Como funciona o leasing? Aprenda tudo sobre financiar um carro por leasing

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vamos imaginar que você está pensando em financiar um carro, e a opção de LEASING é apresentada pelo vendedor.

Você ainda não pesquisou sobre o assunto, mas a primeira pergunta é: 

Qual o valor da parcela?

Quando o vendedor responde, R$ 559,65, você logo pensa: “Opá que legal essa parcela eu consigo pagar!”

Pronto, é assim que a grande maioria das pessoas determinam um financiamento de veiculo, é exatamente assim que eu financiei um carro, e pode acreditar me arrependi muito.

Sim eu sei que errei, mas não quero que você erre também, por isso continue lendo esse artigo.

como funciona leasing compra carro

Mas voltando a história do LEASING, se você demonstrar que não entende nada de financiamento, e perguntar para o vendedor bem assim:

Qual a diferença entre leasing e financiamento?

Leasing é financiamento?

A resposta quando eu perguntei isso para o vendedor foi:

“É tudo a mesma coisa! “

Parece estranho pra você, mas é assim que a grande maioria dos vendedores respondem, na verdade a pergunta deveria ser:

Qual a diferença entre leasing e CDC?

Leasing é igual a um financiamento por CDC?

Mas naquela ocasião eu cometi um erro, eu fui comprar um carro sem saber nada sobre como iria financiar e o vendedor não se deu o trabalho de me explicar nada.

Mas afinal o que é? Como funciona o Leasing?

Leasing trata-se de um contrato de arrendamento mercantil, ou seja, há o aluguel do carro por um período pré-estabelecido, onde o cliente faz a opção de compra pagando a taxa residual que corresponde a depreciação do veículo durante a locação.

Sim eu sei, essa definição de Leasing parece ser retirada de uma enciclopédia, mas trocando em miúdos é assim: 

Você compra um carro, indica para o banco se vai dar entrada ou não, e com isso temos o valor a financiar. Então a Financeira compra o carro, e ele é arrendado a você, que passa a pagar parcelas mensais, é uma espécie de aluguel.

 Alguns podem dizer que o leasing não passa de um financiamento normal, com correção prefixada, mas eu não gosto da idéia de ter um carro que não está em meu nome, mas também se o problema de um leasing fosse somente esse seria mais tranquilo.

Continue lendo esse texto, você vai descobrir mais detalhes.

Em concessionárias o vendedor vai tentar te empurrar um leasing, mesmo se você questionar ele não vai relevar o que está por traz, o leasing é uma operação com características próprias e o consumidor deve prestar muita atenção no contrato antes de fechar o negócio.

 Vamos imaginar que você realmente comprou um carro por Leasing, ok! tudo bem, não vamos nem discutir sobre a taxa de juros, pois teremos um artigo somente para isso. 

Vamos pensar agora no procedimento que teremos que fazer quando esse Leasing for quitado.

Ao final do contrato voce poderá comprar o seu carro, estranho né, como assim? Terei que comprar meu próprio carro?

Mas é exatamante isso, até agora você estava pagando um carro que está somente arrendado em seu nome, o carro ainda continua sendo do banco:

O leasing original é, na verdade, o aluguel de um veículo com opção de compra. A decisão de comprar ou não pode ser tomada no início, durante ou no final do contrato

 Sendo assim, todos os custos de transferência do carro para o seu nome deverão ser pagas, (lembrando que temos um artigo que te ensina a economizar com despachante também) eu posso dizer com todas as letras, é muito chato fazer esse processo, geralmente alem dos custos com despachante eu ainda tive custos com autenticação de uma série de documentos solicitados pelo banco e pelo detran.

Mas porque então o Leasing ainda é ofertado pelos vendedores de carros?

O que atrai no leasing é que ele não tem IOF, com isso o calculo da a taxa de juros é um pouco menor que a do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Lembra do valor da parcela ? É assim que os vendedores conseguem atrair consumidores para o leasing.

Parcela menor é muito melhor? Será? E o custo para transferir o veículo para o seu nome?

Antigamente ninguém gostava de leasing porque não era possivel fazer a quitação do financiamento, hoje em dia isso mudou.

As concessionárias oferecem um leasing onde o valor da opção de compra final é parcelado e acrescentado às prestações do arrendamento, tudo isso é calculado e você nunca fica sabendo, ou seja, não é preciso esperar o final do contrato para fazer a quitação.

