Carros usados, são bons?

Essa é a dúvida da maioria das pessoas quando pensam na compra ou troca de seu carro.

Carros usados ainda vale a pena?

Comprar um novo carro é mais difícil do que parece. Muitas expectativas são criadas e, normalmente, existem dúvidas sobre o modelo, preços, entre outras coisas. Mas afinal, qual a melhor opção? Carros usados ou zero km?

Os veículos zero km têm a vantagem de possuir garantia de fábrica; entretanto, seu preço costuma ser muito alto.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Seminovos ou carros usados, pelo seu preço mais baixo, têm atraído e ganhado cada vez mais destaque no mercado, mas, na hora de comprar é muito importante avaliar o estado de conservação.

Além disso, não compre por impulso.

O que avaliar na hora da compra de Carros usados?

Antes de fazer a compra é válido listar quais características necessárias o veículo deve possuir, e, de preferência, a disponibilidade financeira no momento. Com tantos modelos e ofertas, comprar um veículo usado acaba sendo mais fácil.

Difícil mesmo é saber avaliar se o veículo escolhido possui algumas “surpresas” escondidas.

Olhar o carro no sol, sob uma luz homogênea, é o ideal para encontrar imperfeições na pintura e carroceria.

Para a parte mecânica, esqueça os (que podem ser alterados), e concentre-se nos pedais – quanto mais desgastados, maior a rodagem do carro. Se o carro demorar para ligar, é mau sinal, algo deve estar errado com o motor.

Descontos e vantagens na hora da compra

Pelo mesmo preço total da compra de um carro novo, o mercado, hoje, oferece carros melhores e mais equipados. Isso ocorre porque, desde que o veículo deixa a concessionária e nos primeiros anos de uso ele perde parte significativa de seu valor (20%, taxa de depreciação segundo Instrução Normativa SRF nº 162/1998 – alterada posteriormente pela Instrução Normativa SRF nº 130/1999).

Leia também ...   Carros automáticos usados: será que podemos confiar?

Segundo Amos Lee Harris Júnior, diretor da Universidade Automotiva (Uniauto), “Quando percebem que com o valor que têm na mão só comprariam um carro pequeno, com poucos opcionais e que não atende às suas necessidades, eles procuram um usado mais equipado, pelo mesmo valor”.

Mostrando que, por mais que exista a possibilidade de ter o capital para adquirir um veículo novo, muitas vezes, é mais vantajoso comprar um seminovo com mais acessórios, gastando o mesmo.

 

É preciso tomar alguns cuidado na hora de comprar carros usados

Importante: Antes de sair em busca do seu carro, consulte a tabela Fipe para ter ideia do valor real antes de fechar negócio.

Carros usados são mesmo mais baratos?

Por mais óbvia que essa questão possa parecer, é necessária.

A maior desvantagem de comprar carros usados, sem dúvida, é sua manutenção. Ainda mais se o antigo dono não era cuidadoso.

Os seguros são outro fator de peso, sendo que são mais caros para carros seminovos, por, geralmente, precisarem de mais reparos que os zero km.

Para aqueles que, mesmo escolhendo carros usados, optam por um financiamento, existe outra barreira – o preço.

Os veículos usados têm o financiamento mais caro que os novos, possuindo taxas de juros bem maiores e, para completar, são mais difíceis de vender posteriormente.

Vale lembrar, que você pode ainda fazer um consórcio.

 Carros usados ou novos? O melhor carro é o que cabe no seu bolso

Carros usados ainda são bons negócios.

Pode até parecer clichê, mas é a mais pura verdade: independente de qual escolha fizer entre novos ou carros usados, todo carro tem seu custo mensal, ou, em alguns casos, até diário. É aconselhável que ocorra um planejamento financeiro para evitar futuros imprevistos.

Leia também ...   Novo Prisma: Motor 1.4 SPE/4 é suficiente para um bom desempenho?

Em qualquer aquisição, é fundamental que haja uma linha traçada entre necessidade e vaidade, verificando as características realmente indispensáveis.

Com consciência e muita pesquisa, com certeza, será encontrada a melhor opção e, como recompensa, a satisfação após a compra.

Conheça dicas para perder menos dinheiro na venda do seu próximo carro, clicando aqui.

Se você já se decidiu e pretende comprar carros usados, não deixe de ler nossas dicas para comprar um bom carro seminovo ou usado, clique aqui para ir para o artigo.

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.