Novo Ford Ka: lembram daquele subcompacto da Ford que muitos odiavam lançado nos anos 90, mais precisamente em 1997 como modelo 1998? Esqueça dele e do seu modelo reestilizado. Pois, o novo Ford Ka felizmente é novo.

Novo Ford Ka frente bonita

Já falamos sobre o modelo antigo, você poder ler o artigo clicando aqui.

Novo Ford Ka: Completamente novo?

Para nossa felicidade do modelo antigo quase nada ficou, ele mudou completamente, inclusive sua mecânica foi alterada.

Agora o novo Ford Ka traz bastante tecnologia, muitas delas inéditas em compactos brasileiros, um ótimo exemplo são os controles de tração e estabilidade, sem contar o assistente de partida em rampa.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Outra novidade é que em caso de acionamento de air bags ou corte de combustível, se seu carro (Novo Ford Ka) estiver conectado ao seu celular, ele mesmo ligará para o SAMU e passará a sua localização.

Equipamentos que só eram encontrados em carros de níveis superiores não é mesmo?

O Novo Ford Ka, foi desenvolvido aqui e utiliza a plataforma do New Fiesta, lembra que acima mencionei que do antigo quase nada ficou? Pois é, na verdade sobrou apenas o nome.

As linhas seguem a tendência atual da Ford, mas sinceramente acho a frente bem mais bonita que a traseira, vocês podem discordar mas é só uma questão de preferência.

Novo ford ka: traseira não é tão bonita quanto a dianteira

Internamente

Falamos em tecnologia e mudanças externas, mas internamente também a mudança foi completa.

Novo Ford ka, interior bonito e bem acabado

Lembra do interior apertado do antigo Ka? Esqueça pois o novo Ford Ka acomoda melhor os 3 ocupantes do banco traseiro, no seu projeto foi pensado até nos passageiros mais altos.

Infelizmente em questão de segurança o novo Ford Ka decepciona, pois ainda faltam o terceiro apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para o passageiro central.

Leia também ...   Corolla 2015: Belo, confiável e bom no mercado de seminovos.

Esses equipamentos de segurança não estão disponíveis nem na versão top de linha do modelo, isso falando do modelo de lançado em 2015.

Sorte de quem pode optar por modelos mais novos, que já saem de fábrica com esses importantes itens de segurança.

Em relação a espaço, o porta-malas é menor quando comparamos com a versão anterior. Mas, quem gosta de um bagageiro mais amplo, poderá optar pela versão sedan, batizado de Ka+.

Novo Ford Ka: para quem precisa de mais capacidade de carga

Novo Ford Ka: equipamentos

O acabamento melhorou muito quando lembramos da versão anterior. E o melhor, desde a versão mais barata do Novo Ford Ka já é bem equipada.

Ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, rádio com comando viva voz, são de série no modelo mais simples.

No cofre do motor

Abrindo o capô vemos que apesar de ser o carro mais barato da linha, a Ford poderia ter caprichado um pouco mais no acabamento colocando uma capa para esconder as fiações que incomodam ao olhar.

Já que mencionamos o motor, não posso deixar de dizer que ele é moderno. Trata-se de um motor tricilíndrico de 12 válvulas que gera 85 cavalos no etanol e quase 11 kg de torque.

Silencioso e com bom torque em baixas rotações o valente motor leva o novo Ford Ka sem grandes dificuldades.

Porém, o novo Ford Ka anda melhor quando está abastecido com o combustível de cana, senti a diferença nas retomadas, pois ele desenvolve muito melhor.

Tive a oportunidade de dirigir o carro abastecido com ambos combustíveis e sim, percebe-se diferença.

Falando em experiência ao dirigir, posso resumir a minha como impressionante.

Logo ao sair com o carro senti que o motor com 3 cilindros é bastante elástico e o desempenho é muito satisfatório, ainda mais quando lembramos que estamos tratando de um motor de 1000 cilindradas.

Leia também ...   Up Tsi: nele potência e economia caminham lado a lado

Nas retomadas vai bem, o motor apesar de silencioso é um pouco áspero e vibra um pouco mais do que gostaríamos.

Aliás, essa vibração não é problema e sim uma particularidade de motores com 3 cilindros. Mas fiquem tranquilos, tudo é questão de se acostumar com o funcionamento.

Com o Novo Ford Ka diga adeus ao tanquinho

Não posso esquecer de falar com você que mora numa região mais fria e prefere abastecer com álcool.

Sabe aquele tanquinho de partida a frio que só lembramos de completar com gasolina quando o carro não funciona numa manhã fria?

Pode ficar feliz, com o novo Ford Ka, você não passará mais por isso, visto que ele conta com um sistema batizado pela Ford como Easy-Start, que dispensa a injeção de gasolina para fazer o motor funcionar nos dias mais frios.

Sabem qual foi minha maior surpresa?

Saber que o Novo Ford Ka com motor 1.0 não deve nada para o equipado com motor 1.5, pelo menos nos trechos urbanos.

Dirigi por 2 dias com um Novo Ford Ka 1.5 e não percebi grande diferença em relação ao modelo com equipado com motor 1.0. Apesar do motor 1.5 ter mais toque (14,9 kgfm) o desempenho do ka com motor maior não é tão melhor que o entregue pelo 1.0.

O que me fez pensar, vale a pena pagar a mais pela versão mais forte?

Se você usa o carro mais na cidade do que em estradas, sinceramente não vejo vantagens.

Voltando ao irmão de menor cilindrada

A direção elétrica é muito leve e deixa a condução muito agradável.

Os bancos são confortáveis e os retrovisores têm bom tamanho o que proporciona maior segurança nas mudanças de faixa no trânsito das grandes cidades.

Leia também ...   Como dirigir um carro com câmbio automatizado?

Não posso deixar de salientar também que o câmbio de 5 marchas é uma delícia, tem engates suaves e precisos.

Mas será que o Novo Ford Ka é econômico?

Novo Ford ka bonito e econômico

Além de todos esses benefícios o novo Ford Ka ainda é econômico, segundo o Inmetro quando abastecido com gasolina ele percorre 10,4 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, nada mal não é mesmo?

Confortável ao rodar, estável em curvas, freios eficientes e direção bem calibrada são apenas alguns dos itens do novo Ford Ka que certamente irão lhe agradar e farão você querer levar o pequeno Ford para sua garagem.

Mas, como nem tudo é perfeito, nos primeiros modelos o acionamento elétrico dos retrovisores externos não eram oferecidos nem como opcional.

Ná época quem comprou novo, poderia optar pela instalação na concessionária. Particularmente acho isso um absurdo.

Infelizmente ainda não é possível descansar o pé esquerdo

Para os que gostam da comodidade do câmbio automático, a notícia não é muito boa.

Até agora Ford ainda não se mostrou interessada em equipar seu compacto com um câmbio automático ou automatizado, o que é uma pena, visto que seus concorrentes Fiat Mobi e VW Up já dispõe desse equipamento.

Novo Ford Ka, sem previsão da chegada do câmbio automatizado Powershift

Certamente a Ford tem medo de canibalizar as vendas do Fiesta equipando o pequeno Novo Ford Ka com o câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem que equipa o irmão maior, o Ford Fiesta.

Em resumo, se você está querendo comprar um seminovo 1.0 com bom desempenho e visual moderninho não deixe de testar o Novo Ford Ka, provavelmente você também irá se surpreender positivamente e perceberá que ele é muito mais que apenas um rostinho bonito.

Pense também: Nissan March.

Boa sorte e boa compra!

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.