 Sendo assim, o leasing parece muito com o CDC, por isso alguns vendedores dizem que é praticamente igual. 

Um detalhe do leasing que eu não gosto, é o fato de que só é possível quitar o financiamento a partir do 24º mês, enquanto no CDC você pode quitar o valor a qualquer momento.

No leasing, o carro não está em seu nome, ou seja você não é o dono do carro,  ao contrário do financiamento comum.

Agora na minha opinião, a pior característica do leasing é: 

Não é possível vender um carro adquirido por leasing antes de quitar todo o valor dele.

 Isso mesmo, eu vou repetir: Você não pode vender um carro que foi comprado por leasing antes de pagar ele por completo.

CARAMBA? Como é possível vender um carro que foi comprado com leasing ?

A resposta para essa pergunta é fácil:

1) Você precisa quitar o leasing, e somente depois disso passar o carro pra frente.

2) Ou você faz como a grande maioria das pessoas fazem, leva o carro financiado por leasing em uma concessionária, essa concessionária faz a quitação do leasing pra você e desconta esse valor da quitação do seu carro.

Essa segunda opção é muito mais simples, pois a concessionária vai fazer tudo, mas pode acreditar, você vai perder dinheiro.

Outro detalhe do lesaing é que em caso de não pagamento de parcelas, a retomada do veículo é mais rápida, pelo simples fato que o carro já está em nome do banco.

Se alguém te oferecer leasing tome muito cuidado, não fique de olho somente no valor da parcela, procure saber todos os detalhes do contrato, das taxas de juros e principalmente das condições para quitação do bem, você precisa pensar que esse carro será trocado em breve e quando maior o valor agregado nele é muito melhor para o seu bolso.

 E você? Já comprou carro por Leasing? Deixe um comentário.

Até a próxima.

Pedro Delfino

  • wesley

    Olá comprei um veículo por financiamento leasing, e estou na 24 prestação, desejo quitado,vai ter descontos?

    • Solon

      Infelizmente não. No leasing não descontos como na modalidade CDC, salvo haja alguma cláusula especificando o desconto. Boa sorte!

  • Ecilia

    Vale lembrar que Leasing tem vantagem: O banco não pode “forçar” o cliente a ficar com o carro ao final do contrato. Há duas maneiras de adquirir o bem: pagar apenas as parcelas de aluguel (contraprestação) e deixar para quitar o Valor Residual Garantido (VGR) ao final; ou pagar a contraprestação e o VGR em conjunto, de forma parcelada, até o fim do contrato. “O banco precisa consultar o cliente para fazer essa cobrança em conjunto.

    Seja como for, quem tiver pago o VGR e não quiser ficar com o carro pode receber o dinheiro de volta corrigido, desde que a decisão seja feita antes de quitar a última parcela”,

  • Equeson

    Bom dia, ao vender um carro via leasing o banco que financiou tem por obrigação recolher o CRV do veiculo? de já agradeço a atenção

  • Terezinha Rosa de Oliveira

    Comprei um carro pelo leasing em 2006 terminei de pagar em 2009 porem não fiz nenhum procedimento para transferir pro meu nome. (infelizmente por falta de conhecimento não observei que ao final do pagamento o carro não estaria no meu nome). Agora em 2016 o documento não foi entregue. Consultando o Detran/MG o motivo do não licenciamento veio que o carro era arrendado.
    agora o que devo fazer. Ou seja qual o procedimento que devo adotar, pois estou sem o documento de 2016
    Obrigado

  • Adriana Souza

    Eu tenho um carro em meu nome já quitado, porem estou precisando de dinheiro, mas infelizmente estou com restrições em meu nome. Sera que consigo realizar um leasing com meu banco onde tenho conta a bastante tempo e recebo por la meu salario mensal?

  • fabio

    comprei um carro em leasing com a placa final 5 venceu o licenciamento dia 31/08,o ultimo dono deu problema no rg dele vai demorar alguns dias,vou ter que esperar para pagar o licenciamento e fazer transferência?

  • katieli

    oii,quero vender o meu carro ele esta quitado e esta no leasing como faço?o que é presciso? obrigada

  • Luciana

    Fiz um lizing em abril a vendedora nao me disse que se pegasse antes dos 2 anos teria que passar a um terceiro nao tenho um 3 de confiança moro sozinha e agora o que acontece nao posso andar nem passar pro meu nome?

  • NATHA LIMA DA CONCEICAO

    Da pra comprar carro usado pelo lasing?