Corolla 2015: A briga entre os sedans médios vai muito além do mercado de veículos 0 km.
No mercado de seminovos, eles também são muito disputados e uns são merecem destaque por serem considerados melhores compras. Vale a pena, escolher com cuidado!
Se você está pensando em comprar um sedan médio seminovo, deve levar em consideração o Corolla 2015.
Ficou curioso?
Então, continue lendo até o final, para conhecer melhor o Toyota que conquista os consumidores tanto no mercado de novos como de seminovos e até mesmo de usados.
Motivos para o Corolla 2015 continuar sendo muito bem-conceituado no mercado de seminovos não faltam.
Carros ruins de mercado, saiba mais.
Segundo a Toyota, desde que foi lançado em 1966, o Corolla já vendeu mais de 40 milhões de unidades no mundo, isso mesmo 40 milhões!
A fama de pouca manutenção e confiabilidade, faz com que o Corolla 2015, seja um veículo muito querido no mercado de usados.
Só quem não gosta desse tipo de carro, são os mecânicos.
Brincadeiras a parte, o Corolla 2015 é realmente um carro muito robusto e de baixíssima manutenção, motivo que chama a atenção dos consumidores.
Afinal, quem não quer um usado com fama de inquebrável?
Verdade seja dita, essa fama não é exclusiva do Corolla 2015, mas também de outros japoneses vendidos por aqui, como por exemplo os fabricados pela Honda.
Gosta do Honda City? Veja o que dissemos!
O Corolla 2015 é a 11ª geração e no final do ano de 2014, chegou como modelo 2015 renovado para manter as boas vendas.
Com a nova plataforma, ficou maior que a versão anterior e ganhou ar mais jovial, sem perder a sobriedade que convém a um sedan desse porte.
Ele chegou com vários detalhes que caíram no gosto de nós brasileiros.
Mudou completamente seu design.
Internamente a mudança também foi radical.
Está em dúvida entre carro 0 km ou seminovo?
Corolla 2015: Interior
Lembro que quando fui fazer o teste drive na época do lançamento do Corolla 2015, uma das minhas decepções foi o desenho do painel, julguei ele muito antiquado, não casando com o restante do veículo.
O que dizer daquele relógio inspirado nos anos 80, que a Toyota insistiu em manter no Corolla 2015?
Pode até ser tradição, mas no mínimo é antiquado para um veículo atual.
No dia que eu fiz o test-drive, após rodar alguns quilômetros com o carro, eu disse que daria até pra esquecer o painel, diante de tantas qualidades do Corolla 2015, e mantenho essa posição.
Com 10 cm a mais na distância entre eixos, ele permite que 5 adultos se acomodem muito melhor do que na antiga versão.
O porta-malas tem capacidade para armazenar apenas 470 litros, é bom, mas, poderia ser maior, levando em conta que existem sedans compactos com maiores capacidades no bagageiro, um exemplo disso é o novo Cobalt.
Com novo painel, novos bancos, novos painéis de porta, forração dos bancos e acabamento em duas cores, ele passa a impressão de requinte, que é o que esperamos de um sedan dessa faixa de preço.
Ainda acho que apesar de tudo isso, o visual interno destoa do externo, pois, o interior ainda é muito conservador.
Dificilmente um jovem se interessaria por um Corolla 2015, na verdade o público-alvo deve ser mesmo de homens e mulheres com mais maduros.
Particularmente, acho o Corolla 2015 um carro incrível, mas, não posso negar que ele tem jeito de carro de tiozão.
Claro que questão de gosto não se discute, porém, é só observar os proprietários e provavelmente você me dará razão em relação ao público alvo.
Equipamentos do Corolla 2015
O Corolla 2015 trás mimos muito interessantes, tais como: o sistema multimídia que presenteia os proprietários com excelente câmera de ré, gps integrado e até TV digital.
Falando em TV, é bom lembrar que por questões de segurança, ela só pode ser utilizada se o freio de estacionamento estiver acionado.
