Como dirigir um carro com câmbio automatizado?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Recebemos e-mails de vários leitores perguntando como dirigir um carro com câmbio automatizado, por isso resolvi escrever esse post para tentar diminuir as dúvidas das pessoas que ainda não sabem usar essa tecnologia. Carros com câmbio automatizado estão se tornando cada dia mais comuns, mas como a maioria das pessoas só dirige carros manuais é normal que apareçam dúvidas em relação ao modo de dirigir um automático ou automatizado.

Porém, dirigir um carro automatizado é muito simples. Na verdade é muito mais simples e cômodo dirigir um automatizado do que um manual.

Como dirigir um carro com câmbio automatizado?

É bastante simples, mas os marinheiros de primeira viagem devem tomar cuidado para não acionar o freio com o pé esquerdo.

Normalmente as pessoas procuram o pedal da embreagem, acabam pisando no freio.

Como dirigir um carro com câmbio automatizado

Dependendo da situação isso pode ser perigoso. Mas é só prestar atenção inicialmente, relaxar e aproveitar todo o conforto e prazer que só um carro automático pode lhe proporcionar.

Se você já dirigiu um carro automático tudo fica mais fácil, pois o que muda mesmo é a posição dos engates da alavanca de câmbio.

Os câmbios automatizados estão disponíveis em vários carros das quatro grandes montadoras instaladas no país, cada uma delas batizou o sistema com um nome:

  • Chevrolet – Easytronic
  • Fiat – Dualogic
  • Ford – Powershift
  • Volkswagen – Imotion

Já contei a minha opinião sobre os automatizados que dirigi no post: Câmbio automático X Câmbio Automatizado, entenda a diferença entre os dois

Veja também uma lista dos carros com câmbio automático da Chevrolet com preço menor que R$ 60 mil.

O que muda é o comportamento de cada um, quando pensamos em modelos mais populares, em minha opinião o melhor deles é o Powershift, um câmbio muito mais moderno do que os da concorrência. O câmbio automatizado da Ford é composto de dupla embreagem, e o seu comportamento é tão bom ou em alguns casos melhor do que de um verdadeiro automático.

Também contei sobre minha impressão ao dirigir o automatizado da Ford num artigo exclusivo: Câmbio Powershift, uma impressão ao dirigir.

No caso do Dualogic, Easytronic, e Imotion a posição dos engates é igual. O passo a passo para isso dirigir é muito simples, porém como o que queremos é esclarecer as dúvidas dos leitores vamos explicar tudo de uma forma bastante simples e clara:

Passo a passo:

1º Para dar a partida é necessário estar pisando no freio.

2º Para dirigir à frente, retire o câmbio da posição N e posicione a alavanca puxando-a para a sua esquerda onde há uma indicação D/M (drive ou manual).

3º Pronto, após isso é só soltar o freio e acelerar, então o câmbio irá passar as marchas automaticamente conforme as necessidades do motor.

Para engatar a marcha à ré, é necessário parar totalmente o veículo e posicionar a alavanca de mudanças até a letra R (Reverse).

Para reduzir as marchas é necessário usar o kick down, que é o ato de pisar até o final do curso do pedal do acelerador, ainda há a opção de fazer as trocas manualmente.

Como disse no parágrafo acima é possível fazer trocas manuais, para isso a alavanca estando na posição D (drive) deve ser pressionada para a esquerda até que a seleção indicação manual apareça no painel.

Depois disso basta fazer as trocas normalmente como num carro com câmbio manual, porém as trocas são realizadas através de um simples toque para trás ou para frente.

A cada toque para trás onde há uma sinalização com o sinal de (+) chamam-se as marchas para frente 1ª, 2ª, 3ª e assim sucessivamente.

A cada toque para frente onde há a indicação do sinal de (–) reduzem-se as marchas. Por exemplo, se você estiver em 5ª marcha e quiser reduzir para 4ª deve-se dar um toque para frente e assim por diante.

Como dirigir o câmbio automatizado (Powershift) da Ford?

Exatamente como acima, o que muda no Powershift é a posição da alavanca, que é igual ao dos automáticos convencionais.

Câmbio Automatizado Powershift test-drive

No Powershift a alavanca com o carro parado fica em P (park), para movimentar o carro para frente é necessário pisar no freio, acionar o botão que trava a alavanca e deslizar o câmbio até a posição D (drive), após isso é só tirar o pé do pedal do freio e acelerar para que o carro realize as trocas conforme a necessidade do motor.

Para trocas manuais é preciso acionar as teclas (+) ou (–) localizadas na manopla de câmbio para aumentar ou diminuir as marchas.

Assim como nos câmbios automáticos, os automatizados só realizam a mudança manualmente se a rotação for adequada, do contrário o câmbio não aceitará a solicitação do motorista evitando danificar o sistema.

Para estacionar o automóvel acione o freio e deslize a alavanca de mudança até a posição P, depois desligue o motor.

Nos outros automatizados é igualmente necessário estar com o pé no freio e movimentar a alavanca do câmbio até a posição N (neutral ou ponto morto) em seguida é só desligar o veículo.

