Renault Symbol, uma boa opção de carro sedan no mercado de usados

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No mercado de carros usados, o que não faltam são opções. Agora, se você procura um sedã compacto usado, tem uma família pequena, gosta de carro completo e quer um porta-malas generoso de 506 litros, não se importa muito com design e nem com o fato do carro já ter saído de linha, o Renault Symbol pode lhe agradar.

renault symbol carro usado boa opcao de sedan confortavel

Lançado no Brasil em 2009 deixou de ser produzido no final de 2012. Com modelos bem equipados desde a versão de entrada, a expression, leia-se: ar condicionado, conjunto elétrico, direção hidráulica, o symbol pode ser considerado um carro excelente em desempenho, preço, conforto e equipamentos.

renault-symbol-carro-sedan-usado-confortavel

Se você é do tipo mais exigente, opte pela versão top (privilège) que conta com os mimos da versão de entrada e mais faróis de neblina, abs, ar condicionado digital, espelhos retrovisores externos elétricos e com aquecimento, vidros elétricos nas portas traseiras, só para citar os principais acessórios que os diferenciam da versão menos nobre.

 Renault-Symbol-Privilege-painel-do-carro-usado

Outra mudança em relação às versões estão nos motores, o bom 1.6 8v com potência de 92 cavalos bebendo gasolina e 95 quando com etanol equipa o modelo básico e poderoso 1.6 16v capaz de render 110 cavalos utilizando o combustível derivado do petróleo e 115 cavalos com o tanque cheio de álcool, move a versão mais recheada.

Desempenho e conforto do Renault Symbol

Dirigir o Symbol privilège é uma atividade muito prazerosa, seus bancos aveludados e seu volante revestido em couro, acompanhados do bom ar condicionado digital e do rádio com leitura de mp3 dão ainda mais prazer ao dirigi-lo.

renault-symbol-interior-de-um-carro-confortavel

Na cidade seu motor 1.6 16v não faz feio nas arrancadas e na estrada o seu desempenho é muito bom e não lhe assusta facilmente por falta de potência. O consumo é considerado bastante bom, recordo bem que o meu na cidade fazia bons 10,5 km/l (e olha que não piso pouco) e na cidade chegava a quase 15 km/l.

Lembro quando deixei no ano passado meu saudoso Ford Fiesta, e troquei pelo Renault Symbol, nos primeiros dias, parecia que eu estava andando com um carro turbo, de tão grande a diferença de potência e desempenho entre os dois. Eu como a maioria dos compradores do Symbol, estava saindo dos hatchs 1.0 para um segmento maior. E esta compra me fez pensar em nunca mais ter um modelo com motor de 1000 cilindradas.

Mas como nem tudo é perfeito, vamos falar dos principais defeitos do Renault Symbol:

  • Palhetas ressecam com facilidade, incomodam com o forte barulho causando vibração e, além disso, limpam mal comprometendo a segurança;

  • Pintura das maçanetas de péssima qualidade obriga a repintura;

  • Acabamento central do painel, (controle do ar condicionado) descasca facilmente;

  • Coxim central do motor facilmente cede e deixa um intenso ruído entre motor e caixa

Durante o meu  convívio de 8 mil quilômetros com o Symbol, tive todos esses inconvenientes com o meu carro, porém mesmo assim eu ainda compraria outro se fosse o caso, pois o carro é surpreendentemente bom de andar.

Conclusão

Se você encontrar um modelo 2011 ou 2012 fique feliz, porque ainda contará com a garantia de fábrica, que era de três anos no momento da compra.

Quando for comprar a versão top antes de 2012, procure as com o Abs, modelos fabricados em anos anteriores nem sempre dispunham deste equipamento que era vendido como opcional, e isso normalmente não influencia em nada no valor do automóvel, quem tem a ganhar é você.

Com seguro baixo, peças de reposição que podem ser encontradas facilmente por ser compartilhadas com Sandero e Clio, o Symbol pode fazer a sua felicidade.

Boa sorte e boa compra!

  • AGC

    Gostei dos seus comentários sobre o Symbol. Faz 1 ano que sou feliz proprietário de um Symbol 2011 e tudo que você diz eu assino embaixo! Curiosamente, antes do Symbol também tive um Fiesta 1.0. E depois dessa compra nunca mais volto para o 1.0 🙂 Abs!

  • jardel freitas

    sou proprietário dum symbol 2011 privilegie realmente é muito confortável e econômico.