Etios: foi o primeiro compacto da Toyota a venda no Brasil. Ele chegou aqui em 2012 e após várias alterações ao longo de sua vida, a montadora decidiu realizar novas modificações para manter o pequeno Etios atual.

Etios, pequeno notável

Seguindo na contramão dos concorrentes, a Toyota lançou a linha 2017 sem grandes alterações no seu visual.

As únicas diferenças, são no tamanho da antena que agora está menor, na luz de ré que antigamente era única, agora passou a estar presente nas duas lanternas e nas calotas e rodas que ganharam novos desenhos.

Se você está procurando um carro ágil, gostoso de dirigir e com mecânica simples e confiável, o Etios pode ser uma boa opção.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Então, continue lendo os próximos parágrafos para conhecer melhor o pequeno notável da Toyota.

Etios: Mudanças para continuar competitivo

O forte da linha Etios, sempre foi a mecânica. A boa notícia é que o que era bom, ficou ainda melhor, pois, motor e câmbio foram atualizados.

Outra importante mudança, é que todas as versões da linha 2017 ganharam novos itens de série.

O Etios, já vem de fábrica com Ar-condicionado, Direção elétrica e Pacote elétrico, desde a versão mais barata.

Na linha Etios, não existe carro pé de boi, você sempre encontrará carros bem equipados, claro que dependendo da versão ele pode ser ainda mais completo.

Por último, mas nem por isso menos importante, a Toyota presenteou o Etios com novos equipamentos internos.

Etios 2017 sem grandes mudanças visuais

Embora esperássemos um novo visual na linha 2017, a Toyota decidiu não fazer mudanças no exterior, mesmo sendo o fator mais criticado pelos consumidores.

Muitos consideram o Toyota Etios um carro feio, mas, se você dirigir, talvez leve em conta as qualidades e acabe deixando o fator beleza de lado.

Alguns proprietários que conheço, até conseguem ver beleza nas linhas quadradas do pequeno Toyota.

Como design e visual são critérios subjetivos, a Toyota resolveu melhorar o interior do veículo que realmente era muito deficiente.

Se compararmos o modelo 2012 com o 2014 já percebemos boa evolução. Mesmo assim, a linha 2017 ficou muito mais interessante.

No lançamento em 2012 o acabamento e os materiais utilizados eram muito ruins, decepcionando muito, principalmente a imprensa especializada.

Nós, consumidores muitas vezes nem somos tão críticos, mas, realmente os primeiros modelos contavam com acabamentos e materiais muito abaixo do esperado para um carro da marca.

Em janeiro desse ano, enquanto aguardava a revisão dos 20 mil km do Etios da minha irmã, fiz um teste drive no modelo sedan 1.5 automático 2017 e gostei das mudanças internas.

O destaque do interior é o novo painel, com tela de alta resolução e tecnologia TFT, que garante boa visualização independente da iluminação.

O novo painel de instrumentos é moderno e está disponível para todas as versões.

Ele é mais bonito que o antiquado analógico que equipava os modelos anteriores, agora ele é digital e conta com duas telas de 4.2 polegadas.

Etios painel antigo

Etios/Versões:

X, XS, XLS e Cross que é a top de linha com perfil aventureiro.

Você poderá encontrar duas opções de motor:

1.3 de 98 cavalos quando abastecido com etanol.
1.5 de 107 cavalos quando abastecido com etanol.

Agora, além do suave e preciso câmbio manual de 6 marchas, você também poderá optar pelo carro equipado com um câmbio automático de 4 velocidades.

Vale lembrar que o motor 1.3 é exclusivo da versão X.

Na versão sedan do Etios, o único motor disponível é o 1.5 flex de 16 válvulas com as opções de câmbio manual ou automático.

Evolução mecânica do Etios

Os motores e o câmbio do Etios 2017 ganharam melhorias. Eles deixaram de ser importados e são fabricados no interior de São Paulo, de onde também saem as caixas de câmbio manual e automática.

Etios, motor perdeu o tanquinho de partida a frio

Na linha 2016 o Etios contava apenas com o câmbio manual de 5 marchas.

Leia também ...   Como dirigir um carro com câmbio automatizado?

