Carro familiar popular – Chevrolet Classic é uma ótima escolha

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Hoje cedo estive conversando com um amigo, sobre um barato e bom carro familiar popular. Ele está pensando num Classic e eu o encorajei a comprar, por achar que esse carro pode agradar pequenas famílias, como a dele.

Em minha opinião carro 1.0 não é uma boa opção para famílias, e quando falamos em carro familiar popular logo penso num sedan de 1000 cilindradas. Embora eu não goste dessa receita, acho que um modelo assim, muitas vezes pode ser a melhor opção para quem não se importa com desempenho, quer um carro novo e barato, e precisa de um porta-malas com bom volume.

carro familiar popular - chevrolet classic

Quando penso em um barato e bom carro familiar popular, penso em um carro que tenha um porta-malas médio e um desempenho aceitável. Dirigi muitos sedans com motor 1.0, e o que mais chega perto de um bom carro familiar popular (se é que é possível essa combinação) é o Classic. O Pedro já escreveu sobre sedan popular no post: Pensando em comprar um sedan popular? Veja duas opções interessantes. Onde ele conta qual é o seu preferido.

O espaço do Chevrolet Classic

Apesar do pequeno porta-malas com capacidade para apenas 390 litros, se sua família for pequena e se você souber acomodar bem sua bagagem é possível que consiga levar tudo o que precisa.

Além disso, gosto muito do desempenho do carro, leve (920 kg) ele consegue andar muito bem quando se pensa que o motor tem apenas 78 cavalos de potência. A pouca potência aliada ao peso e ao bom câmbio manual de 5 marchas faz com que o carro se movimente com certa dignidade.

O consumo também não é dos piores, ele alcança boas médias usando gasolina ou etanol:

  • Gasolina: 10,2 km/l

  • Etanol: 6,9 km/l

Na estrada quando abastecido 100% com gasolina, o consumo chega aos 17,8 km/l, nada mal, não acham?

No interior nada de luxo, mas o carro pode ser equipado com ar condicionado e direção hidráulica. A forração dos bancos e o acabamento dos painéis de porta são revestidos com tecidos bem simples, porém encontramos um ponto positivo: o painel de instrumentos – que é bem completo desde as versões de entrada. O exterior foi remodelado usando a mesma “cara” do Chevrolet Sail que era fabricado na China. Acho que esse facelift piorou o visual do veículo, mas mesmo assim ele ainda vende bem, não é a toa que a versão 2014 já está nas concessionárias.

O que mais me desagrada no carro é a péssima posição de dirigir, pois o volante torto cansa muito em viagens, a impressão é de estarmos dirigindo um Chevrolet Chevette. Pensando bem, o Classic é um chevette evoluído, pena que esqueceram de melhorar a posição da direção, já que ela continua a mesma. Brincadeirinhas a parte, quis ser um pouquinho irônico, pois realmente a posição de conduzir os dois é muito parecida.

Carro familiar popular com bom preço

Se você não se importar com o visual, o Classic é sim uma boa opção. Um modelo pouco rodado, com ar condicionado ano 2011 pode ser encontrado a partir de R$ 22.000,00. Preço e desempenho bons, mecânica confiável e boa liquidez no mercado, faz dele um bom carro familiar popular. Veja sempre a tabela fipe

Se você puder investir um pouco mais, poderá comprar um modelo 2014 já equipado com air bag e abs, equipamentos esses, que o deixam bem mais interessante.

Boa sorte e boa compra.