Pensando em comprar seu primeiro carro? Veja essa dica que vale ouro

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Logo que se completa 18 anos, a maioria dos jovens, principalmente os rapazes, sonha em conseguir a habilitação para dirigir, e logo após o próximo passo é comprar seu primeiro carro.

Mas comprar o seu primeiro carro, não é algo tão simples quanto parece, o Pedro escreveu sobre isso no post: Pensando em comprar seu primeiro carro? Um popular pode resolver o seu problema. Onde ele aponta muitas informações importantes que podem ajuda-lo descobrir qual é o melhor carro para você. Por isso não deixe de ler o artigo que pode acabar de vez com suas dúvidas.

Do primeiro carro a gente nunca esquece, mas é bom tomar alguns cuidados para que futuramente as lembranças dele não sejam ruins.

dicas-comprar-primeiro-carro

Antes de sair para comprar seu primeiro carro, é necessário analisar inúmeros fatores importantes para escolher a melhor opção. É necessário comprar um carro que além de atender suas necessidades não pese no seu bolso.

Para algumas pessoas que tem maior poder aquisitivo, o valor do carro pouco importa. Mas para a grande maioria das pessoas, comprar o seu primeiro carro exige muito esforço, e é para pessoas que assim como eu, não vê dinheiro caindo do céu, que resolvi escrever para ajudar na hora de decidir qual melhor opção para seu primeiro carro.

Comprar carro usado ou zero KM ?

Uma dúvida bastante comum quando se pensa em comprar seu primeiro carro é:

  • Popular básico 0 km, ou popular completo usado?

Essa questão só poderá ser respondida dependendo de quanto você quer ou pode gastar, e claro que é também uma opção de gosto.

Comprar um carro 0 km é sem duvida algo muito mais prazeroso do que optar em comprar um carro usado, mas no 0 km você acaba gastando um pouco mais. Pois todos os impostos devem ser pagos a vista no ato do emplacamento. Além disso, o carro 0 km é bem mais caro que um seminovo.

Carro seminovo também tem garantia de fabrica

É possível encontrar carros seminovos cobertos pela garantia de fábrica, com baixíssima quilometragem e com mais opcionais por preços iguais ou muitas vezes até, inferiores aos que se pedem pelos veículos novos.

Muitas vezes podemos também encontrar carros usados com motores mais potentes sendo vendidos pelo mesmo preço do popular 0 km, aí realmente é uma questão de escolha. Falei sobre isso no post: Qual é a melhor compra? Ford Fiesta 1.0 novo ou Ford Fiesta 1.6 usado? Onde conto sobre as minhas experiências vividas com os dois modelos da Ford.

Diante de situações como estas, daremos a seguir, dicas de como comprar seu primeiro carro com segurança, para que futuramente não venha se arrepender como acontece com muitas pessoas.

Antes de tudo, busque informação. Pesquise pela internet, visite concessionárias e confira os preços e as versões, e os equipamentos de série disponíveis para o veículo. Após conhecer melhor os carros 0 km que pretende comprar, parta para os usados, utilizando as mesmas ferramentas de procurar na internet preços, versões, equipamentos e  valor médio de manutenção.

Procure tudo sobre o seu primeiro carro

Leia testes em revistas especializadas, blogs como o dicascarrosusados.com e procure qualquer informação sobre o carro que pretende adquirir, acho importantíssimo estar muito bem informado, pois isso o ajudará muito na sua decisão.

Compare e perceba qual é a melhor opção para você, depois de se encher de informações, certamente você já conseguirá tomar uma decisão sozinho.

Se decidir que seu primeiro carro será um modelo 0 km, faça contas e compare equipamentos dos modelos que mais lhe agrada e depois disso é só decidir pelo carro que melhor atende suas necessidades e fechar negócio.

Agora se você concluir que a melhor opção é que seu primeiro carro seja usado, serão necessários muitos cuidados, como saber qual a procedência e se tudo com o carro está em ordem. Não deixe de ler também: 10 dicas arrasadoras para você comprar um ótimo carro usado.  Onde você aprenderá como comprar um carro usado com segurança.

