Consumo do Chevrolet Sonic na estrada – Será que ele é econômico?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Será que o consumo do Chevrolet Sonic na estrada é bom? Essa foi a pergunta que recebi de um amigo na semana passada, e nesse último fim de semana eu resolvi fazer uma pequena viagem com o meu carro, um Chevrolet Sonic sedan LTZ 1.6 16V 2012, para fazer alguns testes.

Eu já viajei outras vezes com esse carro, mas dessa vez eu lembrei da questão do meu amigo e fui para a estrada verificando o consumo do Chevrolet Sonic.

chevrolet-Sonic_Sedan-consumo

Para minha surpresa, e para a sua também,  o carro foi muito econômico. O consumo do Chevrolet Sonic na estrada é muito bom obrigado, mas tenho algumas ressalvas.

Continue lendo esse artigo, e você vai descobrir.

  • Porque o consumo do Chevrolet Sonic na estrada é tão bom
  • Como eu consegui fazer essa média com o Chevrolet Sonic na estrada
  • Qual a principal dica para economizar combustível com o Chevrolet Sonic

Se você ainda não leu o artigo: Carro Econômico? Será que o seu carro realmente não é econômico, eu recomendo fortemente.

Então vamos começar analise do consumo do Chevrolet Sonic na estrada, lembrando que essa foi a minha experiência.

Porque o consumo do Chevrolet Sonic na estrada é tão bom?

Primeiro preciso revelar o consumo do Chevrolet Sonic:

Eu consegui uma média de 18,5 Km/l.

Consumo do Chevrolet Sonic na estrada

Isso é bom pra você? Na minha opinião é ótimo para um carro 1.6 16v e principalmente para um carro da Chevrolet.

A questão que eu quero analisar é a seguinte:

Diferente da grande maioria dos Chevrolet Sonic vendido até hoje, o meu carro tem câmbio mecânico, eu sei que é estranho dizer isso, mas realmente foi muito difícil conseguir encontrar um Chevrolet Sonic mecânico para comprar.

Portanto estamos falando aqui sobre consumo do Chevrolet Sonic na estrada, e esse Sonic é mecânico. Pode acreditar, isso faz toda diferença, você até pode conseguir uma média assim com um Sonic automático mas será mais difícil.

Como eu consegui fazer essa média com o Chevrolet Sonic na estrada

Para conseguir essa média de consumo na estrada com o Chevrolet Sonic não é fácil, mas você pode conseguir também. Esse consumo do Chevrolet Sonic depende de alguns fatores, não pense que você vai comprar esse carro, cair na estrada e tudo será mil maravilhas.

Aqui está minha opinião: Para conseguir um bom consumo com o Chevrolet Sonic na estrada pense o seguinte:

Depende muito do Ar Condicionado: Todo mundo sabe que o ar condicionado gasta mais combustível, nessa viagem de pouco mais de 100 Km de distancia entre Curitiba e o Litoral do Paraná, eu utilizei muito pouco o ar condicionado, apenas para desembaçar o vidro.

Depende muito da velocidade média: Nessa pequena viagem para o Litoral do Paraná, eu estava a passeio e também acompanhando dois outros carros de familiares. No caminho a linda Serra do Mar cheia de curvas e com muita neblina. Nossa velocidade não passou de 110 Km/h, ou seja eu estava passeando mesmo.

Depende muito do peso: Isso é algo que fica muito claro em carros 1.0, mas em um carro 1.6 não faz tanta diferença na hora de viajar. Porem na hora de economizar combustível o peso do carro faz toda diferença. No meu caso, eu viajei com dois adultos e uma criança, ou seja o carro estava leve. Se você for calcular o consumo do Chevrolet Sonic na estrada leve em consideração esse fator, aliás para qualquer carro.

Qual a principal dica para economizar combustível com o Chevrolet Sonic?

Na minha opinião, a principal dica para ter um bom rendimento de combustível com o Chevrolet Sonic é:

O pé direito.

Brincadeira a parte, a forma de dirigir conta muito para conseguir um bom consumo com o Chevrolet Sonic, isso vale para qualquer carro.

Mas nesse caso eu posso garantir que o Sonic com câmbio manual você vai conseguir controlar melhor o consumo de combustível, visto que em carros com cambio automático isso não é uma tarefa fácil.

Se você está pensando em comprar um Chevrolet Sonic, novo ou usado, eu posso garantir que o consumo de combustível é bem melhor que de um Chevrolet Astra.

Da uma olhada na Tabela fipe, os modelos 2012 já estão com um preço bem interessante, apesar que ainda é bem difícil encontrar esse usado.

Concluindo: Viajar com o Chevrolet Sonic e conseguir economizar combustível não é uma tarefa muito fácil. Mas em comparação com outros modelos da Chevrolet que tinham fama de “beberrão” o Sonic conseguiu se destacar muito.

Consumo interessante para um carro sedan.

Até a próxima!

Pedro Delfino

  • Rodrigo

    Voce é um fanfarrão ! voce conseguiu essa média? fez a conta depois no abastecimento, se é que voce sabe fazer isso.
    Voce não passa de um bobalhao !

  • claudio

    Eu não acreditei quando fiz uma viagem de 180 Km e Gastei 11.3 Litros de etanol. a media é de 15 Km Por litro.

  • Alexandre Salata

    Boa noite!
    Cara, o máximo que consegui com o meu Sonic Heth LTZ automático foi estrada: 12km/lt gasolina e 8km/lt etanol, velocidade de 100 à 110 km/h. está com 8.000 km minha esperança que até os 20.000 km melhore.
    Das duas uma: ou meu carro é um beberrão, ou os combustíveis na minha região são uma droga.

  • Eduardo

    Utilizar o trecho de Curitiba até o litoral para fazer média também não é algo muito credível, em boa parte do trajeto você está descendo. Num Civic 2008, trajeto Curitiba-Joinville, cheguei a fazer média de 19,5 km/l, quando num trecho plano (Joinville-Florianópolis) o carro faz em torno de 13 km/l.

  • Jarbas

    Ola, tenho um sonic ltz 1.6 aut. sedan, em um trecho de 2300 km consegui fazer 14,5 a 14,8 utilizado gasolina aditivada e ou colocando aditivo no tanque, alcool varia de 9 a 11 km/lt.
    Dica : utilizar sempre aditivada para viagem longa, a cada troca de oleo trocar filtro de combustivel, e colocar uma produto no tanque para limpeza de bico.

  • Estou adquirindo um Sonic com gas de 5 geração, por desconfiar dessas médias loucas… Muitos fatores tem de ser levados na ponta do lápis: peso, estrada, relevos, chão áspero, combustível, etc… Já tive um escort XL álcool super econômico na estrada, quando andava a no máximo 90 a 100 km/h chegou a fazer 14 km/l e um santana motor 1.8 gasolina nas mesmas condições fazia os mesmo 14 km/l isso no trajeto SP – RJ pela Dutra, sair com tanque cheio e encher novamente, fiz essas viagens várias vezes e a pior média em ambos era por volta de 11 km/l quando se anda acima dos 100 km/h. Deixo aqui uma experiência de vida bem real… Carros levem podem ser muito econômicos mesmo no álcool, peso é bem crucial, como a potência do motor e a forma de pisar no acelerador e saber aproveitar as descidas e embalar para as subidas… Forte abraço!

  • rodrigo

    impossível, o meu faz 9 por litro e 12 na estrada.

    • MIke Willian

      Mas é no etanol essa média? se for não ta ruim pra um carro 1.6…