Cada dia, o sonho da maioria dos brasileiros ganha força: adquirir seu próprio veículo, conseguindo assim, sua independência e tranquilidade de ir e vir sem depender de transporte público, se torna mais fácil. O financiamento vem ganhando muita força, com o passar dos tempos, e é praticamente a forma mais comum para o parcelamento da divida.

Mas todo cuidado é pouco, na hora de comprar algo que irá comprometer boa parte do seu orçamento, os financiamentos para compra de veículos novos ou usados podem ser realizados em três modalidades: crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.

como financiar o meu carro

Vale a pena ver qual se encaixa melhor no seu bolso e saber cada detalhe que essas formas de financiar oferecem. Lembrando que os bancos irão fazer uma análise, para ver se você realmente tem condições de adquirir o veículo e, só depois, seu financiamento será liberado.

Mas, vamos conhecer algumas vantagens e desvantagens que o financiamento oferece:

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Gostou do assunto? Então compartilhe esse post com seus amigos e os ajude a conhecer as 9 dicas de ouro antes de financiar um carro.

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

1 – Você já sai dirigindo

Uma das maiores vantagem do financiamento, após a liberação da documentação de compra do veículo, você já sai da loja com ele, sem ter que esperar mais nada.

Leia também ...   HB20: Seminovo ainda caro, porém, bem equipado

2 – Você compra mesmo sem dinheiro no bolso

Esse é um excelente motivo para os consumidores, pois existem bancos que financiam o valor total do veículo e outros para os quais você paga uma pequena quantia como entrada, abatendo, assim, no valor final do seu veículo.

3 – Comodidade no pagamento

Como você adquiriu com um banco ou financeira conveniada, todo mês quando for quitar sua conta de água, luz, impostos etc; você pagará junto o financiamento do seu veículo, ficando muito mais cômodo.

4 – Sobrou dinheiro? Que tal adiantar uma parcela!

Adiantando algumas parcelas com um dinheiro extra que possa receber, como seu 13º salário ou abono, você quita seu veículo mais rápido.

Mas, nem tudo são flores, o financiamento possui algumas desvantagens também:

5 – O veículo pode sair mais caro

Em alguns casos o cliente chega a pagar duas vezes o valor financiado, pois as taxas de juros são um pouco maiores, dependendo-se do financiamento que realizou.

6 – Seu veículo perde o valor após um tempo

Depois de uns dois ou três anos, seu veículo já não vale o valor total que você pagou, novos modelos e marcas já surgiram no mercado, o que causou essa desvalorização.

7 – Falta de planejamento

mais 9 dicas para financiar o meu carro

Esta questão, sem dúvida, afeta muitas pessoas que acabam agindo por impulso e compram, mas esquecem das contas extras como o combustível, o estacionamento, pedágio e IPVA, sem falar da manutenção que o carro exige.

8 – Não pode vender o veículo financiado

Uma das formas de financiamento conhecida como leasing, não permite que você venda seu veículo até quitar todas as parcelas, pois entende-se que o carro ainda não é seu, sendo assim não pode ser passado adiante, até você pagar sua última parcela.

Leia também ...   Como dirigir um carro com câmbio automatizado?

9 – Não atrase suas parcelas

O atraso nas parcelas gera um grande problema, pois além do aumento na taxa de juros, a apreensão do veículo pode ser feita até a quitação, com o banco podendo entrar com uma ação judicial de reintegração de posse, dependendo do financiamento feito e você pode acabar tendo que devolver seu veículo para limpar seu nome.

Por isso, pense bem antes de comprar um veículo financiado, ok?

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.