O Volkswagen Spacefox é um carro que ficou bonito a partir da primeira remodelação, o anterior era feio externamente e pior ainda internamente. A missão de substituir a VW Parati não deu muito certo, possivelmente por seu visual não ser dos melhores.
Depois de remodelado além do visual melhorado, o carro agrada pela ampla oferta de equipamentos, mas como nem tudo é perfeito o preço é meio salgado, tanto 0 km como usado.
O post de hoje é sobre a versão com câmbio Imotion, mas, você descobrirá os pontos positivos e negativos ao longo da sua leitura.
Com a chegada da linha 2011 a renovada Spacefox conseguiu tomar de vez o lugar deixado pela ultrapassada Parati.
A lateral permaneceu a mesma, porém os retrovisores ganharam repetidores de pisca. Na frente está a melhor mudança estética, acho que a dianteira casou muito bem com o restante da station, dando a ela ar mais moderno.
Com a nova frente ela ficou muito mais atraente e de acordo com a imagem atual da marca. Para finalizar as alterações externas, a Space ganhou nova traseira incluindo novos para-choques e novas lanternas.
Internamente a maior diferença ficou por conta do novo grafismo do painel, que agora além de mais moderno e de fácil leitura, ficou muito mais bonito do que o da versão anterior, o da primeira geração era confuso e pobre.
Mesinhas atrás dos bancos dianteiros, também fazem parte das novidades da linha a 2011, o acabamento e os arremates não foram esquecidos e ao comparados com os da anterior percebemos que eles estão bem melhores.
O banco traseiro continua tendo o ajuste em distância que proporciona aumento na capacidade do porta-malas ou maior conforto para os passageiros, conforme a necessidade, solução muito inteligente que permite aumentar o volume do porta-malas de 430 para 527 litros.
Como a maioria dos carros nacionais a VW fez vista grossa para a segurança do terceiro passageiro que viaja no meio do banco traseiro e o pior de tudo é que o cinto de segurança e encosto de cabeça para esse esquecido ocupante não estão disponíveis nem como opcionais.
O motor é o conhecido 1.6 flex que equipava a versão anterior. Comentei rapidamente sobre a Space da primeira geração no post: 7 carros usados bons para você e sua família dm maio desse ano.
Essa popular motorização é boa e seus 101 cavalos conseguem fazer a pequena perua se deslocar de forma apenas correta, por isso não espere grandes emoções, o desempenho entregue pelo automóvel não condiz com a denominação Sportline.
Como é o comportamento do câmbio Imotion na Spacefox?
No primeiro semestre desse ano eu estava pensando em comprar um Voyage Imotion, porém a loja em que fui conhecê-lo não dispunha de nenhuma versão do Voyage automatizado. O vendedor ofereceu tirar do seu showroon uma Space com o câmbio asg e eu aceitei prontamente, eu queria muito ver como se comportava o famoso câmbio automatizado da VW.
Os primeiros segundos ao volante foram suficientes para eu gostar do carro, e o test drive me convenceu a não comprar o Voyage, estava certo de levar para minha garagem a Spacefox, mas infelizmente o comportamento do câmbio não me agradou e acabei não comprando nenhum deles.
O carro anda razoavelmente bem, é espaçoso, tem excelente visibilidade e a posição de dirigir é muito boa, porém os engasgos do câmbio me decepcionaram muito. O tranco causado pelas trocas do seu antiquado sistema incomoda, mas por outro lado esse tipo de câmbio ajuda no consumo, confira as médias abaixo:
- Etanol: 6,8 km/l
- Gasolina: 9,7 km/l
Se ela fosse equipada com um câmbio automático convencional, certamente ela beberia bem mais.
A suspensão é firme e ajuda na estabilidade, mas não pense que por ela ser firme ela é desconfortável, pelo contrário é muito bom viajar nela. Em pisos irregulares também não faz feio, não ouvi nenhum tipo de barulho ao trafegar em ruas esburacadas.
Os freios Abs com Ebd param o carro sem sustos e o volante com aletas (opcional) para a troca de marchas é um show a parte, eu pelo menos gostei muito, fica muito mais gostoso trocar as marchas manualmente através delas.
O câmbio não me agradou, mas pior que o câmbio é o preço. Consultei um grande site especializado em venda de veículos usados e os valores ficaram entre R$ 33 e R$ 45 mil.
VW Spacefox é um bom negócio?
Enfim, eu recomendo o VW Spacefox Sportline 2011, pois ela é bonita e agrada bastante pelos equipamentos que oferece, porém se você assim como eu está acostumado com um bom câmbio automático, compre logo a versão manual, pois a automatizada não é legal. Se fizer questão de poupar o esforço do pé esquerdo procure um modelo automático ou automatizado de dupla embreagem.
Na verdade se você não gosta ou não tem hábito de conduzir de forma esportiva, a Spacefox pode agradar, visto que nessa condição os engasgos não são tão fortes. Recomendo fortemente você dirigir a versão automatizada e tirar suas próprias conclusões. Quando eu dirigi normalmente, pisando pouco no acelerador até que o desempenho do câmbio não foi tão ruim.
Como sempre digo o importante é testar o carro antes de comprar.
Se o desempenho lhe agradar, se o preço for acessível e se o veículo se encontrar em excelente estado de conservação, feche negócio e divirta-se com seu novo brinquedinho.
Sim, apesar dos soluços e do preço salgado ela é uma boa compra.
Boa sorte, bom início de semana e boa compra.
Deixe um comentário