Sempre ouvimos dizer como dirigir de maneira segura em dias de chuva, mas quase nunca encontramos informações de como dirigir em dias ensolarados, parece que dias de sol são perfeitos para dirigir, mas não é bem assim.

No início da manhã e no final da tarde a luminosidade do sol pode se tornar perigosa, principalmente se você estiver dirigindo na estrada. Pela manhã os raios solares refletem diretamente na visão do motorista, e em algumas condições nem mesmo o óculos é suficiente.

Lembrando que a situação do para-brisa também interfere, ele não pode estar sujo nem trincado, até mesmo os arranhões podem prejudicar ainda mais a visibilidade.

como-dirigir-em-dia-de-sol

Na linha do horizonte a luz do sol pode lhe atrapalhar muito, o pior pode causar um acidente.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Por isso é importante ter sempre guardado no porta-luvas do seu carro um óculos de sol, e não estou falando de qualquer óculos, é preciso que ele seja de boa qualidade para que além de lhe ajudar a enxergar melhor, não prejudique a saúde da sua visão.

Outro importante aliado para sua segurança em dias ensolarados é o para-sol do seu carro, eles podem ajudar bastante. As vezes o ajuste do para-sol não é suficiente para proteger seus olhos, se o seu carro tiver ajuste de altura do banco, a dica é aumentar a altura até encontrar uma posição onde o sol não ofusque sua visão.

Se o ajuste de altura não estiver disponível no seu carro, ajuste o encosto do banco mais para frente, lembre-se que quanto mais sua cabeça estiver próxima ao teto do veículo melhor.

Tente não olhar diretamente para a luz do sol, tente olhar para baixo e para o lado contrário ao sol, isso também diminui as chances de você perder a visão por olhar diretamente para o sol.

Dirigindo na cidade redobre o cuidado com a sinalização, em especial com os semáforos, é comum não enxergarmos qual das luzes do sinaleiro está ligada.

Boa sorte, muito cuidado e bom início de semana.

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.