O Gol nasceu em 1980, na fábrica a primeira versão ficou conhecida como Bx. Inicialmente foi produzido com um barulhento motor carburado de 1.300 cilindradas, refrigerado a ar, lembro que esse foi o primeiro carro que dirigi felizmente com 11 anos eu já conseguia alcançar os pedais e recordo também que eu o chamava de Gol Fusca pelo fato do motor além de ser barulhento ser refrigerado a ar.
O desempenho era muito fraco, assim a VW lançou em 1981 uma versão 1.6 com carburador duplo o que melhorou significativamente o desempenho do carrinho.
O Gol quadrado como é popularmente conhecido reinou absoluto até o ano de 1994, até que chegou a versão AB9, carinhosamente chamado pelos brasileiros como Gol bola ou bolinha.
O Gol é um carro robusto, muitos dizem que ele é um carro que topa qualquer parada e que quase nunca quebra, e quando quebra a manutenção é simples e barata. Até aí tudo bem, mas é preciso ter alguns cuidados para não entrar numa fria.
Eu tive um Gol 1000, ano 1994 que não estava bem conservado, parou inúmeras vezes na rua, me deixando muito irritado. O meu carro estava com alguns pontos de ferrugem, com motor meia vida e por muitas vezes me deixou na mão. Fiquei com o carro por 18 meses e infelizmente depois de tantas chateações, não me deixou saudades.
A maioria dos problemas que enfrentei foi com o carburador. Como na época eu não tinha dinheiro fui literalmente remendando o carburador e ele nunca ficou bom.
Embora o carro tenha me deixado muitas vezes na mão, lembro que por várias vezes ainda viajei e verdade seja dita, ele enfrentou o trânsito bravamente. Claro que ele não garante conforto nenhum, é apenas um carro confiável quando bem conservado.
Os bancos são firmes demais e a suspensão é dura. O interior bate muito, o barulho das partes plásticas incomoda bastante.
Mas como comprar um bom Gol quadrado?
Então, se não quiser enfrentar problemas é melhor escolher bem o seu VW Gol quadrado.
Em primeiro lugar é preciso analisar a suspensão, pois se ela foi muito exigida ou rebaixada em algum momento, é muito provável que tenham trincas nas torres dianteiras e na parte inferior da parede de fogo.
Observe a cambagem das rodas traseiras, que em veículos desse que carregaram muito peso ela tende ser excessivamente negativa, causando desgaste da face da banda dos pneus que está voltada para o assoalho.
Nos modelos equipados com o motor CHT da Ford, fruto da Autolatina e denominado AE 1600 pela VW é preciso atentar a barulhos metálicos vindos do tensionador ou da própria corrente de comando. Esse barulho é mais comum quando se liga o motor.
Em carros mais velhinhos é difícil encontrar um que não tenha sido repintado, mas procure por aqueles que mantêm a maior parte da carroceria com pintura original.
Na dianteira, na junção dos para-lamas com a sustentação do motor existe um filete de massa de vedação de cada lado do carro, que é retilíneo e sem marcas, caso o carro tenha sofrido uma batida frontal, esses filetes dificilmente estarão perfeitos, mais uma pequena dica valiosa.
Leia também o artigo 10 dicas arrasadoras para comprar um ótimo carro usado que lhe dará ideia de como proceder antes de fechar negócio.
Claro que o Gol quadrado quando bem conservado pode ser um bom negócio, o Gol oferece excelente custo/benefício e assim como outros carros mais velhinhos ele pode ser tão bom quanto um carro 0 km.
Tenha em mente que ao comprar qualquer carro usado, especialmente os mais velhinhos é muito importante fazer uma revisão geral, pois para poder passear ou trabalhar sem receio de que ele quebre, é preciso deixá-lo em dia. Caso contrário por melhor que esteja a conservação do carro é possível que ele lhe deixe na mão a qualquer momento.
Boa sorte e boa compra.
Deixe um comentário