Carro popular familiar? Ford Fiesta Sedan outra boa opção

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Procurando um carro popular familiar? Ford Fiesta Sedan outra boa opção. Esse sedan da Ford agrada muito com motor 1.6, mas já o 1.0! Veja todos os detalhes.

Nem sempre sei exatamente sobre qual carro escrever, hoje acordei pensando qual seria minha escolha, e como até agora ainda não decidi, resolvi começar escrever enquanto penso.

Ao término do parágrafo anterior, cheguei a uma conclusão: Já que iniciei a semana com carro familiar popular seguirei assim, pois recebemos vários e-mails de leitores do dicascarrosusados.com pedindo opiniões sobre carro familiar popular, então farei isso até sexta-feira.

ford fiesta sedan carro popular familiar

Sendo assim irei comentar sobre um carro familiar popular que apesar do baixo desempenho gosto muito: Ford Fiesta Sedan, que é em minha opinião o carro familiar popular mais confortável do mercado.

Como já comentei sobre desempenho do Fiesta hatch equipado com motor zetec rocan 1.0 e 1.6, hoje discutirei pouco sobre essa questão, e se você quiser saber como se comportam os hatchs da Ford poderá encontrar informações num artigo que escrevi com o título:  Qual é a melhor compra? Ford Fiesta 1.0 novo ou Ford Fiesta 1.6 usado?

E o desempenho desse carro popular familiar?

Após ler o post em que conto minha experiência com o carro vivida com ambas às motorizações, você terá uma noção de como se sairá a versão sedan. O comportamento do modelo com porta-malas maior será muito parecido com o conseguido pelo hatch. Na verdade, os resultados serão um pouco inferiores aos obtidos pelos irmãos menores, principalmente quando o carro e o porta-malas estiverem carregados.

Se puder evitar o motor 1.0 melhor, pois o desempenho dele é muito fraco e exige paciência. Desista do motor de extas 999 cilindradas principalmente se você é daqueles que gosta de viajar com toda a família e suas respectivas bagagens. Se você se identificou com esse perfil sinto muito, mas certamente esse carro não é uma boa opção. Só recomendo um Fiesta sedan 1.0 para um casal sem filhos, ou no máximo para uma família pequena que viaje pouco, ou se a intensão for usá-lo somente na cidade, isso também desde que você não encare longos trajetos de subidas íngremes, pois ele sofre bastante nessas condições.

Uma dica importante: Se você for pegar a estrada prefira abastecer com etanol, pois nessa condição o motor ganha preciosos 4 cavalos, e tenha certeza que num carrinho em que normalmente falta fôlego isso faz uma enorme diferença. Sempre usei álcool no meu hatch para conseguir uma melhor performance, isso também foi dito por um leitor do blog num comentário sobre o Fiesta.

Ford Fiesta Sedan tem um bom espaço

Em se tratando de porta-malas, eis um bom trunfo para esse carro familiar popular da Ford, visto que ele pode acomodar até 487 litros, capacidade muito superior ao do Chevrolet Classic, por exemplo, que carrega apenas 390 litros em seu porta-malas.

O visual do Fiesta Sedan ainda agrada, está sem mudanças significativas desde a linha 2011, apenas a nomenclatura das versões foram alteradas, agora são duas as opções de acabamento: S e SE, a maior novidade virá a partir do inicio do ano de 2014, quando todas as versões obrigatoriamente sairão de fábrica equipadas com air bag e abs.

É um carro popular familiar com bom acabamento?

O acabamento é o mesmo do hatch, não tem luxo, mas dentre os carros da categoria o Fiesta tem mais capricho nos arremates, e o tecido dos bancos e das forrações dos painéis de porta são de boa qualidade. O painel de instrumentos é completo e sua iluminação agradável, o espaço interno é bom para quatro adultos e uma criança.

ford fiesta sedan acabamento carro popular sedan

Verificando anúncios em concessionárias aqui de Curitiba, percebi que um Fiesta Sedan 2011 completo tem uma diferença de preço muito pequena, algo em torno de R$ 1.400,00 e tenha certeza que vale a pena investir um pouquinho a mais para ter um melhor desempenho, pois isso proporciona mais prazer e segurança. Veja sempre a tabela fipe.

Nunca fui muito a favor de comprar um sedan com motor 1.0, mas se você optar por um carro popular familiar com esse motor, saiba que com um pouco mais de cuidado e paciência (principalmente na estrada com o carro carregado) é possível conviver muito bem com ele, desde que você não se importe com as constantes e incomodas reduções de marcha necessárias para manter o motorzinho sempre esperto.

Se for comprar um usado a partir de 2011 opte por um modelo equipado com abs e air bag, certamente você não pagará muito a mais por isso, e de quebra possuirá um carro muito mais seguro.

Boa sorte e boa compra!