Custos na hora de pagar o seu primeiro carro

Após escolher qual será o seu primeiro carro, é hora de optar pela melhor condição de pagamento. Existem várias formas de financiamento de carros, as melhores são; Compra Programada, Financiamento, Leasing e Consórcio. Em breve postaremos mais detalhadamente sobre cada uma dessas modalidades de financiamento.

As taxas de juros cobradas pelos bancos variam de acordo com o ano do veículo, quanto mais novo é o carro, menor é a taxa de juros cobrada pela financeira. Vantagem esta, para o carro zero, que dependendo do valor da entrada e das promoções das instituições financeiras, muitas vezes pode-se comprar com taxa de quase 0% ao mês.

Outra dica importante independente de sua escolha é, antes de comprar, fazer a cotação do seguro, pois este fator pode também ser decisivo para comprar ou não um carro.

E já que estamos falando do seu primeiro carro, sugiro que você crie o hábito de verificar a calibragem dos pneus, evitando assim desgaste prematuro e maior consumo de combustível. O melhor de tudo, é que com eles calibrados conforme indicação do fabricante aumenta-se significativamente a segurança, já que a eficiência em estabilidade e frenagem melhora muito
quando os pneus estão calibrados corretamente.

Além disso, é obrigatório conferir com certa frequência o nível dos fluídos de freio e da direção hidráulica, não se esqueça de verificar também a água do radiador e o nível de óleo do motor, que devem se encontrar sempre entre as marcas de mínimo e máximo. Esses simples cuidados podem evitar muitos aborrecimentos e gastos futuros.

Você quer saber qual seria minha escolha?

Se eu encontrasse um seminovo do ano, com menos de 10 mil quilômetros rodados, completo, pelo mesmo valor que um 0 km básico. Com certeza absoluta eu não compraria o 0 km básico e ficaria com o modelo usado, porém completo. Mas lógico que antes eu tomaria todas precauções possíveis para não entrar numa fria.

Finalizando,  não compre por impulso, pense muito bem e analise todas as hipóteses antes de comprar o seu primeiro carro, pois não adianta comprar um automóvel sem levar em conta todos esses fatores, pois do contrário o veículo acabará lhe trazendo mais problemas do que soluções.

Boa sorte e boa compra.

  • Karlos

    Não compararia um carro novo, desvaloriza muito…
    Ainda no Brasil que pagamos tanto por tão pouco…
    Eu comparia um semi novo e pesquisaria muito…
    Atualmente estou buscando meu primeiro carro, dificil decisão e pouco dinheiro…
    Vou ficar com o classico fiat uno ( q foi o primeiro carro do meu irmão)
    http://carros.mitula.com.br/carros/fiat-uno

  • Amanda Sanches

    Gostei muito das dicas! Valeu 🙂

  • monicazappa01

    Pois é, antes de decidir é preciso pesquisar bastante, já que é possível fazer um negócio e em pouco tempo desvalorizar o carro. Sobre o método de pagamento, recomendo o consórcio, pois nem sempre a pessoa tem dinheiro em mãos e, nesse caso, é possível comprar o carro sem entrada e com parcelas mais baixas do que no financiamento.

    No MoneyGuru, existe uma consultoria gratuita bem interessante para quem tem dúvidas sobre o assunto, inclusive, eles também comentaram sobre a questão do consórcio no site: http://www.moneyguru.com.br/comunidade/index.php?p=/discussion/107/sou-funcionario-publico-e-quero-comprar-um-carro-sem-entrada

    Abraços!

  • Letticia Costa

    A coisa mais importante a se fazer após a aquisição de um veiculo é segurar esse bem. Trabalho com os menores preços das melhores seguradoras do mercado. Telefone: (11) 98711-7415 E-mail: letticiacosta.corretagem@gmail.com.

  • Diva

    Estou querendo um carro, é meu primeiro, mas tá difícil encontrar um.
    ainda mais que sou mulher, morro de medo de fazer “merda”.
    Estou pesquisando bem!