A grande novidade, é que na linha 2017 você poderá escolher entre o câmbio manual de 6 ou automático de 4 velocidades.

O câmbio manual de 5 marchas foi substituído por um de 6, a sexta marcha (overdrive) chega para priorizar o consumo de combustível, principalmente quando o Etios roda na estrada.

Etios com novo câmbio manual de 6 marchas

Quer saber a hora certa para trocar de marcha e economizar combustível?

Atendendo ao desejo dos consumidores, a Toyota disponibiliza como opcional, o câmbio automático para toda a linha.

Desde a versão mais barata e independente de motorização, você poderá encontrar um Etios automático.

A gama de motores 1.3 e 1.5 passaram por melhorias, agora eles contam com bicos que aquecem o etanol, dispensando o chato reservatório de partida a frio.

Eles contam com a tecnologia VVTI. Na prática, essa tecnologia comanda o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, proporcionando melhor desempenho e menor consumo de combustível.

Para reduzir o peso do motor, agora o cabeçote e o bloco são produzidos em alumínio.

Destaque para o valor de revenda do Etios

Vai vender seu carro? Sabe como repassar sem perder muito dinheiro?

Para fazer um teste, fui numa concessionária da Toyota simular a venda de um Etios XS hatch 2014 prata com revisões feitas na concessionaria. Lá me ofereceram por ele o valor da tabela Fipe.

Para minha surpresa, numa concessionária de outra marca, me ofereceram 90% do valor da tabela fipe. O avaliador me disse: “Etios não fica no pátio, vende muito fácil.”

Portanto, podemos considerá-lo um carro com boa liquidez no mercado de seminovos.

Sabe quais itens podem desvalorizar um carro?

Etios sedan

No segmento de sedan compactos zero km, o Etios vende bem, ficando atrás do GM Prisma e Hyundai HB 20S e o mesmo se repete no mercado de seminovos.

Etios sedan mais espaço para bagagem

Um dos motivos do sucesso do Etios sedan é o tamanho do seu porta-malas, com 562 litros de capacidade de carga, é um dos maiores da categoria. Já o hatch, conta com 270 litros, o que também não é ruim.

Etios, ótimo espaço para bagagem

Prefere um sedan 1.0? O VW voyage pode ser um ótimo candidato.

Dirigindo o Toyota Etios

Minha irmã é proprietária de um Etios 1.5 XS que ela comprou zero km em 2014. Sempre uso o veículo e acho fantástico o comportamento do carrinho.

Tem dúvida entre o zero km ou seminovo?

Ele tem bom torque e ganha velocidade rapidamente, considero ótimo para trechos urbanos, ele é bastante ágil no complicado trânsito das grandes cidades.

Além disso, ele é fácil de estacionar por conta do seu tamanho reduzido e a suave direção elétrica proporciona facilidade nas manobras e segurança nas rodovias.

Confortável e ágil, ele agrada e faz com que dirigir seja prazeroso.

O sedan 1.5 automático é gostoso de guiar, porém acho o desempenho apenas mediano.

Os motivos para a falta de ânimo do sedan em relação ao hatch são:

Maior peso do sedan;

Roubo de potência do conversor de torque do câmbio automático.

Além do maior peso e do roubo da potência do conversor de torque do câmbio automático, o torque do motor de 14,4 kgfm só está disponível aos 4000 rpm.

Na prática, é preciso subir muito o giro, para ter um desempenho razoável, o ruim é que isso acaba prejudicando o consumo.

Com as melhorias feitas nos propulsores, o 1.5 teve um ganho de 11% no torque e 11 cavalos na potência, mesmo assim, o desempenho do modelo equipado com câmbio automático,não é animador.

O novo Etios sedan 1.5 automático, demonstra apenas ter desempenho correto para o segmento.

O Toyota Etios, é econômico?

Sempre considerei o Etios um carro bastante econômico, e com o motor renovado, o consumo ficou ainda melhor.

Assim, ele ganhou nota A no programa do Inmetro, além disso, agora ele tem o selo do conpet que é o selo de eficiência energética.

