Recebemos e-mails de vários leitores perguntando como dirigir um carro com câmbio automatizado, por isso resolvi escrever esse post para tentar diminuir as dúvidas das pessoas que ainda não sabem usar essa tecnologia. Carros com câmbio automatizado estão se tornando cada dia mais comuns, mas como a maioria das pessoas só dirige carros manuais é normal que apareçam dúvidas em relação ao modo de dirigir um automático ou automatizado.
Porém, dirigir um carro automatizado é muito simples. Na verdade é muito mais simples e cômodo dirigir um automatizado do que um manual.
Como dirigir um carro com câmbio automatizado?
É bastante simples, mas os marinheiros de primeira viagem devem tomar cuidado para não acionar o freio com o pé esquerdo.
Normalmente as pessoas procuram o pedal da embreagem, acabam pisando no freio.
Dependendo da situação isso pode ser perigoso. Mas é só prestar atenção inicialmente, relaxar e aproveitar todo o conforto e prazer que só um carro automático pode lhe proporcionar.
Se você já dirigiu um carro automático tudo fica mais fácil, pois o que muda mesmo é a posição dos engates da alavanca de câmbio.
Os câmbios automatizados estão disponíveis em vários carros das quatro grandes montadoras instaladas no país, cada uma delas batizou o sistema com um nome:
- Chevrolet – Easytronic
- Fiat – Dualogic
- Ford – Powershift
- Volkswagen – Imotion
Já contei a minha opinião sobre os automatizados que dirigi no post: Câmbio automático X Câmbio Automatizado, entenda a diferença entre os dois
Veja também uma lista dos carros com câmbio automático da Chevrolet com preço menor que R$ 60 mil.
O que muda é o comportamento de cada um, quando pensamos em modelos mais populares, em minha opinião o melhor deles é o Powershift, um câmbio muito mais moderno do que os da concorrência. O câmbio automatizado da Ford é composto de dupla embreagem, e o seu comportamento é tão bom ou em alguns casos melhor do que de um verdadeiro automático.
Também contei sobre minha impressão ao dirigir o automatizado da Ford num artigo exclusivo: Câmbio Powershift, uma impressão ao dirigir.
No caso do Dualogic, Easytronic, e Imotion a posição dos engates é igual. O passo a passo para isso dirigir é muito simples, porém como o que queremos é esclarecer as dúvidas dos leitores vamos explicar tudo de uma forma bastante simples e clara:
Passo a passo:
1º Para dar a partida é necessário estar pisando no freio.
2º Para dirigir à frente, retire o câmbio da posição N e posicione a alavanca puxando-a para a sua esquerda onde há uma indicação D/M (drive ou manual).
3º Pronto, após isso é só soltar o freio e acelerar, então o câmbio irá passar as marchas automaticamente conforme as necessidades do motor.
Para engatar a marcha à ré, é necessário parar totalmente o veículo e posicionar a alavanca de mudanças até a letra R (Reverse).
Para reduzir as marchas é necessário usar o kick down, que é o ato de pisar até o final do curso do pedal do acelerador, ainda há a opção de fazer as trocas manualmente.
Como disse no parágrafo acima é possível fazer trocas manuais, para isso a alavanca estando na posição D (drive) deve ser pressionada para a esquerda até que a seleção indicação manual apareça no painel.
Depois disso basta fazer as trocas normalmente como num carro com câmbio manual, porém as trocas são realizadas através de um simples toque para trás ou para frente.
A cada toque para trás onde há uma sinalização com o sinal de (+) chamam-se as marchas para frente 1ª, 2ª, 3ª e assim sucessivamente.
A cada toque para frente onde há a indicação do sinal de (–) reduzem-se as marchas. Por exemplo, se você estiver em 5ª marcha e quiser reduzir para 4ª deve-se dar um toque para frente e assim por diante.
Como dirigir o câmbio automatizado (Powershift) da Ford?
Exatamente como acima, o que muda no Powershift é a posição da alavanca, que é igual ao dos automáticos convencionais.
No Powershift a alavanca com o carro parado fica em P (park), para movimentar o carro para frente é necessário pisar no freio, acionar o botão que trava a alavanca e deslizar o câmbio até a posição D (drive), após isso é só tirar o pé do pedal do freio e acelerar para que o carro realize as trocas conforme a necessidade do motor.
Para trocas manuais é preciso acionar as teclas (+) ou (–) localizadas na manopla de câmbio para aumentar ou diminuir as marchas.
Assim como nos câmbios automáticos, os automatizados só realizam a mudança manualmente se a rotação for adequada, do contrário o câmbio não aceitará a solicitação do motorista evitando danificar o sistema.
Para estacionar o automóvel acione o freio e deslize a alavanca de mudança até a posição P, depois desligue o motor.
Nos outros automatizados é igualmente necessário estar com o pé no freio e movimentar a alavanca do câmbio até a posição N (neutral ou ponto morto) em seguida é só desligar o veículo.
Tenho certeza que na prática você irá se acostumar a dirigir um carro com câmbio automático ou automatizado no máximo em cinco minutos. Nós nos acostumamos facilmente com o que é bom.
Sou suspeito em falar, pois desde criança sou completamente apaixonado por transmissão automática, tanto que um dos meus carros é automático.
Câmbios manuais são legais, mas o automático entrega muito conforto tanto na cidade quanto na estrada e além de conforto ao contrário do que muitos dizem é muito prazeroso guiar um carro equipado com este tipo de transmissão.
Espero ter ajudado, caso ainda tenha ficado alguma dúvida, perguntem através do e-mail que teremos imenso prazer em responder.
Boa sorte e bom final de semana.
Deixe um comentário