Você está pensando em comprar um carro usado, mas não está conseguindo encontrar bons preços onde mora? Se você tiver tempo e paciência, saiba que é possível fazer ótimos negócios fora da sua cidade.
Muita gente não sabe, mas dependendo da situação vale a pena sim comprar um carro em outra cidade. Pois muitas vezes é possível encontrar carros mais baratos em cidades vizinhas e até mesmo em cidades de outro estado. No post: Onde ou de quem comprar um bom carro usado? Citamos algumas dicas importantes para uma compra mais segura de um carro que está em outra cidade.
A ideia de comprar carros em outras cidades buscando descontos e preços mais atrativos é mais comum quando se pensa num carro 0 km, porém isso pode ser vantajoso também na compra de carros usados.
Para os carros usados o recurso funciona, apesar de ser em situações mais específicas, pois tem uma grande desvantagem que não há no carro novo: o estado de conservação do veículo que você quer comprar, e isso deve ser levado em consideração antes de seguir viagem.
Lojistas normalmente compram em outras cidades, mas para eles é mais fácil, visto que são profissionais e além disso na maioria das vezes eles já saberem onde é melhor comprar, e dispõem de tempo suficiente para procurar, pechinchar e fazer bons negócios.
Alguns estados tem carros com menor preço que o de mercado
Os carros usados com maiores preços estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina se comparados ao estado de São Paulo. Os preços no Centro-Oeste são quase 2% mais baixos que os praticados pelos paulistas, o que leva a acreditar que comprar nessas regiões dependendo de onde você esteja e de quanto irá gastar, seja vantajoso.
Os carros em São Paulo custam em média 10% menos e isso faz com que muitas pessoas principalmente lojistas comprem lá. Tive alguns amigos donos de loja, que buscavam carros na capital paulista para revender aqui em Curitiba.
Geralmente, os carros emplacados em São Paulo são muito bem-aceitos em outros estados do país, porém no Paraná principalmente na capital, os carros do estado de São Paulo sofrem com a desvalorização, principalmente na hora de trocar em uma concessionária, mas não são só os de São Paulo que são discriminados, na verdade qualquer veículo com placa de fora é mal vista pelos curitibanos. Falamos sobre isso no post: Carros ruins de mercado. Você quer um casamento? Se a resposta for não fuja deles
E os carros usados vindos do Nordeste e do Norte não são muito bem aceitos por terem péssimas estradas e por conta da salinidade, falando em salinidade lembro que qualquer carro proveniente do litoral é mais desvalorizado.
Os usados da região Sul são os mais valorizados, pois desfrutam de uma boa reputação no que diz respeito à conservação do veículo. Não concordo muito com isso, pois vejo vários carros mal conservados aqui no sul, sinceramente nem sei se existe uma cultura de cuidar bem dos carros, conforme dizem por aí, na minha visão, isso varia conforme o dono.
CARRO DE MULHER, NEM SEMPRE É UMA BOA COMPRA
Falando em boa conservação, me desculpem as mulheres. Mas os carros delas normalmente são os mais detonados, pois a imensa maioria não cuida das manutenções e muitas não se importem com o estado geral de conservação.
Muitos carros pertencentes a mulheres têm raspados nas laterais, pequenos amassados e rodas arranhadas, e me parece que elas não se importam em dirigir seus carros com essas avarias.
Sei que minha opinião vai contra o que normalmente se fala, mas se você prestar atenção no carro da sua mãe, namorada, amiga, enfim das mulheres perceberá que eu tenho razão.
Muitos vendedores se utilizam disso como referência de carro bom, e dizem com orgulho: era carro de mulher. Sinceramente não vejo vantagem nisso.
Digo isso porque, as mulheres normalmente se preocupam apenas em abastecer e nada mais, principalmente se forem solteiras piorando ainda mais se morarem sozinhas. Sem ser machista, esse perfil de mulher é o que menos segue as manutenções indicadas pelos fabricantes. Eu digo isso pois tenho 3 irmãs, e sei bem como elas cuidam de seus carros.
Só para esclarecer, digo que as mulheres com esse perfil, geralmente são as mais desligadas quando o assunto é manutenção, porque a maioria esmagadora dela deixa a parte “chata” de ser proprietária de um carro, aos namorados, maridos ou ainda para o papai, e se ela for solteira e morar sozinha, quem ficará responsável por cuidar da manutenção do carro?
