Precisando comprar um carro usado barato?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Há algumas semanas recebemos um e-mail de um leitor, pedindo uma sugestão de um bom carro de até R$ 5 mil.

Respondi o e-mail do Fernando dizendo que qualquer carro, desde que em excelente estado de conservação pode ser uma boa compra.

Essa semana eu resolvi ir trabalhar com o meu Uno Cs ano 1989, que é um carro que comprei para fazer parte da minha coleção, mas como eu ainda não comecei a restauração, na verdade nem sei ainda quando irei começar, resolvi andar com ele para voltar ao passado.

comprar carro barato uno cs

Dirigindo o Uno, me sinto como no passado pelo fato dele ser carburado e a álcool. Esses dois fatores me remetem automaticamente ao meu tempo de criança, quando era um prazer aquecer o motor do Ford Del Rey movido a álcool antes de ir para a escola. Hoje me pego fazendo isso novamente, pois obrigatoriamente tenho que aquecer o motor antes de tentar sair da minha garagem no subsolo, pena que já não tenho mais 13 anos e as preocupações do dia a dia vão muito além do que estudar para garantir boas notas nas avaliações.

comprar-carro-barato-opcao-uno

Mas voltando ao foco de hoje, depois desses dias que tenho ido trabalhar a bordo do meu Uninho, decidi dividir com vocês minha experiência e afirmar que um carrinho de mais ou menos R$ 5 mil pode ser muito bom para o uso no trânsito urbano.

Hoje voltando para casa enfrentei muito trânsito parado, para vocês terem noção levei exatos 58 minutos para percorrer uma distância de 4,6 quilômetros entre meu trabalho e minha casa. Fora do horário de pico gasto apenas 11 minutos para cumprir o mesmo trajeto, mas hoje como resolvi sair mais cedo fui obrigado a perder todo esse tempo praticamente parado.

como comprar carro barato uno 89

Em resumo, cheguei a conclusão que um carro baratinho bem conservado pode ser tão bom quanto um carro novo.

Quando você for comprar procure sem pressa, eu levei alguns meses vendo vários carros até encontrar um bem original e conservado.

Logo que comprei o meu carro, mandei revisar a parte mecânica e elétrica, agora ele está bem redondinho. É um carro muito original, pintura quase toda original, sinto pena das calotas de fábrica que se perderam ao longo desses vinte e quatro anos de uso, e está difícil encontrar um jogo a venda.

O meu carro tem uma história bem legal, em outra oportunidade eu conto para vocês.

Ainda não calculei a média de consumo do meu carro, mas os testes realizados por revistas especializadas da época apontavam consumo urbano de 6,5 km/l (álcool).

O desempenho é razoável para andar na cidade, eu até acho o carro meio nervosinho, ainda mais quando lembro que o motor 1.3 rende apenas 59 cavalos.

Normalmente carro velhinhos bem conservados são vendidos por preços acima da tabela Fipe, mas eu acho que compensa, desde que o valor pedido não seja muito acima da realidade.

Logo após a compra é necessário revisá-lo por inteiro, pois por mais bem conservado que o carro esteja, é bom lembrar que ele é um carro velho, e para garantir um rodar tranquilo, é preciso investir uma boa grana em manutenção preventiva. Depois disso é só curtir o seu carro.

Se quiser um carro econômico, fácil de manobrar e de manutenção barata, o Uno pode atender bem essas e outras necessidades.

Lembre-se de instalar um bom anti-furto, pois a maioria das seguradoras não cobre totalmente carros mais velhinhos, então é bom não arriscar.

Boa sorte e boa compra.

  • Andréia lima

    Estou comprando um carro usado…coloquei como requisitos: ano 2010 e 1.0…. estava pensando no Citroen c3….Gostaria da sua opinião.