Palio Way: o modelo assim como o Palio Fire e Mille pertenciam ao segmento de entrada da Fiat.

Hoje ele ainda pode ser uma boa opção para ser o seu carro de uso diário, ou mesmo, para ser aquele veículo a mais que você precisa ter como reserva na sua garagem.

Gosta do visual do Palio Way?

Então, continue lendo e descubra se ele atende todas suas necessidades.

Palio Way com visual aventureiro

GUIA RÁPIDO: Como Comprar Seu Carro

A Surpreendente Verdade Que Nunca Contaram a Você Sobre o Mercado de Carros

​Preencha seus dados para receber o LINK do guia em PDF.

Eu sempre gostei de possuir um carro menor para usar no dia a dia e deixar os outros para utilizar somente aos finais de semana.

Mas, isso é coisa para  que é apaixonado por carros. Alguns, gostam tanto de um modelo específico que preferem deixá-lo guardado e colocar outro veículo no trabalho.

O importante é que independente da sua necessidade, o pequeno Fiat 1.0 pode ser uma boa opção para seu dia a dia.

Quer um palio dualogic?

Palio Way, aventureiro?

O Palio Way, nada mais é que uma versão com visual aventureiro do Palio 1.0 Fire.

A versão Way, foi um grande sucesso de vendas, tanto no Uno quanto no Palio, por ter um visual diferenciado e por oferecer mais conforto que seus irmãos.

A versão Palio Way, foi lançada em maio de 2014 e ainda com bastante procura podemos encontrar modelos muito bem conservados no mercado de revenda de seminovos.

Será que vale a pena comprar um carro usado?

Visual externo e modificações

Em relação a versão Fire, o modelo apresenta pequenas mudanças: as estéticas e a suspensão ligeiramente mais elevada. Além disso, o Palio Way era disponibilizado apenas na versão de quatro portas.

Apesar disso, ele não deixou de lado a proposta popular. Felizmente na época atual o seu valor é bastante acessível.

Os adereços estéticos, dão um ar aventureiro ao Palio Way, com destaque nas molduras em plástico preto nos paralamas, retrovisores pintados de cinza, adesivo em preto fosco nas colunas centrais das portas e na lateral o adesivo destacando a inscrição: Way.

Leia também ...   Novo Ford Ka 2015, muito mais que um rostinho bonito.

Na dianteira, temos a grade com detalhes cromados e black piano, protetores pretos embaixo dos parachoques dianteiros e traseiros, para finalizar faróis bi parábolas com mascara negra.

A linha Palio passou por diversas reestilizações e por up grades mecânicos, mas, basicamente o Palio Way é o mesmo bom e velho Palio que chegou aqui no Brasil nos anos 90.

Em 2014 ele ganhou duplo airbag e freios abs, que passaram a ser obrigatórios por lei.

Também, o Palio Way possui relógio e medidor do nível de combustível digital.

Seguro para carros, quer dicas?

Mudanças internas do Palio Way

Por dentro, as diferenças em relação ao Palio Fire são o painel de instrumentos e o bordado com a palavra Way, nos bancos dianteiros.

Palio Way bancos bordados com o nome da versão

No geral, o acabamento simples é o mesmo que encontramos no Palio comum. Infelizmente a versão aventureira não oferece computador de bordo, assim como na Fire.

No painel, o econômetro dá lugar a um bonito conta-giros.

Palio Way, no painel o econômetro dá lugar ao conta giros

E qual benefício você terá ao levar um Palio Way para sua garagem?

A grande vantagem do Palio Way em relação a versão comum, são as novas molas e amortecedores que deixaram o Fiat 1,5 cm mais alto.

Isso é muito importante quando pensamos nas nossas ruas e rodovias, pois, com um suspensão mais elevada, o Palio enfrenta com mais tranquilidade os buracos encontrados no caminho.

As rodas de aço de 14 polegadas com calotas eram de série e tinham como opção as de liga leve.

Equipamentos

Quando você for comprar o seu, procure por modelos completos, existiam muitas configurações e logicamente as que eram as mais caras, eram menos vendidas, pois, o preço dele completo brigava com carros com melhor motorização.

Vai vender o seu veículo, antes de comprar no Palio Way? Saiba como repassar o seu usado sem perder muito dinheiro lendo nosso artigo: Venda de carros usados.

Palio Way, frente com detalhes diferentes em relação ao Palio Fire

Na atualidade, os modelos mais equipados, não apresentam grandes diferenças de preço quando comparados aos modelos mais básicos. Contudo, como foram poucos vendidos, atualmente eles são difíceis de encontrar no mercado de usados.

Mas é melhor optar pelo completinho para que ele lhe proporcione mais conforto.