Claro que existem homens desinteressados que descuidam da manutenção, assim como têm mulheres que cuidam muito bem dos seus carros, muitas vezes ainda melhor do que nós.
Coincidência ou não, tive alguns problemas com carros que eram de mulher, sendo que sobre um deles eu já escrevi aqui no dicascarrosusados.com, se você quiser conhecer uns dos muitos problemas que enfrentei com ele leia o post: 5 razões para você não comprar um Peugeot 206 1.0 16v
Agora, veja como conseguimos um bom desconto numa compra
Se você acompanha os posts do dicascarrosusados.com já sabe que eu adoro trocar de carro, e como fiz isso inúmeras vezes, aprendi na prática comprar carros bem conservados e com bons preços.
Vivi algumas experiências comprando carros em outra cidade, a que irei contar a seguir, foi muito tranquila, pois como optei em comprar numa cidade vizinha, algo em torno de 160 km no percurso de ida e volta, a pequena distância facilitou a procura, pois eu pude ir atrás do carro que eu queria diariamente até encontra-lo.
Dessa vez o carro, não era para meu uso, mas como eu tenho bastante experiência em compra e venda de veículos, normalmente meus parentes e amigos sempre me chamam para ajudar na troca de seus carros.
Minha irmã queria um Palio, e eu comecei a procurar na minha cidade, porém como não achei nenhum carro com preço aceitável, segui para uma cidade vizinha em busca do carro.
Depois de quase uma semana procurando, encontrei um carro (Fiat Palio ELX 500 anos) em excelente estado de conservação por um preço muito bom, e depois de fazer um test drive, me decidi em ficar com ele, porém como o carro era para minha irmã tive que esperar ela aprovar minha escolha.
Como demoramos alguns dias para voltar, a vendedora me telefonou querendo saber se eu iria ficar com o carro, então aproveitei a oportunidade e solicitei na época R$ 1.000,00 de desconto para que eu pudesse ficar com o carro, e para minha surpresa minutos após, ela retornou a ligação confirmando que minha solicitação tinha sido aceita pelo gerente de vendas.
Arrependi-me de não ter pedido um valor maior, mas de qualquer forma fiquei feliz com o desconto recebido.
Nesta compra levei vantagem em não comprar o carro no mesmo dia, falamos sobre isso no post: 7 dicas incríveis para você não cair em tentação e comprar um carro por impulso.
Nem sempre conseguimos um desconto usando essa tática, mas não custa tentar, pois já que deu certo comigo algumas vezes, é possível que você consiga também. Mas é preciso estar preparado para perder o carro, pois ele pode ser vendido enquanto você pensa.
Então, logo após receber a confirmação do desconto, corremos para fechar negócio, e dias após, levamos o belo Fiat Palio para casa. Além de o carro estar bem mais barato se comparado aos encontrados na minha cidade, acabamos ganhando mais um desconto. Sem dúvida fizemos uma boa compra, e certamente valeu a pena investir os quase R$ 500,00 que gastei com combustível, lanche e pedágio durante as idas e vindas.
Outra dica importante para comprar um carro barato
Antes de sair de casa pesquise os preços médios de mercado pedidos pelo carro, além de pesquisar também na tabela FIPE para verificar qual é o valor do carro que pretende levar para sua garagem.
Conhecendo os valores médios, você não será enganado, e evitará fechar negócio com um carro que tenha um valor mais alto do que os da concorrência, e caso ache um carro bom com um preço mais elevado, poderá argumentar e conseguir comprar o carro por um preço justo.
Finalmente, o que tenho a dizer é que dependendo do preço, a compra em outras cidades compensa. Portanto, caso esteja pensando em comprar seu carro usado, o primeiro passo é ter certeza que o valor pedido pelo vendedor realmente é vantajoso. Além disso, muito cuidado com as armadilhas da internet, jamais pague qualquer valor antes de verificar as condições do carro, lembre que muitas vezes ele nem sequer existe.
Não se esqueça de incluir na conta, gastos como transporte ou combustível para a viagem, e até uma hospedagem no caso de ter de pernoitar na cidade, incluam também gastos com alimentação. Se somar tudo e mesmo assim valer a pena, não deixe de aproveitar o bom negócio, e se tiver tempo ainda poderá fazer turismo antes de partir dirigindo seu novo carro.
Boa sorte e boa compra!
Deixe um comentário