Como descobrir se o carro que vou comprar é fruto de roubo?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você for comprar em concessionária, fique tranquilo, pois normalmente elas averiguam a procedência do carro, antes de disponibilizarem o carro em seu pátio para vendas.

Lojistas (pelo menos os bons) também tomam os mesmos cuidados, porém se você for comprar de particular, é necessário tomar alguns cuidados antes de fechar negócio.

Peça o documento original e analise se ele não é adulterado, os verdadeiros tem alto relevo em toda a sua volta, é muito importante que sejam checadas as gravações de chassis nos vidros, e vale lembrar que os números de todos os vidros devem ser exatamente iguais aos registrados no documento.

Carro roubado como descobrir na hora de comprar

É preciso atentar ao número do motor, que pode ter sido raspado, e nesse caso, se não o carro pelo menos o motor, deve ter sido roubado.

No site do Detran, além de poder consultar sobre pendências como multas é possível fazer a verificação se há algum alerta de roubo.

No site da Fenaseg você pode encontrar informações sobre se o carro que está comprando sofreu algum acidente grave (Sinistro Objeto de Indenização Integral). Traduzindo, é neste site que você descobre se o carro já sofreu perda total. Assim você livra-se de comprar um carro reformado, pois as seguradoras vendem carros que deveriam ter sido inutilizados, e algumas pessoas físicas ou jurídicas compram, reformam e vendem como se fossem carros bons. Falei sobre isso no post: Como descobrir se o carro que você pretende comprar já foi batido? Aprenda tudo aqui!

Lembre-se que chassis e placas podem ser adulterados, então é preciso muito cuidado e não custa relembrar que existem sites que prestam serviço informando se um carro foi furtado, se sofreu danos em algum acidente grave, se a quilometragem foi adulterada, se está alienado ao banco, se foi comprado de locadora ou se foi adquirido em leilão, entre outras informações bem interessantes. O melhor é que o custo por estes serviços é baixo e por mais que não fossem baratos, investimentos como esses, sempre compensam.

Na dúvida, o mais recomendado é contratar empresas especializadas em vistorias de veículos, se estiver disposto a investir um pouco a mais, é interessante contratar um serviço de alguma empresa credenciada e especializada em vistorias e perícias veicular que atestem que o carro não teve nenhum sinistro grave ao longo de sua vida, além disso, elas informam outros detalhes importantes, que fazem com que você compre com mais segurança.

Se você comprar um carro e, for parado numa blitz policial, e se for constatado que o carro foi furtado no passado, infelizmente você irá perder todo o dinheiro que investiu na compra.

Boa sorte e boa compra.