Como descobrir carros danificados por enchente. O manual definitivo!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Todos os anos, muitos carros são atingidos por enchente, e mais da metade, depois de passar por inundações voltam às ruas. O estrago no carro é muito grande após ser atingido por uma enchente. O pior é que muitos carros ganham um banho de loja para ficarem bonitos e são vendidos como se fossem carros bons.

Em minha opinião carros atingidos por enchente deviam ser destruídos e não poderiam voltar às ruas, pena que não é o que acontece. Então todo cuidado é pouco quando for comprar o seu carro usado, pois muitos dos que estiveram completamente submersos, estão à venda no mercado e parecem perfeitos.

como-identificar-carro-de-enchente

Sugiro que leia este texto até o fim para não ser enganado, pois irei descrever alguns sinais deixados em carros atingidos por enchente, para que você não compre gato por lebre.

O cheiro do carro pode dizer muita coisa

O cheiro é o indicador mais óbvio, para saber se o carro que quer comprar já passou por enchente, mas o cheiro pode ser mascarado, usando saches com perfume para disfarçar o odor, mesmo assim o cheiro de mofo, ainda pode predominar. Se você sentir algum tipo de cheiro de umidade é uma boa pista.

Além disso, cheiros bons servem de alerta. O carro é velho e tem cheiro de carro 0 km? O odor no interior do carro é de produto de limpeza, perfume ou algo assim? Qualquer cheiro em excesso deve deixá-lo desconfiado.

Portanto, use bem o seu olfato antes de comprar, e se você sentir cheiro de umidade desista da compra.

Numa das minhas procuras por carro já desconfiei que um deles fosse um carro de enchente, falei disso em: Como não ser enganado por um vendedor de carro usado. Onde só não avaliei melhor para ter certeza da minha desconfiança, porque enxerguei logo ao entrar na loja, alguns defeitos que foram suficientes para me fazer desistir daquele carro. Isso é uma coisa que levo a sério na compra de um carro usado, caso eu encontre um defeito externo grave, nem perco mais tempo avaliando e vou à procura de outro imediatamente. No post: Na hora de comprar um carro usado, o estado de conservação conta muito, falo sobre isso.

É preciso que você analise muito bem um carro antes de comprar, carros que passaram por enchente, certamente irão lhe incomodar mais cedo ou mais tarde, e os problemas são muitos, por isso fique atento e aprenda o máximo aqui para não ser enganado e investir toda sua grana num carro que não vale a pena.

As seguradoras avaliam carros alagados dessa maneira:

  • Se o carro ficou submerso, ou com água até a altura do painel, é considerada perda total;

  • Se o carro foi atingido apenas até o assoalho, é possível consertar, porém as marcas que ficam denunciam que o carro já passou por uma enchente.

Veja algumas dicas para descobrir se você está próximo de comprar um carro que foi atingido por enchente:

  • No interior do porta-luvas, no painel de instrumentos e abaixo dos bancos, procure por lama, mofo ou ferrugem;

  • Já que falei em ferrugem, veja se ela não está presente também nas ferramentas ou nas peças metálicas (parafusos e dobradiças);

  • Mesmo depois de passarem por uma boa higienização, ainda é possível encontrar algumas impurezas deixadas pelo barro em baixo dos carpetes, e é no assoalho também que você percebe além dos restos de terra, a ferrugem em excesso, e nesse caso não existe duvida, o carro foi atingido por enchente.

  • O estado da forração do assoalho e dos estofamentos dos bancos merece atenção especial, e se não estiverem com boa aparência, desconfie. E quer um conselho? Sempre que você desconfiar do estado de conservação de um carro, desista dele, pois como sempre digo, existem muitas lojas e inúmeros carros a venda, então não compre o primeiro que encontrar, e muito menos compre por impulso.

  • Quanto mais tecnologia, maior será a sua dor de cabeça. A parte do carro que mais sofre depois de ter sido submersa, é a elétrica. Muitos componentes após a secagem voltam a funcionar normalmente, mas depois de algum tempo, a umidade provoca corrosão e isso causa problemas elétricos muito difíceis de solucionar. Então antes de fechar negócio, gire a chave de ignição e assegure-se que todos os acessórios de advertência tais como luzes e medidores funcionam corretamente, se houver pane no painel, fiquem alerta. Avalie os componentes elétricos e eletrônicos do carro, observe o funcionamento dos limpadores de para-brisas, piscas, isqueiro, rádio, aquecedor, ar-condicionado, e demais componentes para se certificar de que eles funcionam.

  • Também é necessário procurar falhas nos sistemas de air bag, abs e injeção eletrônica, é claro que tudo isso precisa ser avaliado por um profissional, porém alguns problemas podem ser diagnosticados facilmente através das luzes espia no painel. E não esqueça, se o carro apresentar outros sinais que denunciam que ele passou por enchente, é melhor desistir desse veículo e escolher outro.

  • Abra o capô, confira os cabos da bateria, e qualquer outro terminal que você consiga ver. Remova alguns e procure por corrosões e descolorações. Seja cuidadoso.

  • É preciso fazer uma análise criteriosa, verificando se entrou água no motor, isso pode ser identificado observando se o óleo do motor está esbranquiçado, e possivelmente se o motor foi atingido, a caixa de marchas também pode ter sido prejudicada;

  • Sujeira no radiador, e motor que demora pra funcionar podem ser sinais também.

Se você mora em uma região que acabou de passar por uma enchente, lhe digo que infelizmente é só uma questão de tempo para que carros recuperados apareçam nas lojas e nos classificados, uns poderão ser oferecidos de maneira honesta, pois ainda existem pessoas que informarão ao comprador que o carro se trata de um veículo que sofreu uma inundação. Mas cuidado, pois nem todos lojistas e particulares são transparentes assim.

Um carro alagado recuperado provavelmente terá muitos desses sinais que citamos no texto de hoje, e mesmo que o carro tenha sido muito bem recuperado, é muito provável que você consiga ainda assim identificar algumas marcas deixadas pela água. Se não tiver certeza de sua avaliação, procure um mecânico de confiança para que ele refaça sua inspeção, assim você compra com mais segurança. Nunca dispense a avaliação de um bom profissional.

Agora que você já conhece alguns dos principais indícios que denunciam que um carro passou por uma enchente, já pode comprar com mais segurança, e com o conhecimento que adquiriram hoje podem passar longe de carros que já estiveram embaixo d’água e mesmo assim são vendidos como se fossem veículos de ótima procedência.

Boa sorte e boa compra.

  • MAURILAN SANTOS OLIVEIRA

    gostei muito
    de suas dicas, e continue com suas dicas de grande interesse para nos os amantes de velocidade.

  • Felipe

    Muito legal suas dicas e fundamentais para quem está a procura de carros de lojistas, parabéns amigão.