EcoSport: você gosta do espírito aventureiro mas não pode ou não quer gastar muita grana para comprar o modelo novo?

Adquirir um usado é uma ótima opção, a Ford Ecosport anterior não é tão moderna como a atual geração tanto em design como em mecânica, mas ainda é um carro com bonitas linhas e o melhor, mecânica confiável.

Será que comprar o Ford Ecosport XLT automático é um bom negócio?

O jipinho da Ford é o automóvel com visual fora de estrada mais querido pelo público brasileiro desde o seu lançamento em 2003. Foi com ela que iniciou-se a febre do estepe na traseira.

Em 2008 a Ecosport passou por uma reestilização e o carro ficou mais interessante, em minha opinião a melhor das alterações foi a mudança da grafia do painel de instrumentos. O anterior era feio e os mostradores de temperatura e combustíveis eram digitais e imprecisos.

carro-usado-ecosport-xls-cambio-automatico-usado

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Já em 2010 as mudanças foram bem menos significativas, mudou apenas a grade dianteira, o rack que agora é longitudinal e ganhou o nome escrito no capô, acho que essa ultima alteração deixou o carro ainda mais bonito.

Foi em 2010 também que a Ford decidiu aumentar o número de equipamentos de série deixando o interior bem mais requintado. O maior destaque do interior é a bela forração dos bancos em couro de duas cores: preto e marrom, opcional da época na versão XLT automática.

A Ecosport 2010 automática mostra que amadureceu com o passar dos anos, os chatos barulhinhos internos da versão 2003, por exemplo, desapareceram, e não deixaram saudades.

Leia também ...   Up Tsi: nele potência e economia caminham lado a lado

ecosport-xls-cambio-automatico-usado

Internamente além de estar mais luxuosa, continua com o mesmo bom espaço para até quatro pessoas. Na segurança para o terceiro passageiro do banco traseiro ponto negativo para a Ford, pois mesmo na versão mais completa faltam cintos de três pontos e encosto de cabeça.

carro usado otima opcao ecosport-xls-cambio-automatico-usado

O motor do Ford Ecosport é muito bom

De motor a Eco automática está muito bem servida, o Duratec 2.0 16V gera 145 cavalos quando abastecido com álcool, o que garante boas arrancadas e retomadas.

Dirigir a versão automática é um prazer, se vocês acompanham o blog já sabem que gosto muito de carros automáticos, e se eu fosse comprar uma Ford Ecosport, certamente optaria pela versão automática. Mesmo o antiquado câmbio tendo apenas quatro velocidades, as trocas são feitas no tempo correto e as reduz rapidamente quando necessário. Falta tecnologia, mas não competência.

O desempenho é prejudicado pela falta de uma quinta marcha, mas não é ruim. A posição de dirigir mais alta privilegia a visão no trânsito, essa sensação é muito boa. O que decepciona mesmo é o consumo, confiram as médias abaixo:

  • Etanol: 4,9 km/l.
  • Gasolina: 7,0 km/l.

Muito ruim, mas esse resultado tem uma boa explicação: Além de usar câmbio automático que por si só já afeta o consumo, a transmissão é muito antiga. Vale lembrar que para piorar ela possui apenas quatro marchas, assim o consumo não poderia ser melhor.

Como o veículo é alto, é preciso ter cuidado em curvas quando estiver dirigindo em maiores velocidades, pois a facilidade de capotar é bem maior que a de um carro baixo.

Uma Ecosport ano 2010 automática como a que dirigi custa em média R$ 40 mil, e tenha certeza que vale a pena. Arrependo-me amargamente de não ter fechado negócio com uma que tinha apenas 2 mil quilômetros, o preço estava um pouco acima da média, e como a concessionária não aceitou minha proposta fiquei sem poder leva-la para minha garagem, mas quem sabe no próximo ano eu encontre uma tão boa quanto.

Leia também ...   Ranger 2016, boa para o asfalto ou chão de terra?

Finalmente a dica é a mesma de sempre, procure sem pressa e prefira comprar um carro que tenha passado por todas as revisões e que se encontre em excelente estado de conservação.

Pense também: Renault Duster.

Se encontrar um nessas condições feche negócio, pois certamente você não irá se arrepender.

Boa sorte e boa compra.

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.