TOP Dicas para você economizar combustível

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Economizar é a palavra de ordem para quem não nasceu com a vida ganha, por isso hoje quando fui abastecer o tanque do meu carro pensei em escrever sobre economia de combustível, pois lembrei que muitas pessoas nos enviam e-mails com dúvidas de como proceder para gastar menos combustível.

As dicas de hoje parecem bobas, mas saiba que elas contribuem bastante para que o tanque do seu carro não esvazie tão rapidamente. Quero ensinar ou relembrar vocês leitores, como dirigir de maneira econômica.

dicas-parar-economizar-combustivel

Imagine uma situação:

Você com o carro parado e o ar condicionado ligado num trânsito pesado, naquele anda e para em que você mal consegue engatar a segunda marcha. Imaginou?

Não tem jeito, nessa situação qualquer carro consome muito combustível. A primeira dica é se programar e sair em horários de menor movimento. Se não puder evitar transitar durante esse horário, antes de sair de casa pense num caminho alternativo mais calmo, com menos engarrafamento. Muitas vezes compensa percorrer um trecho maior que tenha trânsito livre do que optar pelo caminho mais curto, porém engarrafado.

Manter o carro revisado também é uma boa maneira de economizar, carro bem regulado é sinônimo de economia. Uma simples calibragem dos pneus conforme recomenda o fabricante ajuda bastante, lembre que essa tarefa deve ser realizada pelo menos uma vez na semana.

Normalmente abasteço o carro uma vez por semana e aproveito para checar a calibragem dos pneus. Faça disso um hábito, pois além de economizar combustível, rodar com o pneu calibrado aumenta a sua vida útil. Importante também manter em ordem a cambagem, alinhamento e balanceamento.

Outra coisa que nem sempre lembramos e que faz a diferença, é retiramos do carro coisas que não precisamos, pois o peso dos objetos que levamos sem necessidade obriga o motor a fazer mais força para fazer o veículo se locomover e isso interfere no consumo.

Portanto nada de dar carona para pessoas chatas, pois além de ter que suportar a chatice, seu carro irá consumir mais. Deixando de lado a brincadeira, quero dizer que quanto mais peso o carro carregar, maior será o consumo.

Para finalizar quero lembrar que de nada adianta fazer tudo o que você aprendeu até agora e sair dirigindo como um piloto de corrida. Lembre-se que o maior responsável pela economia de combustível é você.

Eu e o Pedro já escrevemos sobre nossa experiência conduzindo calmamente para economizar combustível, leia o post: Consumo Chevrolet Sonic na estrada – Será que ele é econômico? E leia também: Será que seu carro realmente não é econômico? E descubra como foi o consumo de combustível do Chevrolet Sonic e Renault Sandero na estrada.

Esqueça a velha história de dirigir na banguela ou ponto morto para economizar combustível. Isso não é verdade.

Quem acha que vai economizar combustível andando no ponto morto está totalmente enganado.

Quando o carro não está desengatado, o motor continua funcionando com a marcha lenta. Assim, você acaba gastando o combustível de marcha lenta, o melhor é andar engrenado sem acelerar, porque então o sistema corta o combustível completamente. Se você duvida, observe o medidor de gasto instantâneo do computador de bordo do seu carro.

Em resumo para dirigir economizando combustível além das dicas que já mencionamos é necessário:

  • Não acelerar desnecessariamente;

  • Manter uma velocidade constante;

  • Evitar acelerações e freadas bruscas;

  • Abasteçer em postos de confiança, combustível de qualidade tem maior rendimento;

  • Evitar o uso do ar condicionado.

Não esticar as marchas e trocá-las no momento certo também evita o desperdício de combustível.

O melhor de tudo é seguir todas as dicas juntas, assim você perceberá que o ponteiro que indica o nível de combustível no tanque do seu carro irá trabalhar mais tranquilamente.

Boa sorte, muita economia e bom final de semana.