Renault Logan, carro popular familiar bom, nem tão bonito, mas “barato”

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conforme eu havia planejado, termino essa semana comentando sobre um bom carro popular familiar. Já comentamos sobre o Classic, Fiesta sedan, Voyage e Siena. Diante dessa lista, eu não poderia deixar de lado um importante carro popular familiar, o Renault Logan.

Logan é um carro popular familiar com ótimo espaço

Apesar do seu jeitão antiquado, o carro se destaca muito dos demais de sua categoria por ter um ótimo espaço interno, falando em espaço, o porta-malas acomoda 510 litros, volume que considero excelente e um dos principais requisitos para ser um bom carro popular familiar.

renault logan carro popular familiar

A ideia de criar um carro médio com preço de popular adotada pela Renault deu certo, porém, isso não foi o suficiente para que as vendas do Logan fossem expressivas, particularmente atribuo isso ao seu visual que não é dos mais agradáveis. Porém, a relação custo benefício é boa, e isso atrai muitos compradores que buscam um carro popular familiar que seja “barato” bem equipado e espaçoso.

Depois de consultar alguns clientes, a Renault resolveu fazer um facelift no carro para acertar os pontos mais criticados, com o objetivo de aumentar a participação no mercado do seu bom carro popular familiar. Internamente o carro também ficou menos pobre e os arremates foram melhorados, até adicionaram uma pequena forração em tecido no painel das portas, que anteriormente até nas versões mais caras com motor 1.6 era uma peça inteiramente plástica.

Abaixo o o novo modelo do Renault Logan prometido para 2014.

Renault Logan 2014 no modelo carro popular sedan

O painel de instrumentos tem desenho moderno e conta opcionalmente com um útil computador de bordo, outra boa alteração em relação a versão anterior foi a mudança da posição dos botões de acionamento dos vidros elétricos, que saíram do painel central e foram fixados nas portas, ponto positivo para ergonomia.

O Renault Logan Expression 1.0 16V tem bastante força

Na última empresa em que trabalhei, diariamente nos serviços externos eu utilizava um Renault Logan Expression 1.0 16V completo e lembro-me que considerava o desempenho bem legal, levando em conta o tamanho do carro e a sua baixa relação peso/potência. É verdade que na maioria das vezes eu estava sozinho, fato que contribuía para um melhor rendimento. O que eu mais admirava nele, era que mesmo com o ar condicionado ligado, o motor não perdia muito sua força.

renault logan carro popular familiar

O motor 1.0 16V entrega potência máxima de 77 cavalos quando abastecido com etanol, e seu desempenho até que é razoável mas, em subidas principalmente se o veículo estiver carregado é necessário acelerar com determinação, caso contrário o motor morre. Resumindo: abusando um pouco mais do acelerador em aclives, o carro arranca sem maiores problemas.

Abaixo mais um pouco do Novo Renault Logan 2014.

Novo Renault Logan carro popular familiar

Quem acaba contribuindo para um melhor desempenho é sem dúvidas o bom câmbio manual de cinco marchas que com suas relações curtas fazem o carro andar com facilidade, pena que os engates não são precisos e muito menos macios, em congestionamentos o motorista cansa rapidamente, pois as trocas são mais pesadas do que se desejaria.

No consumo o carro também não decepciona e alcança boas médias:

  • Etanol: 7,3 km/l

  • Gasolina: 10,4 km/l

Bom né? Na estrada quando abastecido com gasolina o consumo é muito mais animador e crava os 16,6 km/l facilmente.

O conforto desse carro popular familiar é excelente

A suspensão merece elogios, ela é macia e não deixa os ocupantes sentirem as imperfeições do asfalto, considero a suspensão do Renault muito melhor do que as do Honda City e Chevrolet Sonic, por exemplo, que são carros bem mais caros, mas por conta de terem uma suspensão muito firme, fazem com que seus ocupantes sintam certo desconforto ao rodar em pisos irregulares. E não pensem que o fato da suspensão ser macia compromete a segurança, pelo contrário, mesmo abusando um pouco as curvas são feitas sem sustos.

Optar em comprar um usado é uma forma inteligente de economizar. Digamos que você adquira um Logan Avantage Hi-flex 1.0 16V completinho ano 2012 revisado em concessionária e com baixa quilometragem, por ele pagará em torno de R$ 23.900,00. Numa compra assim só vejo vantagens, visto que você economizará com emplacamento e impostos, evitará perder dinheiro com a desvalorização que todo carro 0 km sofre ao deixar a concessionária e ainda terá a vantagem de comprar um carro com garantia de fábrica. Lembrando que com R$ 23,9 mil você não compra nem um Ford Ka 0 km, que é um carro muito inferior ao Logan quando se pensa em espaço.

Se você não quiser um carro familiar popular com um propulsor de mil cilindradas, poderá optar por modelos equipados com os motores 1.6 de 8 e 16 válvulas, não esquecendo que existe uma versão mais requintada com alguns mimos como o sistema de viva voz para atendimento do telefone celular, item que não está disponível nas versões de entrada, para finalizar a versão top (Expression) conta com a opção de um câmbio automático de 4 marchas, igual ao que equipa o Sandero.

Como o modelo automático novo vende pouco, não é muito fácil achar um usado por aí, mas se essa for sua opção, sugiro que ao encontrá-lo não demore em fechar negócio, pois segundo um amigo meu que é vendedor numa concessionária Renault aqui de Curitiba, a versão automática usada vende muito bem e normalmente quando um entra no estoque, muitas vezes antes mesmo do término da lavagem e higienização o carro já está vendido. Fato esquisito né?

Conclusão:

O Logan 1.0 é uma boa compra por contar com bom custo-benefício. Além disso, ele preenche bem os requisitos para ser um bom carro familiar popular, pois tem bom espaço para os ocupantes e bagagens, que é o que se espera num carro familiar popular.

O Renault Logan usado tem um preço atraente e normalmente as versões são bem equipadas. Outro ponto positivo é que podemos comprar um modelo usado na versão atual pelo menos por enquanto, pois conforme meus informantes o modelo 2014 já está quase pronto para a comercialização e as primeiras unidades devem chegar às lojas até novembro de 2013.

Boa sorte e boa compra.

  • Me fale por favor se o logan é um bom carro e quais versões ele possui se 1.0,1.3ou 1.6 de modelos 2011 quais opcionais?