Conheça os prós e contras de se adquirir um zero KM ou um seminovo e veja o que é melhor para você

Comprar ou financiar o próprio carro é um dos maiores sonhos que existem entre os brasileiros (mais até do que a casa própria). Porém, adquirir um carro é muito mais fácil do que mantê-lo. Os custos de manutenção e de vida útil do veículo podem não ser o que você esperava e acabarem surpreendendo ao levar você à conclusão de que não consegue manter, financeiramente, um carro.

Carro novo ou carro semi novo

 

Além desses custos, um outro problema – ou dúvida – que assola os compradores (tanto de primeira viagem quanto os já mais experientes) na hora de adquirir um carro é sobre o que mais compensa: comprar um carro zero KM ou um seminovo.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Existem muitas especulações e nenhuma resposta concreta, já que, nesse caso, o que pode ser melhor para um, pode não ser o melhor para outro comprador e vice-versa. Por isso, este artigo elencará prós e contras de cada tipo de veículo para que você mesmo os pese e decida o que mais se encaixa na sua vida, seu orçamento, seu tempo livre, sua paciência etc.. Vamos lá?.

Carro zero KM x carro seminovo: os prós e contras

Quando carro novo é melhor

Ainda que, de cara, o carro seminovo pareça mais em conta, ainda mais com a volta do IPI integral, bem como com a crise econômica pela qual o Brasil passa, não é tão simples assim avaliar o real custo de um veículo, uma vez que vai muito além das parcelas que você paga todo o mês ou do dinheiro que você pagou à vista no carro.
Para calcular qual a melhor opção para você, de fato, é necessário levar em conta o que você pretende futuramente para o carro, bem como os custos que você planeja ter com o mesmo. Tendo essas duas coisas em mente, fica mais fácil analisar as duas opções e escolher uma.

O seminovo é melhor quando…

Carro seminovo quando é melhor

Para a maior parte das pessoas, o seminovo apresenta a vantagem de ser mais barato e, muitas vezes, mais potente e mais equipado do que muitos veículos novos que estão entrando no mercado. Isso geralmente acontece por conta da taxa de desvalorização. Ainda que o carro mal tenha sido usado, assim que é vendido já começa a ter seu valor depreciado.

Essa é uma das maiores vantagens do seminovo. O problema é que as pessoas que geralmente compram seminovos trocam de carro com mais frequência, de modo a não ter que lidar com problemas mecânicos no veículo. Se esse é o seu perfil – prefere veículos mais potentes, mais baratos, mas não fica com um mesmo carro muito tempo – talvez o seminovo seja a opção para você.

O zero é melhor quando…

quando carro zero km é melhor

Porém, ainda que o carro zero KM seja mais caro, em termos de preço líquido que o seminovo, pode se encaixar melhor se o seu perfil for um pouco diferente. É melhor investir num carro novo se você não é do tipo que costuma trocar de carro com frequência (pretende ficar com o veículo por mais de três anos). Isso porque os gastos com manutenção são bem menores, já que o veículo nunca foi usado; os veículos novos geralmente vêm com uma garantia estendida, além de o IPVA do ano seguinte já pago, o que reduz bastante os custos por algum tempo.

A escolha por um carro zero KM ou um seminovo depende muito mais do seu perfil do que de uma característica intrínseca aos veículos. Pondere o que você prefere e faça a escolha por um veículo novo ou seminovo, sem neuras.

Leia Também