Segundo os testes do Inmetro o Etios sedan alcança as seguintes marcas:

Cidade

Etanol: 8,4 km/l

Leia também ...   Up Tsi: nele potência e economia caminham lado a lado

Gasolina: 12,2 km/l

Estrada

Etanol: 10,4 km/l

Gasolina: 14,4 km/l

Etios, agora mais confortável

A Toyota se preocupou com os ruídos e instalou novas mantas acústicas, para diminuir o barulho do motor no habitáculo do veículo. Novas mantas foram instaladas nas caixas de rodas.

Também, a espessura dos vidros foi aumentada, tudo para diminuir o nível de ruídos, visando aumentar o conforto a bordo.

O Etios, ainda recebeu up grade na direção e suspensão, para deixá-lo ainda mais confortável.

Vale lembrar, que todas as versões estão equipadas com direção elétrica, equipamento que deixa a condução muito agradável.

A posição de dirigir é muito boa, infelizmente o volante conta apenas com o ajuste de altura. Nos modelos anteriores, o ajuste de altura do banco do motorista não estava disponível, mas, a Toyota resolveu esse problema.

Etios bom espaço interno

O espaço interno é bom e merece elogios.

Segurança

No novo Etios, se é que podemos chamá-lo assim, a Toyota colocou como equipamentos de série 3 itens que já deveriam ser obrigatórios em todos os carros produzidos no Brasil:

Isofix, encosto de cabeça e cinto de 3 pontos para o ocupante central do banco traseiro.

Quando compramos um carro, muitas vezes pensamos só nos itens de conforto e esquecemos dos de segurança, o que é errado.

Mas, no Etios já não precisamos desse tipo de preocupação, pois, agora ele sai de série com esses importantíssimos itens de segurança.

Câmbio automático

O Corolla na geração anterior usava um bom e confiável câmbio automático de 4 marchas. É ele que a Toyota está usando agora no Etios.

Claro que ele ganhou melhorias e alterações, para trabalhar em harmonia com os motores 1.3 e 1.5 do Etios.

O câmbio automático, está disponível opcionalmente para todas as versões da linha Etios, independente de motores.

Etios, com câmbio automatico

Sandero, boa opção com câmbio automático?

O câmbio pode ser antiquado pelo fato de possuir apenas 4 marchas, porém, seu funcionamento é infinitamente melhor do que os automatizados de única embreagem vendidos pela concorrência.

A grande vantagem do câmbio da Toyota é seu funcionamento, que entrega trocas suaves e bom funcionamento independente da situação enfrentada.

Você sabe qual diferença entre cambio automático e automatizado?

Faz falta um câmbio de 6 marchas?

Sim, seria ideal para que o carro ficasse mais econômico e menos ruidoso.

Entretanto, o câmbio que equipa o Etios é um autêntico câmbio automático com conversor de torque.

Quando comparado aos sofríveis câmbios robotizados disponibilizados no Brasil, não há dúvidas do seu melhor desempenho

Se você procura compactos com câmbios automáticos modernos, você pode optar pelo GM Onix e Hyundai HB20, que utilizam uma caixa automática de 6 marchas.

Se você usa muito o carro na cidade em grandes congestionamentos, prefira o Etios automático, certamente você não irá se arrepender.

Na compra de um Etios com câmbio automático, você ganhará como bônus, dois itens exclusivos da versão: controle de cruzeiro e descansa braço para o motorista.

Vai financiar por CDC? Saiba como não perder dinheiro.

Interior do Etios

No interior o design continua igual ao modelo lançado em 2012, mas, a qualidade dos materiais foi melhorada. Ao longo dos anos de produção, a Toyota vem realizado mudanças significativas na linha.

O destaque fica para o painel de instrumentos, que continua ao centro mas está muito moderno e bonito.

Etios, painel bonito e moderno

São duas telas, sendo uma fixa, onde fica o velocímetro, modo eco, medidor de volume de combustível do tanque, relógio e posição do câmbio.

A segunda tela é personalizável, você pode escolher qual função quer que ela apresente.

Na segunda tela, podemos visualizar o computador de bordo cheio de funções, seus comandos estão localizados logo abaixo do painel. Nas versões mais caras, os comandos do computador de bordo, também estão presentes no volante multifuncional.