Tenho certeza que na prática você irá se acostumar a dirigir um carro com câmbio automático ou automatizado no máximo em cinco minutos. Nós nos acostumamos facilmente com o que é bom.

Sou suspeito em falar, pois desde criança sou completamente apaixonado por transmissão automática, tanto que um dos meus carros é automático.

Câmbios manuais são legais, mas o automático entrega muito conforto tanto na cidade quanto na estrada e além de conforto ao contrário do que muitos dizem é muito prazeroso guiar um carro equipado com este tipo de transmissão.

Espero ter ajudado, caso ainda tenha ficado alguma dúvida, perguntem através do e-mail que teremos imenso prazer em responder.

Boa sorte e bom final de semana.

  • Iêda

    Boa tarde, Ronaldo.
    Acabei de comprar um Up! Move – I-Motion e vou busca-lo na próxima semana, porém estou com medo pois muitos já me disseram que em subidas o carro volta muito rápido para trás, correndo risco de bater no carro que está atrás. Isto é verdade?

    • Jeca

      balela!! Nada disso…kkk

  • Emerson

    Boa noite!
    Sou leigo no assunto e gostaria de saber se é possível passar do automático para o manual com o carro em movimento? Isso pode causar algum dano ao cambio?

    • É possível passar do automático para manual sem causar nenhum dano, pode mudar modo de transmissão sem medo durante do carro em movimento. Você mesmo perceberá, não há tranco e sequer um barulhinho aparece.

  • bruno

    Olá.
    Tenho um focus powershift.
    no trânsito parado ou sinal de trânsito, passar a alavanca para o N é recomendável? ! Preserva embreagem e o câmbio? ! Consome menos combustível? !

    Obrigado. Abraço.

  • rosangela

    Olá, Ronaldo! Acabei de comprar um Cross Up 1.0, câmbio automatizado. Fiz o test drive e percebi que ele dava trancos, mas o vendedor me disse que era questão de costume. Só que, na prática, tenho sentido dificuldade com isso. Não sei como controlá-lo nas arrancadas em subida nem como lidar com os trancos a cada mudança de marcha. Tem solução isso? A gente se acostuma mesmo e acha muito bom?

    Na verdade, quando o vendedor disse “automatizado”, para mim era automático. Não prestei atenção à palavra, por pura ignorância. Eu não sabia que havia essa diferença. Só agora, no desespero, vim pesquisar na internet e descobri a “furada”.

    Estou pensando em vendê-lo imediatamente, mesmo que perdendo uma “baba”… Por favor, me dê uma luz. Estou sem saber o que fazer … Não sei por que não achei sua página antes de comprar… É superbacana!

    Desde já, te agradeço muito.

    Rosângela

  • Jonathan

    Gostei bastante das dicas, eu peguei pela primeira vez um carro da FIAT, que foi o PALIO DUALOGIC, foi uma sensação otima, porem nunca dirigir uma carro automatizado, dai, eu fiz uma pequena transferência de onde o carro estava parado fiz como estacionar ele em outro lugar, enquanto eu deslizei para o D e no painel mostrou a 1ª marcha eu acelerei e quando fui usar a 2ª marcha o carro apitou e não passou a marcha, dai parei ele, fui bem devagar até o local aonde eu ia colocar estacionado…. Não entendi nada. Mais enfim foi muito prazeroso, mais eu queria saber também se quando estivermos em um transito seja ele longo ou com trafego normal, podemos permanecer com o carro em em D ou em P?
    Queria que quando visse esse meu comentário me chamasse no WhatsApp (73)9833-1698.

  • Katia Maria

    Comprei um High up I-motion e com 441km ele apitou o símbolo amarelo do carrinho subindo uma rampa e P, que significa: “veículo com transmissão automatizada não está protegido contra movimentação”‘. liguei, desliguei e ele continuou alarmando. Prosseguir com ele bipando é quando fui estacionar, no momento da ré ele travou as rodas traseiras, deu a mensagem no visor da ré: “atenção! este veículo não deve ser conduzido de ré”. Ai apagava e travava. E o barulho era muito grande e eu sentia que o veículo estava sendo forçado. O som parecia vim das rodas traseiras. Liguei e desliguei várias vezes e o problema repetiu. O carro foi rebocado para a concepcionária, rodaram 30km e não encontraram problema. Levei pra casa e foi tudo normal. No dia seguinte quando peguei no carro o símbolo amarelo reapareceu bipando. Outra vez levei na concepcionária e ao religar o problema não reapareceu. Tô ficando preocupada. Alguém teve problema semelhante?

  • Eduardo Barros Leal

    Amigo me explique um detalhe, tenho um CROSSFOX, 2012/2013 Imotion, quando parado em um sinal, e estando no modo automático, a alavanca deve permanecer na posição N ?
    Um mecanico falou que se colocar na posição N, poupa o desgaste no disco de embreagem.
    Como devo proceder para ter menor desgaste no sistema ?