Opnião sobre HB20S – Por que eu não compraria?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Sim! eu quero registrar aqui a minha opnião sobre HB20S. No início do segundo semestre desse ano, eu estava querendo comprar um carro sedan, mas não podia ser do porte do Renault Fluence ou um Citroën C4 Pallas (dois carros que ainda sonho ter) tinha que ser um sedan pequeno, pois a minha vaga de garagem no prédio onde moro é a menor de todas. Como por enquanto não posso me dar ao luxo de mudar, infelizmente tenho que me conformar e comprar apenas carros pequenos.

opiniao sobre Hyundai HB20S Sedan

Como a Hyndai chegou até aqui?

Hoje em dia a maioria das pessoas conhece a marca Hyundai, mas num passado não muito distante não era bem assim. A Hyundai vendia no Brasil modelos feios e defasados, até hoje não sei qual motivação levava pessoas comprarem aqueles carros. Lembro-me que o pai de um amigo meu, tinha um Hyundai Excel 1994, e não contente com a péssima aquisição, depois de algum tempo trocou o Excel que vivia na oficina por um Hyundai Accent 1995, isso em pleno ano 2000 A meu ver, aquilo só tinha uma explicação: O pai do meu amigo não gostava de carros, e não via problemas em andar a pé, pois substituir peças daquelas porcarias era uma missão muito difícil.

Depois de uma forte campanha de marketing e com o inicio das vendas de carrões como Hyundai Azera, Elantra, Santa Fé entre outros, o nome Hyundai virou sinônimo de status, e hoje como já comentei no início do parágrafo anterior, dificilmente encontraremos uma pessoa que nunca tenha ouvido falar na marca, algo totalmente diferente aos tempos dos velhos excel e accent. 

Com esse fortalecimento no mercado, os consumidores passaram a enxergar a Hyundai com outros olhos, e ter um na garagem passou a ser o desejo de muitas pessoas. Sinceramente até hoje não consigo vê-la como uma marca confiável. Mesmo sabendo que os carros são bons, trago comigo a impressão de que quando o carro precisar de manutenção enfrentarei dificuldades para encontrar peças, vejo a marca com certo jeito ching ling, sei que a Hyundai não é chinesa e sim coreana, mesmo assim acho que a expressão usada cai muito bem para traduzir o que sinto em relação a essa empresa.

Opnião sobre HB20S – A hora do teste.

Mesmo assim, me rendi aos encantos do belo e recém-lançado HB20S e fui testá-lo para coloca-lo na minha lista de opções de compra, e adianto de antemão que não gostei do carro.

Por que eu não compraria um HB20S?

Andei com a versão mais top a Premium e minha opnião sobre HB20S com câmbio automático não foram muito boas. Primeiramente achei a suspensão muito dura para um sedan, eu sei que outros sedans também são parecidos nesse aspecto, mas o HB20S é ainda pior do que Honda City e Chevrolet Sonic, que são outros dois bons carros, mas que a suspensão não me agrada.

Sei que essa firmeza está ligada diretamente a uma melhor estabilidade, mas gosto muito dos sedans macios, acho que todos eles deveriam ter uma suspensão que privilegiem o conforto, assim como era nos bons tempos do Ford Del Rey.

A vida a bordo do HB20S é boa e a direção hidráulica é muito suave, a suspensão apesar de muito firme, contribui deixando o carro bem estável. O rádio assim como o exterior do carro tem visual moderninho e agrada a maioria das pessoas, mas a qualidade do som dos alto falantes é péssima, pois distorce facilmente. Num veículo tão caro, eu esperava que o sistema de áudio fosse bem melhor. Só para comparar, o sistema de som usado pelo novo Ford New Fiesta é muito melhor do que o do HB20S, e o preço dos dois são muito parecidos.

O desempenho do motor 1.6 16V de 128 cavalos com etanol é bom, mas o defasado câmbio automático de 4 marchas faz com que o seu brilho seja ofuscado, dirigir o carro é no máximo confortável, a condução se faz sem nenhuma emoção. Pelo fato do carro ser leve (1.084 kg) eu esperava um comportamento mais arisco. Sei que o carro não tem apelo esportivo, mas se o câmbio fosse mais moderno, certamente seria bem mais legal dirigir esse pequeno sedan. Comparando novamente com os concorrentes, o New Fiesta tem um câmbio muito superior por mais que seja automatizado, e tenho que mencionar o Prisma, que tem câmbio automático de 6 velocidades e de quebra tem um preço melhor em relação ao Hyundai.

