Aprenda a hora certa para trocar de marchas economizando combustível

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Na última sexta-feira tratamos de um assunto que interessa muitas pessoas – dirigir economicamente: Top dicas para você economizar combustível.  Dentre as dicas comentei que a troca de marchas na hora certa é uma tarefa que ajuda muito economizar combustível.

Muitas pessoas não sabem qual a finalidade do câmbio do seu carro, então vou resumir:

A caixa de câmbio do carro é composta por engrenagens responsáveis por desmultiplicar as rotações do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas. O câmbio transforma a potência do carro em força ou velocidade dependendo da necessidade.

trocar de marchas economizando combustível

De uma forma simplificada, quanto maior a rotação do motor em relação a rotação do eixo maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação ao eixo maior será a velocidade.

Mas você sabe como trocar as marchas corretamente?

O que muita gente também não sabe, é que a mudança das marchas no momento correto contribui significativamente para a redução de gasto de combustível.

A mudança de marchas de maneira correta é uma atividade muito simples e fácil de realizar. Como nem todos os carros tem conta giros, vamos exemplificar a maneira correta para troca a partir da velocidade.

A primeira macha deve ser usada apenas para movimentar o veículo, ou seja, ela serve exclusivamente para deslocar o automóvel que está parado. Não se deve esticar a primeira marcha sem necessidade.

Assim, logo que o carro começar a se deslocar, a segunda marcha deve ser engatada, e quando a velocidade chegar próximo aos 40 km/h a terceira marcha deve ser engrenada.

Quando o velocímetro marcar velocidade próxima a 60 km/h você deve trocar para a quarta marcha. A partir daí conforme o carro consiga desenvolver uma velocidade maior a quinta marcha deve ser usada.

A quinta é uma marcha de economia e deve ser usada sempre que o trânsito permita que o veículo ande acima de 60 km/h.

Esticar as marchas faz o carro alcançar velocidade mais rapidamente, porém o consumo de combustível é maior

Se você pretende economizar combustível aconselho fortemente que as mudanças sejam feitas conforme acima. Para diminuir o consumo é preciso dirigir economicamente, e para isso a maneira de conduzir deve ser calma, sem acelerações bruscas.

Claro que em caso de ultrapassagens por questão de segurança não devemos pensar em economia, assim você deve acelerar no máximo e esticar as marchas até o limite de rotação para que o carro consiga ultrapassar o mais rápido possível.

Em carros com câmbio automático a dica é pisar de leve no pedal do acelerador. Os câmbios de hoje em dia são auto adaptáveis, e por isso se você pisar levemente no acelerador ele entenderá que deve trocar as marchas com giros mais baixos e consequentemente estará economizando combustível.

Mudar de marchas no tempo certo como vocês viram é muito fácil e além de economizar combustível também contribui para prolongar a vida útil do sistema de motor/caixa. Quem tem a ganhar com isso é você, então se quiser economizar deixe o hábito de dirigir como um piloto de corrida e assuma uma condução mais tranquila, seu bolso agradecerá.

Boa sorte, boa segunda-feira e até breve.

  • cleyson

    Estás dicas foram muito útil, meu muito obrigado .

  • Marcio M

    Está informação foi muito útil, gostei, e muito obrigado.

  • J. Ferreira

    estas dicas supriram minhas necessidades. Obrigado.

  • Edson Ázara

    Valeu, estava a procura destas informações, pois, recebi duas informações contraditórias e não sabia o que fazer, antes trocava muito rapidamente a marcha e chegava a andar de quinta com 40km/h.

  • Evanir

    Amei as dicas
    Ontem notei que ao engatar a primeira e em seguida esta tipo travando (segurando).
    Meu carro tem dois anos fiesta 1. 6
    Porque isso scontece?
    O que devo fazer?