Venda de carros usados: Comprar um carro zero KM pode ser o céu e o inferno. A partir do momento em que o veículo sai da loja, ele já não pode mais ser considerado novo e cai em desvalorização. Por conta disso, fica muito difícil a situação de quem tem planos futuros de revender o carro, uma vez que nunca vai reaver o dinheiro total investido no começo.

Venda de carros usados: aprenda perder menos dinheiro

Embora todos saibam que carros já não são investimentos, ninguém quer perder muita grana na venda de carros usados, especialmente se estivermos falando do nosso próprio carro.

Tem dúvidas entre o novo e o usado? Temos um artigo no blog que pode ser interessante para você, clique aqui para ler.

Venda de carros usados: outras formas onde podemos perder dinheiro

Porém, não conseguir de volta o total gasto na venda de carros usados não significa realmente uma perda de dinheiro, se comparada com muitas coisas que podem vir a acontecer: gastos com manutenção, acidentes, multas, entre outros.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Tudo isso pode ser contabilizado como gasto referente ao veículo, e que jamais será reavido, uma vez que não se pode repassar esses valores no momento da revenda do carro. Perder um pouco de dinheiro na negociação inicial sem ter passado por nada disso parece bem menos terrível agora, não é mesmo?

Sem falar que podemos perder muito dinheiro com juros em caso de financiamento, veja o que dissemos sobre esse tema em outro artigo no blog clicando aqui.

Leia também ...   Carros desvalorizados? Conheça 5 itens que desvalorizam seu carro na revenda

Ainda que algumas coisas sejam inevitáveis, bem como alguns gastos, existem coisas que você pode fazer e medidas que pode tomar para evitar gastar demais com um veículo com o qual você não pretende ficar, perdendo pouco dinheiro futuramente na hora de revendê-lo.

Venda de carros usados: Dicas para evitar perder dinheiro na hora de revender o seu usado

Quando pensar na venda de carros usados, lembre-se:

1-Não gaste mais do que 5% do valor total investido inicialmente no veículo com reparos e reformas. Mesmo porque, dependendo do que necessitar ser reparado, o conserto não compensa;

2-Se você pretende revender o carro e sabe disso já no ato da compra, não faça modificações no mesmo. Trocar peças originais e fazer alterações drásticas apenas desvaloriza o veículo mais ainda;

3-Evite pintar o carro com cores chamativas e, na hora da compra, prefira veículos pretos ou prata, já que são os de mais fácil revenda futura;

Venda de carros usaos: veja como perder menos dinheiro

Negociando em autorizadas

Venda o seu usado sem a preocupação de sofrer algum golpe

As revendas que acontecem nas autorizadas, geralmente tendem a diminuir mais ainda o valor de compra do carro. A porcentagem de desvalorização em lojas autorizadas fica em torno de 30%, se comparados os valores oferecidos e os que são estabelecidos pela tabela FIPE.

Ainda assim, se o seu veículo possui mais de três anos de fabricação, compensa revendê-lo em uma autorizada, uma vez que essa diferença de desvalorização cai de 30% para 15%.

Além disso, transações realizadas em lojas tendem sempre a ser mais seguras, uma vez que existe toda uma empresa apoiando a negociação, tornando mais fácil o registro de alguma ocorrência, caso seja necessário fazê-lo.

Leia também ...   Jac T6: Você quer mais por menos?

Venda de carros usados: Negociando com pessoa física

A venda de carros usados sem intermediários de lojas também é muito comum. Para quem pretende fazer a revenda dessa forma, uma boa opção de dar ao seu carro visibilidade é anunciá-lo online, em sites de classificados automotivos.

Venda de carros usados para particular

Fazendo isso, você amplia as suas possibilidades de venda, uma vez que qualquer pessoa, em qualquer localidade pode se interessar pelo seu carro e resolver comprá-lo. Com esta opção, você também tem mais variedade de ofertas, o que não acontece se você decide levar o seu carro a uma loja.

Mas você sabe como comprar um bom carro usado? Não? Então clique aqui.

É importante ter em mente, também, que, por mais que as opções sejam maiores nesses sites, pode demorar mais tempo para que a venda de carros usados seja concluída, o que muitas vezes pode não ser viável se você estiver precisando do dinheiro imediato, por exemplo.

Boa sorte e boa compra ou venda!

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.