Palio Dualogic: Saiba se vale a pena investir no automatizado ou manter-se no manual ainda é a melhor escolha.

Palio dualogic, trocas ásperas.

Escolher entre um carro manual e um automático tem se tornado algo cada vez mais frequente entre os brasileiros que decidem adquirir um carro.

Há algum tempo atrás, podia-se dizer que o manual ainda era uma preferência nacional.

Porém, hoje, com todas as tecnologias agregadas aos veículos, muitos optam por um câmbio automático ou automatizado,  ainda que seja um modelo mais caro, de forma a facilitar o ato de dirigir.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

É o que acontece com os amantes do Palio.

Mais especificamente, o câmbio Fiat presente no modelo Palio Dualogic.

Como dirigir um carro com câmbio automatizado?

O modelo recebeu uma atualização e possui o câmbio Dualogic plus, evolução bem vinda ao Palio Dualogic. Ela possui algumas diferenças e aparentes vantagens ao seu antecessor.

A incorporação do novo tipo de câmbio no Palio Dualogic foi tardia, mas agregou valor (e muito).

A transmissão manual automatizada da Fiat, antes dessa versão, já sofreu com muitas reclamações e problemas.

Muitas dos quais acabaram fazendo os consumidores repensarem sobre adquirir um veículo que possuísse a tecnologia.

Porém, na versão plus atualizada do câmbio, a grande maioria dos problemas parece ter sido sanada.

Foi um golpe duro para quem havia adquirido o modelo Palio Dualogic sem a atualização.

Porém, quem pensava em comprá-lo, agora tem uma razão a mais: a transmissão evoluiu e as trocas de marchas estão com trancos menores, o que gera muito mais conforto para o motorista.

Leia também ...   Novo Cobalt 2017: Economia e tecnologia para tentar te seduzir.

Além disso, outras novas funções foram acrescentadas à tecnologia do Palio Dualogic: uma delas é o fato de as manobras serem mais confortavelmente realizadas e seguras, uma vez que o sistema movimenta o veículo sem que seja necessário ativar o acelerador.

Quer um hatch automático? Conheça o Toyota Etios.

Palio Dualogic ou manual?

Porém, ainda que não existam reclamações consistentes sobre a nova atualização no Palio Dualogic, muitos problemas já ocorreram com a versão anterior do produto.

Palio Dualogic manopla de posições

Consumidores reclamam que, ao tirarem o pé do acelerador, o câmbio entendia que o carro estava em ponto-morto e era necessário desligá-lo para que voltasse ao normal.

Uma vez que essa situação se repetia, tornou-se perigoso utilizar o veículo, já que poderia acontecer de o carro estar em pleno movimento, num local onde não se pode parar e a falha acontecer, isso poderia causar um acidente.

Ainda que a reclamação não se refira à versão atualizada do Palio Dualogic, o que garante que o câmbio novo também não sofre de falhas parecidas?

Esta é uma das questões que levam muitos que queriam apostar no câmbio Dualogic, a optar por manterem-se fiéis ao câmbio manual.

Outra boa opção para aposentar o pé esquerdo? Sandero automático.

Apesar de ser “menos confortável” do que os novos câmbios automatizados, os riscos de defeitos e problemas nos mecanismos acontecerem é muito menor, já que, quanto mais sofisticada é a tecnologia, mais complexa ela se torna – o que torna complexo também o conserto, bem como mais sensível a quebras.

Além disso, o câmbio torna o modelo Palio Dualogic mais caro, o que também faz repensar sobre a necessidade de um carro que ofereça tal tecnologia.

Ainda assim, a escolha entre um carro com câmbio manual ou automatizado vai muito mais de escolhas pessoais do que de uma especificação determinante que defina qual dos dois vence a briga.

Leia também ...   Prius consumo: mais que 20 km/l, será possível?

Seu carro está funcionando perfeitamente? Você sabe como identificar problemas na embreagem?

Palio Dualogic, vale a pena?

Infelizmente não há uma resposta pronta.

Palio Dualogic boa compra?

Pesar os prós e contras, bem como os riscos e o preço, são boas maneiras de se chegar a uma escolha que melhor se encaixe no seu perfil de motorista.

Apesar de mais cômodo que um modelo manual, o Palio Dualogic mesmo com o câmbio atualizado, ainda apresenta trancos nas trocas de marchas.

Se você já está acostumado com o funcionamento de carros equipados com câmbio automático, certamente irá estranhar o comportamento dos automatizados.

Então, fazer um test-drive é a melhor opção antes de finalizar a compra.

Se você ainda não sabe a diferença entre os câmbios automatizados e automáticos, recomendo fortemente a leitura do post: Automático X Automatizado.

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.