Existe uma função muito interessante do computador de bordo:

Nela, informamos quantos litros foram abastecidos e o valor pago pelo combustível. Após rodar alguns quilômetros, você poderá visualizar quanto gastou em dinheiro para percorrer aquela distância.

Leia também ...   Carros automáticos usados: será que podemos confiar?

Por conta da posição, a visualização do painel antigo era difícil, mas, agora que o painel de instrumentos foi modificado, a posição central não atrapalha a leitura das funções.

A pegada do volante é boa, ele tem encaixe para o polegar o que representa conforto, e na versão top o revestimento é em couro.

Falando em versão mais a cara, ela vem equipada de fábrica com uma bela central multimídia com espelhamento de celulares feitas através de cabo.

Etios, bela central multimidia

Nas versões de entrada, você encontrará um rádio simples, mas, com conexões Bluetooth e USB.

Como nem tudo é perfeito, o Etios não conta com câmera de ré e nem sensor de estacionamento.

Seu ar-condicionado é manual e tem comandos convencionais, mas, está disponível desde as versões mais baratas.

Etios ar condicionado manual

Os bancos são largos e confortáveis, não são estreitos como em outros carros da mesma categoria.

A textura do plástico empregado no painel é bonita e agradável ao toque.

Abrindo o porta-luvas encontramos bom espaço, porém, ele não tem divisórias e o acabamento interno é em plástico bastante simples.

Nas versões mais caras, encontramos no painel vários detalhes em preto brilhante e detalhes cromados em todas as saídas de ar, que conferem sofisticação ao modelo.

A abertura do porta-malas e do tanque de combustível, podem ser feitas internamente, através de alavancas que estão localizadas no assoalho ao lado esquerdo do banco do motorista.

Ao lado esquerdo do volante, encontramos um esquisito botão para abertura do capô, ele me lembra muito os acionadores dos antigos afogadores em carros carburados.

Na linha 2017, a partir dos modelos intermediários, a chave conta com comandos de abertura e fechamento das portas a distância. Entretanto, não é do tipo canivete, o que é uma pena, pois, a maioria dos consumidores brasileiros gosta desse tipo de chave.

Os painéis de porta, são produzidos com 3 tipos de textura plástica e um detalhe em tecido tipo aveludado.

Como parte do corte de custos, infelizmente a função automática dos vidros elétricos, está disponível apenas para o motorista, isso até mesmo na versão mais cara do Etios.

Contudo, as maçanetas internas são cromadas em todas as versões.

A versão de entrada é mais pobre, não tem nem rádio, mas, também não deixa de ser interessante.

Já, os tecidos dos bancos da linha 2017, tem novas padronagens e na versão top de linha eles são revestidos em couro.

Na versão topo de linha, rodas de liga leve aro 15, repetidores de seta nos retrovisores e faróis de neblina, completam os equipamentos.

Finalmente

O Toyota Etios, continua sendo uma compra racional, seus pontos fortes estão intimamente ligados a mecânica, a confiabilidade da marca e ao bom número de equipamentos. Além disso, seu valor de revenda é muito bom.

Vale a pena comprar um carro usado?

Se você puder gastar mais, opte pelos modelos a partir da linha 2017 onde encontrará novos equipamentos, motores e câmbios e um interior mais caprichado, aliado a um belo painel de instrumentos.

Etios, linhas quadradas

O interior mudou bastante mas ainda tem alguns pontos que deveriam ser melhorados. O Etios, tanto na versão hatch quanto na sedan, não contam com banco traseiro bipartido, ajuste de altura do cinto de segurança e ajuste de profundidade do volante.

No visual externo, o compacto japonês também fica devendo um ar mais moderno.

Se você quer um carro econômico e gostoso de usar no dia a dia, o Etios pode ser uma bela compra.

Agora se você se importa mais com visual, melhor procurar outro modelo.

Não esqueça da importância de comprar um carro bem conservado e de preferência com as revisões em dia, pois, por melhor que seja a mecânica de um carro, se as manutenções preventivas não forem feitas dentro do cronograma definido pelo fabricante, certamente em algum momento ele te deixará a pé.

Gosta do Peugeot 208? Será que vale a pena?

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.