O sistema é completo, contudo, não é muito intuitivo. Com essa dificuldade para utilizar até que se acostume com seu funcionamento, isso pode ser ruim, pois, pode tirar a atenção do motorista quando precisar utilizar alguma função.
Corolla 2015: Segurança
Em segurança o Corolla 2015 segue uma cartilha mais completa, com cinto de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes.
A versão XEI (intermediária) do Corolla 2015, vem com airbags dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista.
Como nem tudo é perfeito, infelizmente ele não traz controles de estabilidade e tração, deficiências que foram resolvidas na versão 2017, antes tarde do que nunca!
Um carro dessa categoria e preço, deveria obrigatoriamente possuir esses importantes itens de segurança, desde as versões mais antigas.
Assim como deveria trazer de fábrica, sensores de estacionamento, de chuva e farol com acendimento automático.
Entretanto, não espere encontrar esses equipamentos na versão XEI do Corolla 2015.
Dirigindo
Na mecânica, restou o antigo motor do antigo Corolla, que é um propulsor 2.0 capaz de gerar 143 cavalos e 19,4 kgfm de torque com gasolina. Quando abastecido com o combustível derivado de cana, ele apresenta números melhores: 154 cavalos e 20,3 kgfm de torque.
Parece pouca diferença, mas, quando abastecido com etanol o Corolla 2015, fica mais esperto para andar.
Andando em rodovias ou mesmo na cidade o Corolla 2015 é muito bom.
O que ajuda muito nesse quesito é o câmbio do tipo CVT, que simula troca de marchas e o deixou bem mais esperto e gostoso de guiar.
As 7 marchas virtuais são muito interessantes, elas fazem com que a transmissão fique esperta em quaisquer condições, deixando a condução muito prazerosa.
A transmissão conta ainda com o modo sport, que permite trocas automáticas ou sequenciais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante.
Agrada as pessoas que gostam de um rodar mais tranquilo ou junto com os freios eficientes e a direção precisa, satisfaz também quem gosta de uma tocada mais esportiva.
Realmente no modo sport o carro fica sem dúvidas mais agradável de dirigir.
Carros usado automáticos: Podemos confiar?
Falando nisso, a suspensão mais firme garante boa estabilidade, mas, prejudica um pouco o conforto quando rodamos com o Corolla 2015 em pisos irregulares.
Qual é o consumo do Corolla 2015?
No consumo, não é nenhum exagerado, levando-se em conta a categoria do veículo.
As médias num trecho misto de cidade/estradas são as seguintes:
Álcool: 5.7 km/l
Gasolina: 8,0 km/l
Quer um Toyota mais econômico? Confira o consumo do Prius!
Finalmente
Pesando os prós e contras, o Corolla 2015 mantém os mesmos predicados que lhe deram fama no mercado brasileiro.
Mas, assim como a Honda, a Toyota cobra muito caro pela marca e pelo conceito.
Porém, a solidez do mercado representa pouca desvalorização na hora da revenda.
Carros desvalorizados? Saiba quais itens que contribuem para isso.
Se você está a procura de um sedan médio, bonito e confiável com fama de inquebrável e bom de mercado, o Corolla 2015 parece preencher seus requisitos.
Contudo, aconselho fortemente você fazer um teste com o Corolla 2015, para saber se ele merece ter uma vaga na sua garagem.
Bom lembrar que apesar da sua robustez, se faz necessário comprar um modelo em ótimo estado, para que ele não acabe lhe oferecendo surpresas desagradáveis.
Você sabe qual é a importância do test-drive?
Após achar um modelo em perfeito estado de conservação, vale a regra para todos os outros modelos: Siga o plano de manutenção preventiva.
Após, desfrute do conforto e prazer que o Corolla 2015 pode oferecer e viva feliz.
Quer um Toyota compacto? Conheça o Etios.
Deixe um comentário