Fiat Uno: Com os valores dos combustíveis subindo cada vez mais, quem não quer ter um carro econômico para usar no dia a dia?

Está pensando em economizar também?

O Fiat Uno, pode ser uma boa opção para ser o seu carro do dia a dia, e, assim você poderá deixar o seu carro com motorização maior e mais beberrão, para passeios nos finais de semana.

Ainda que você não tenha outro carro, e queira economia, o Fiat Uno poderá atender muito bem suas necessidades dependendo do seu perfil.

Fiat Uno: nova frentePara quem quer economizar e não precisa de muito espaço, a solução para economia de combustível é ter um carro pequeno que consuma pouco.

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

E, o novo Fiat Uno 1.0 2017 com motor Firefly de 3 cilindros pode atender muito bem suas necessidades.

Carros usados: será que vale a pena comprar um?

Desde o lançamento do modelo 2017, quando li algumas reportagens sobre o pequeno Fiat, eu já sabia que o Fiat Uno seria muito econômico, porém, após eu ter a experiência de dirigir, o consumo acabou me surpreendendo.

Eu dirigi o carro abastecido com etanol, e, depois de muitos quilômetros rodados achei que o marcador de combustível estava estragado, pois, ele demorou muito para baixar.

Me certifiquei olhando no computador de bordo, que marcava grande autonomia para aquela quantidade de etanol que havia no tanque.

Se você acha o Fiat Uno caro, que tal um Palio Way?

Fiat Uno, econômico?

O fato é que num trecho misto de cidade e rodovias, com etanol no tanque, ele alcançou uma média de 13,2 km/l e de 18,5 km/l com gasolina.

Leia também ...   Palio Way: Visual aventureiro, porém, excelente para uso urbano.

Você sabe a hora certa para trocar de marchas economizando combustível?

Certamente um dos carros mais econômicos vendidos no Brasil.

Conhece o consumo do Prius? 

Novo motor do Fiat Uno

O novo motor é realmente novo e moderno. Com ele, ficamos tranquilos e podemos nos dar ao luxo de esquecer de abastecer o reservatório de gasolina para partida a frio.

Aliás, devemos esquecer, pois, ele tem tecnologia para não precisar desse artifício para dar a partida em dias frios, quando abastecido com álcool.

Fiat Uno: motor firefly

O motor do Fiat Uno, possui apenas 12 válvulas, variador de fases e corrente para acionar o comando de válvulas único. Características que além de uma construção e manutenção mais simples, permite fornecer mais torque em baixas rotações.

Para completar e também justificar o maior preço em relação ao seu irmão menor, o Fiat Uno recebeu direção elétrica, ar-condicionado e pneus verdes desde a versão de entrada.

O legal disso é que com essas novidades o desempenho também foi melhorado.

Nem tanto pela potência, já que em relação ao motor antigo, o Fiat Uno com propulsor Firefly perdeu 1 cavalo com gasolina e só entrega 2 a mais com etanol.

Quer um Fiat automatizado? Palio dualogic.

Como dirigir um carro automatizado?

Potência do Fiat Uno:

Gasolina: 72 cv e 10,4 kgfm de torque

Etanol: 77 cv e 10,9 kgfm de torque

Apesar da perda de potência na gasolina em relação ao modelo anterior, o Fiat Uno com novo motor, ganhou 1 kg de torque com ambos os combustíveis, e a força máxima aparece com 600 rpm a menos.

Ou seja, tem mais torque em baixa, permitindo acelerações e retomadas mais rápidas.

Traduzindo, já que o Fiat Uno com nova motorização está mais rápido, você sentirá mais segurança dirigindo.

A boa notícia é que a pequena vibração do motor tricilíndrico, não chega a incomodar.

Leia também ...   Venda de carros usados: veja como repassar o seu usado sem perder muito dinheiro

O bom câmbio manual de 5 marchas, teve as relações alongadas, mas, mesmo assim, por conta do torque maior, diminuiu a necessidade de reduções para manter a velocidade em certas condições de condução.

