No mercado de carros usados, o que não faltam são opções. Agora, se você procura um sedã compacto usado, tem uma família pequena, gosta de carro completo e quer um porta-malas generoso de 506 litros, não se importa muito com design e nem com o fato do carro já ter saído de linha, o Renault Symbol pode lhe agradar.
Lançado no Brasil em 2009 deixou de ser produzido no final de 2012. Com modelos bem equipados desde a versão de entrada, a expression, leia-se: ar condicionado, conjunto elétrico, direção hidráulica, o symbol pode ser considerado um carro excelente em desempenho, preço, conforto e equipamentos.
Se você é do tipo mais exigente, opte pela versão top (privilège) que conta com os mimos da versão de entrada e mais faróis de neblina, abs, ar condicionado digital, espelhos retrovisores externos elétricos e com aquecimento, vidros elétricos nas portas traseiras, só para citar os principais acessórios que os diferenciam da versão menos nobre.
Outra mudança em relação às versões estão nos motores, o bom 1.6 8v com potência de 92 cavalos bebendo gasolina e 95 quando com etanol equipa o modelo básico e poderoso 1.6 16v capaz de render 110 cavalos utilizando o combustível derivado do petróleo e 115 cavalos com o tanque cheio de álcool, move a versão mais recheada.
Desempenho e conforto do Renault Symbol
Dirigir o Symbol privilège é uma atividade muito prazerosa, seus bancos aveludados e seu volante revestido em couro, acompanhados do bom ar condicionado digital e do rádio com leitura de mp3 dão ainda mais prazer ao dirigi-lo.
Na cidade seu motor 1.6 16v não faz feio nas arrancadas e na estrada o seu desempenho é muito bom e não lhe assusta facilmente por falta de potência. O consumo é considerado bastante bom, recordo bem que o meu na cidade fazia bons 10,5 km/l (e olha que não piso pouco) e na cidade chegava a quase 15 km/l.
Lembro quando deixei no ano passado meu saudoso Ford Fiesta, e troquei pelo Renault Symbol, nos primeiros dias, parecia que eu estava andando com um carro turbo, de tão grande a diferença de potência e desempenho entre os dois. Eu como a maioria dos compradores do Symbol, estava saindo dos hatchs 1.0 para um segmento maior. E esta compra me fez pensar em nunca mais ter um modelo com motor de 1000 cilindradas.
Mas como nem tudo é perfeito, vamos falar dos principais defeitos do Renault Symbol:
-
Palhetas ressecam com facilidade, incomodam com o forte barulho causando vibração e, além disso, limpam mal comprometendo a segurança;
-
Pintura das maçanetas de péssima qualidade obriga a repintura;
-
Acabamento central do painel, (controle do ar condicionado) descasca facilmente;
-
Coxim central do motor facilmente cede e deixa um intenso ruído entre motor e caixa
Durante o meu convívio de 8 mil quilômetros com o Symbol, tive todos esses inconvenientes com o meu carro, porém mesmo assim eu ainda compraria outro se fosse o caso, pois o carro é surpreendentemente bom de andar.
Conclusão
Se você encontrar um modelo 2011 ou 2012 fique feliz, porque ainda contará com a garantia de fábrica, que era de três anos no momento da compra.
Quando for comprar a versão top antes de 2012, procure as com o Abs, modelos fabricados em anos anteriores nem sempre dispunham deste equipamento que era vendido como opcional, e isso normalmente não influencia em nada no valor do automóvel, quem tem a ganhar é você.
Com seguro baixo, peças de reposição que podem ser encontradas facilmente por ser compartilhadas com Sandero e Clio, o Symbol pode fazer a sua felicidade.
Boa sorte e boa compra!
Deixe um comentário