Leia também ...   C3: Quer saber se o hatch compacto premium da Citroen é econômico?

Existiam versões com rádio USB e indicadores de porta abertas, bancos altos traseiros, faróis de neblina e rodas de liga leve.

São modelos mais difíceis de encontrar, mas vale a pena procurar.

O Palio Way é confortável?

Infelizmente nenhuma das versões oferecidas naquela época, dispunham de ajuste de altura dos bancos e do volante, nem mesmo como opcional.

Porém, se você tiver uma estatura mediana, você se sentirá a vontade para dirigir o Palio Way, apenas os mais baixinhos ou mais altos sentirão falta desses importantes equipamentos.

Como tratamos de um modelo de entrada, outros mimos, tais como a abertura interna do porta-malas e do bocal do tanque de combustível, também não eram oferecidos. Assim como, o ajuste dos espelhos retrovisores é manual.

Mas, no geral ele é confortável para até 4 pessoas, o ocupante central do banco traseiro, viajará bastante apertado.

Deseja cair na estrada com o Palio Way?

Como qualquer carro 1.0 aspirado, ele se comporta melhor quando você o utiliza na cidade.

Entretanto, mesmo assim, já dirigi um Palio Way num trecho de estrada de 1000 km e ele encarou esse trabalho facilmente.

Ousado, ele encara as curvas com facilidade, desde que não sejam muito acentuadas, mas, claro, que não convém abusar, afinal ele foi projetado para uso urbano.

A suspensão é confortável e absorve muito bem as imperfeições dos nossos péssimos asfaltos.

Porém, isso tem um ponto negativo, por ser muito macia ela causa certo desconforto quando você entra em curvas mais acentuadas em velocidades mais altas.

Desempenho

Nas subidas e ultrapassagens é preciso reduzir as marchas para que ele ganhe fôlego.

Para um melhor desempenho, basta manter o giro sempre alto, como qualquer 1.0 aspirado dessa época.

Nessas horas não se pode pensar em economia de combustível. E você sabe a hora certa para trocar de marchas economizando combustível?

O motor do Palio Way é o conhecido 1.0 Fire, que rende até 75 cavalos quando abastecido com etanol e gera 9.9 kgfm de torque.

Vale lembrar, que o tanquinho de partida a frio deve estar abastecido com gasolina, para que ele funcione em dias mais frios se estiver com álcool no tanque principal.

Leia também ...   Siena 1.0 Receita simples: Mecânica confiável, porta malas generoso e preço acessível.

Deseja um compacto japonês com bom preço e desenho ainda moderno? O March 1.0 pode lhe agradar!

É econômico?

Quanto ao consumo, o Palio Way, quando novo, tinha classificação A no programa do Inmetro.

As médias quando abastecido com o combustível derivado da cana, eram as seguintes:

9 km/l na cidade
13 km/l na estrada

Nada mal, não é mesmo?

O câmbio de 5 marchas, tem boa pegada e os engates são macios, mas o curso da alavanca para as trocas é longo, contudo, não é desconfortável.

Quer um carro verdadeiro econômico? Veja o que dissemos do consumo do Toyota Prius.

O porta-malas tem acabamento simples e conta com apenas 290 litros de capacidade, provando sua vocação para o uso urbano.

Palio Way, traseira com belas linhas

Quer mais espaço sem abrir mão do consumo? Já pensou num Fiat Siena 1.0?

Um ponto que o Palio Way merece elogios é o seu isolamento acústico, mesmo na estrada a 120 km/h de velocidade é possível conversar e ouvir sua música predileta com tranquilidade.

Finalmente

Se você está em busca de um carro para uso urbano e eventuais viagens, o Palio Way pode ser uma boa opção.

Para uso urbano, ele se sai muito bem, sua direção é leve e de quebra ainda o pequeno Fiat é econômico.

Já na estrada é preciso redobrar a atenção nas ultrapassagens e curvas.

Palio Way, adesivos laterais

Ótimo automóvel para ser o seu segundo ou terceiro carro ou ainda para aqueles que dispensam luxo e desempenho e precisam de um carro prático para o dia a dia.

Quero relembrar que na hora de comprar um carro usado,  o estado de conservação deve ser levado a sério!

Encontrar carros populares usados em ótimo estado, é mais difícil que achar um modelo caro e importado do mesmo ano, por exemplo.

Entretanto, você deve ter paciência. Pois, assim é bem provável que você ache o seu Palio Way na versão mais completa e de quebra ainda em ótimo estado de conservação.

Ford ka 2015, já pensou em ter?

Leia Também


Ronaldo Mendes
Ronaldo Mendes

“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.