O Nissan March foi o primeiro carro popular japonês do Brasil, na verdade ele é produzido no México e por esse motivo não paga imposto de importação, isso garante um preço bem interessante, embora seja mexicano seu DNA é japonês e isso é o que importa.

As linhas externas não me agradam muito, mas graças a ela a engenharia japonesa conseguiu um bom espaço interno. Ele tem um jeitinho robusto e as linhas arredondadas dão charme ao seu visual, embora isso não faça dele um carro bonito.

O teto alto além de permitir maior aproveitamento do espaço interno, evita que os passageiros do banco traseiro raspem a cabeça no teto. A ampla área envidraçada das grandes janelas ajuda na visibilidade e isso garante uma sensação muito agradável.

nissan-march-carro-pequeno-da-nissan-frente

Resultado de tudo isso é que no banco traseiro três pessoas viajam sem grandes apertos e o espaço para as pernas é razoável. Infelizmente o porta-malas foi penalizado, tem capacidade para apenas 265 litros, mas não é ruim para um carro com vocação urbana.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Na segurança o Nissan March deixa a desejar, eu sei que outros carros da categoria também não disponibilizam o cinto de segurança de três pontos e o encosto de cabeça para o passageiro que viaja no meio do banco traseiro, mas num Nissan eu espera mais. Pior de tudo é o fato do abs não estar disponível nem como opcional, para tentar se redimir desses inconvenientes a Nissan equipou todas as versões com air bag duplo.

nissan-march-carro-pequeno-da-nissan-interior

No acabamento interno o plástico é predominante, mas o bom arremate das peças ajuda para que o ambiente fique mais agradável.

Três boas surpresas estão presentes desde a versão mais básica são: ajuste de altura do banco do motorista, conta giros e computador de bordo, existem carros de outras categorias bem mais caros que não dispõe de itens como o computador de bordo nem como opcional.

O motor 16V de 74 cavalos é bastante conhecido pois ele é de origem Renault. Se você acha que o motor é o mesmo que equipa o Clio acertou, além de ser usado no pequeno Renault o motor também é utilizado no Logan e Sandero, o câmbio manual de cinco marchas também é igual, mas as relações de marcha foram alteradas.

Acho bem legal dirigir o carrinho da Nissan, mérito da direção elétrica, engates de marcha suave e preciso. A suspensão bem equilibrada faz com que o pequeno Nissan seja confortável e tenha boa estabilidade.

vermelho-nissan-march-carro-pequeno-da-nissan

A relação peso potência também ajuda a agradável sensação de conduzir, mesmo com motor 1000 o desempenho agrada. A boa surpresa é que mesmo com o ar condicionado ligado o carro desenvolve bem, tive essa mesma impressão quando dirigi o Renault Logan.

No consumo médio também não faz feio, vejam as médias obtidas:

  • Na cidade: 7,8 km/l
  • Na estrada: 11,1 km/l

Sei que quando pensamos em carro 1.0 esperamos que o consumo seja mínimo, mas com a qualidade da nossa gasolina infelizmente o gasto é bastante alto mesmo.

Segundo o maior site especializado em vendas de carros usados aqui de Curitiba, um modelo 2013 varia entre R$ 25 mil e R$ 31 mil reais.

Enfim, com boa relação custo benefício, preço honesto e boa dirigibilidade o Nissan March pode ser ótimo para ser seu segundo carro ou mesmo para usá-lo no dia a dia.

Lembrando que dependendo o seminovo pode ainda ter garantia de fábrica visto que a Nissan oferece garantia de três anos, por isso só compre um se estiver com as revisões em dia para poder contar com a garantia dada ao veículo. Importante também procurar com calma e comprar um modelo bem conservado.

Já ia esquecendo o mais importante: carro japonês tem fama de nunca quebrar, só essa qualidade já é suficiente para fechar negócio, e se somar isso a todos outros benefícios certamente você não se arrependerá de ser proprietário do primeiro carro popular japonês do Brasil, produzido no México.

Boa sorte e boa compra.

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.