Opnião sobre HB20S – Acabamento interior

interior-HB20S - opiniao sobre

Se o visual externo agrada, não posso falar o mesmo do interior, que é bastante pobre e lembra muito outros carros mais baratos, o que dizer do plástico da moldura dos botões de acionamento e direcionamento do ar condicionado? Cópia do Nissan March? O painel de instrumentos é completo e tem boa iluminação, o volante com botões multifuncionais merece destaque positivo.

E o consumo do HB20S?

O consumo apontando em alguns testes de revistas especializadas é animador, mas ao final do trajeto em que conduzi o HB20S, o computador de bordo indicou 5.3 km/l de etanol, consumo que considero alto para um carro 1.6, mas na verdade com um câmbio automático de 4 marchas eu não esperava algo muito melhor do que isso. 

Normalmente quem compra um sedan, está querendo um carro com um generoso espaço interno e um amplo porta-malas, e era o que eu estava buscando também. Porém o HB20S nesse quesito foi uma decepção, o espaço para quem viaja atrás é péssimo, e no máximo viajam apenas duas pessoas bem apertadas e sem nenhum conforto. O porta-malas tem apenas 450 litros, não é ruim, mas poderia ser melhor.

Conclusão:

O carro 0 km é caro, e como ainda é pouco comum encontrar um modelo usado à venda, quando achamos o preço é quase o mesmo de um modelo novo. A suspensão é muito firme e isso faz com que todas as irregularidades do piso sejam transferidas para o interior do veículo, fazendo com que o rodar não seja muito confortável.

O carro tem um espaço interno traseiro muito ruim e o tamanho do porta-malas é apenas regular. O motor tem boa potência e torque, mas o desempenho é ruim, graças ao defasado câmbio automático.

Juntando tudo isso com a minha desconfiança em relação disponibilidade de peças de reposição, concluo que somente um grande amor pela Hyundai é capaz de levar alguém a comprar um HB20S. Já ouvi muita reclamação de proprietários de HB20 que estão com o carro parado há meses por falta de peças, e isso certamente se estende para a versão sedan. Se você acha que somente o “status” lhe é suficiente, o HB20S me parece uma boa opção, mas se você for compará-lo com outros modelos da concorrência, possivelmente concordará comigo e concluirá que não vale a pena investir tanto num carro que oferece tão pouco.

Boa sorte e boa compra.

  • pedrodelfino

    O espaço interno desse carro realmente não é nada bom!

  • Luiz

    Tenho um HB20 hatch, e recentemente fiquei parado por 2 meses na oficina por falta de peças após uma colisão. Realmente deplorável para um modelo nacional e popular.

    Parabéns pelo Blog!

    • Frank Emiliano

      Leio muito sobre o HB20 pois fiz a besteira de comprar um… A Hyundai e sua rede de concessionárias fazem as coisas de um jeito que trabalham a moda ching ling…. Prestam um serviço deplorável e ainda são arrogantes ao ponto de dar a impressão que nos fizeram um favor vendendo um carro que nem de longe é metade daquilo que falam…. O tratamento dispensado é de uma deselegância terrível.
      Reposição de peças é tipo atendimento do SUS….. Aqui em Curitiba, meu Deus…. entrem no site reclame aqui e vejam quantas reclamações tem uma concessionário aqui da Marechal…..

      Comprando meu HB20 numa concessionária pELANTRA… fiz uma AZERA terrível… e agora não tenho mais SONATA… que CAOa….

  • Olá boa tarde!
    Você acha o novo Prisma um bom carro popular em todos os aspectos, para que tome a decissão ou outro modelo sedã que seja bo e bonito igual ou semelhante a ele.

  • Ademir

    Tenho um HB20S Premium 2015 e não concordo com o que foi dito sobre ele. O meu faz 10 Km/L na cidade e 17 Km/L na estrada com gasolina. A qualidade do som é muito boa desde que você regule o equalizador (dá para controlar todas as faixas de som). A suspensão é realmente dura, dá para sentir o solo, mas não é nada que incomode. Faltou falar sobre a potência do mesmo, o meu quando roda com alcool, o bixo voa!

    • Eduardo

      Na verdade se criticam o carro que a pessoa tem somente sendo sincero e imparcial para aceitar as falhas. E voar é piada, além de irresponsabilidade os carros 1.0 1.4 e 1.6 não são voadores apenas tem bom desempenho. è pobreza achar que voa ou querer mostrar isso nas ruas.

  • Alan

    Para um cara que tira foto abraçado em um Peugeot é no mínimo duvidosa tal opinião.