Mesmo não valendo a pena abastecer com Etanol por conta dos preços atuais, se eu tivesse um Fiat Uno, só usaria álcool, pois, usando o combustível derivado da cana de acúcar, o desempenho do pequeno Fiat, melhora significativamente.

Fiat Uno: Bom desempenho?

O desempenho do Fiat Uno é bom para andar na cidade, porém, nas rodovias quando carregado em subidas e ar-condicionado acionado, ele sente e reclama como qualquer modelo equipado com motor 1.0 aspirado. Mas, em relação ao modelo anterior, ele é muito melhor.

Já pensou em ter um Toyota Etios? Veja o que dissemos sobre ele!

Mudanças

Na linha 2017, o Fiat Uno ganhou pequenas mudanças na dianteira, o capô, grades e parachoques ganharam novos desenhos.

Já na traseira, as lanternas ganharam novo desenho interno, enquanto na lateral, nada foi alterado.

Fiat Uno: lateral sem modificações

No interior apenas o quadro de instrumentos foi redesenhado, ele ganhou uma tela digital no centro, onde é possível visualizar várias funções.

Nas versões mais caras, o volante possui multifunções.

Confortável?

O acabamento tem materiais de boa qualidade e os arremates são bem-feitos.

Nada de muito capricho, luxo e conforto, mas é condizente com a proposta de um carro “barato” como é considerado o Fiat Uno.

Falando em conforto, ele tem lugar para 5 ocupantes, mas, no banco traseiro somente duas pessoas se acomodam com algum conforto.

No porta-malas, a capacidade segundo a Fiat é de 280 litros, então, o bagageiro do Fiat Uno está dentro da média dos seus concorrentes.

Segurança

O Fiat Uno recebeu melhorias muito bem-vindas na questão de segurança: cintos de 3 pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, além dos importantes controles de estabilidade e tração, e auxiliar de partidas em rampas.

Leia também ...   Ford Focus: seminovo com grandes qualidades e recheado de equipamentos

Só que na versão mais barata, esses itens são opcionais.

Outro destaque é a função city, que quando ativada, deixa a direção elétrica ainda mais leve. Ótimo para fazer manobras.

Fiat Uno: função city para diminuir o esforço nas manobras.

Com boa altura em relação ao solo, o Fiat Uno convive bem com lombadas e buracos nas cidades.

Em curvas mais fechadas, porém, é preciso se acostumar com uma inclinação maior da carroceria. Quer um conselho? Melhor não arriscar!

Finalmente

O Fiat Uno 2017 evoluiu onde precisava, ou seja, na mecânica.

Fiat Uno: na traseira apenas a lanterna ganhou novos desenhos internos

Se fosse para eu dar uma nota para o consumo, daria 10.

E o desempenho também foi melhorado, o que o deixou mais atraente.

Agora, após fazer o teste drive, se você ainda assim achar que o Fiat Uno não atende suas expectativas em relação ao desempenho, procure pelo modelo 1.3 que anda melhor, só que claro que ele custa mais.

E, no mercado de usados ainda é difícil encontrar modelos com motor 1.3 disponíveis para a venda.

Precisando de um carro baratinho para ser o seu segundo ou terceiro carro? Então, leia o artigo sobre meu Uno 1.3, ano 1989.

Em resumo, se você não se importa com luxo e requinte, e não abre mão da economia, antes de comprar qualquer outro modelo, dirija o Fiat Uno e confira você mesmo o consumo.

Se gostar e não souber avaliar, chame um profissional que possa lhe orientar, antes de fechar o negócio.

Não esqueça: o estado de conservação é muito importante!

Após, é só cuidar das manutenções e rodar sem grandes preocupações com o consumo do seu novo carro.

Quer comprar um Ford Ka 2015? Aconselho fortemente ler esse artigo antes de decidir.

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.