Procurando um carro espaçoso ? Nissan Livina 1.8 SL automático é uma opção de compra

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Monovolume ou perua ou um carro espaçoso? Difícil responder. Mas também não importa. O importante mesmo, é que o carro produzido pela Nissan esbanja em espaço interno e conforto para quatro adultos. Pense num carro espaçoso que não faz feio em desempenho e equipamentos de série.

Como todo carro usado japonês, ele tem a fama de confiabilidade. O carro é de pouca manutenção e agrada a maioria dos seus proprietários que se dizem satisfeitos com o veículo. Mesmo os donos que optaram por comprar um modelo usado não se arrependeram de terem o adquirido, e isso fortalece ainda mais a confiança dos futuros compradores do automóvel, que buscam além de espaço um bom preço.

O carro tem duas opções de motorização: 1.6 e 1.8 ambos flex com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades.

nissan-livina-2010-carro-usado-grande-com-espaço

Se você está procurando um carro usado na faixa dos R$ 35 mil, com bom espaço para os ocupantes e bagagem, confortável e com desempenho razoável o Livina SL 1.8 automático ano 2010 é uma boa opção de compra, tive a oportunidade de avaliá-lo e me surpreendi de maneira bastante positiva. Confira abaixo minhas impressões sobre o carro.

Sobre Motorização e Consumo de um carro espaçoso

O 1.8 automático SL é o topo de linha, eu sempre achei esse carro feioso, mas como sempre acontece comigo e com muitas outras pessoas que conheço, bastou um rápido test-drive, para perceber outras qualidades e até começar a enxergar alguma beleza no modelo.

O motor 1.8 (1.798 cm³) e 126 cavalos (etanol) tem força suficiente para impulsionar o carro e dirigi-lo é agradável, lógico que o desempenho não é de um esportivo, até porque o segmento do carro é familiar.

A velocidade máxima alcançada pelo Nissan foi de 182 km/h

O antiquado câmbio automático de 4 marchas é razoável, com certa rapidez nas trocas o desempenho até que é satisfatório pois ele é bem espertinho, mas poderia ser bem melhor se tivesse uma marcha a mais, o que contribuiria também na economia de combustível.

Já que comentei sobre o consumo, vamos aos números:

Gasolina

  • Na cidade: 9.5 km/l

  • Na estrada: 11 km/l

Etanol

  • Na cidade: 6.5 km/l

  • Na estrada: 7.5 km/l

Dados que não empolgam, porém quando penso no câmbio automático de 4 marchas, peso (1.172 kg) e na cilindrada do motor (1.800cm³), considero que as médias de consumo não são tão ruins.

Livina é confortável, mas …

A direção elétrica com ajuste de altura é leve e precisa, a ampla área envidraçada oferece boa visibilidade e a posição de conduzir também agrada, e tudo isso se reflete em tranquilidade e conforto ao dirigir o Nissan Livina, e até faz você esquecer que está dirigindo um carro usado.

nissan_livina_interior-do-carro

Outra boa surpresa que tive, foi que a suspensão é firme e isso refletiu em boa estabilidade, mas andando em pisos irregulares a barulheira interna incomoda.

O sistema de freios Abs, garante frenagens rápidas em quaisquer condições, isso se traduz em segurança nas frenagens de emergência, gostei bastante da eficiência deles.

Ainda falando em segurança, lembro que o modelo conta além do abs com air bag duplo, e decepciona por não ter cintos de 3 pontos nem apoio de cabeça para o ocupante do meio no banco traseiro.

Com uma boa distância entre eixos acomoda confortavelmente 4 adultos, como não é muito larga, no meio só uma criança viaja com algum conforto.

No entanto, o porta-malas de 449 litros tem boa capacidade e é melhor do que de muitos sedans por aí, e ainda tem a possibilidade de rebater parcial ou totalmente o encosto dos bancos traseiros aumentando significativamente o espaço para cargas.

Com um bom número de equipamentos de série, tais como faróis de neblina, direção elétrica, ar condicionado, vidros, espelhos e retrovisores com comando elétrico, sistema de som com mp3 e rodas de liga leve, acaba agradando no geral. Mas faltam o computador de bordo e os sensores de estacionamento.

Acabamento? Achei bom com arremates bem cuidados, é claro que melhora ainda mais nas versões que tem forração em couro, o que da um ar de sofisticação e requinte.

nissan-livina-com-acabando-em-couro

Uma coisa que não gosto nos carros da Nissan, pelo menos no Tiida, Sentra, March, Versa e o próprio Livina, é o local do bocal de abastecimento do tanquinho de partida a frio, localizado entre o para-brisa e o capô. Num descuido do frentista você pode dar adeus à bela pintura do capô.

Pontos fortes:

  • Espaço interno;

  • Preço;

  • Dirigibilidade.

Pontos fracos:

  • Consumo;

  • Câmbio;

  • Local de abastecimento do tanque de partida a frio.

O Nissan Livina tem muito espaço e opção para 7 lugares

Se você quer um carro espaçoso e confortável para você e sau família, quer um preço atrativo, (a meu ver é o detalhe decisivo na hora da compra) e consegue abrir mão de alguns mimos, o Livina 1.8 SL usado deve ser considerado uma opção na sua próxima troca de carro.

Se você gosta do Livina, mas prefere um visual mais agressivo, procure pela versão aventureira denominada como X-Gear.

Nissan-Livina-X-Gear-carro-usado-com-muito-espaço

Agora se o problema for espaço, opte pela Grand Livina que tem duas vagas a mais para passageiros, e ambas tem o mesmo nível de acabamento dependendo da versão e contam com as mesmas qualidades oferecidas pela Livina SL.

nissan-grand-livina-carro-usado-7-lugares

GRAND_LIVINA-opca-de-carro-com-7-lugares

Fazer um test-drive é imprescindível, e pode fazer você mudar de opinião sobre o Livina ou qualquer outro carro.

Quando for comprar dê preferência aos modelos que possuem comprovantes de que todas as revisões foram feitas em concessionárias, normalmente são carros usados que não dão dor de cabeça e consequentemente podem ser os de melhor conservação no estado geral.

Termino respondendo a uma pergunta com a qual iniciei este artigo: Segundo a Nissan, o Livina trata-se mesmo de um carro monovolume.

Boa sorte e boa compra!

  • Diego

    Muito boa análise! Me ajudou a decidir por um Livina. Fiz um teste drive e realmente pela faixa de preço e custo/benefício, ele se destaca dos demais.
    Estou pagando R$26 mil em um 2010 SL 1.8 automático, com esse valor, as outras opções seriam celta…uno…gol…fiesta….
    Não tem nem comparação!