média de 16,7 km/l, a melhor marca obtida até hoje, tudo bem que agora meu carro já está com quase 20.000 km, e querendo ou não uma quilometragem maior acaba ajudando na obtenção de um melhor consumo.

Então quer que seu carro fique mais econômico?

Primeiramente revise-o constantemente e siga atentamente as indicações de manutenção do fabricante. Segundo passo, cuide de como pisa no acelerador, evite acelerações bruscas e desnecessárias, não estique as marchas e mantenha os pneus sempre bem calibrados.

Em resumo, dirija tranquilamente e certamente assim, desde que seu carro esteja em dia com a manutenção ficará muito mais econômico, seu bolso agradecerá.